Conchiglioni de Ricota, Passas e Nozes

Confesso que das duas vezes anteriores que fiz Conchiglione (essa massa em formato de concha) fiquei um tanto quanto decepcionada. Acontece que a massa tem um formato maravilhoso, mas quando você amontoa todas elas no refratário e cobre de molho, elas perdem todo o charme.

Dessa vez eu resolvi encarar o desafio de não deixar as “conchas” com cara de lasanha, e mais, fazer uma receita light, já que estou firme e forte no propósito de não afundar o Navio em que vou viajar no mês de dezembro.

 

Fiz um recheio básico: Amassei uma ricota (prefiro as mais cremosas), somei 3 colheres de creme de leite light, 2 colheres de parmesão ralado, um punhado de passas brancas, um punhado de passas negras, nozes em pedaços miúdos, algumas folhinhas de mini-manjericão, sal, pimenta branca e noz-moscada.Cozinhei a massa em água e sal, conforme manda o fabricante. Escorri, passei rapidamente por água fria e recheei.

Em uma assadeira antiaderente espalhei um pouco de azeite, arrumei os conchiglionis (sem molho) e levei ao forno para gratinar o parmesão – detalhe: usei parmesão light que não tem muito gosto e não gratina nem com reza braba! Assim que consegui um mínimo de douradinho, que mais parecia batata palha, tirei a assadeira do forno e despejei com muito cuidado um tanto de água fervente (coisa de 1 cm da assadeira) e voltei ao forno para a massa chegar ao ponto e não ficar durinha). Não é que deu certo?
Para finalizar, fiz um um molho de tomates vermelhos e manjericão batido com um tiquinho de creme de leite light porque eu queria molho rose.

Segredo: depois da foto taquei molho em cima, porque bom mesmo é conchiglioni com cara de lasanha!!!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes