Esfiha Aberta

Desde ontem fiquei “de molho” com uma dor de cabeça do cão! Mas hoje já estava boa o suficiente para ficar com “faniquito” de fazer esfiha. Essa receita é de massa é maravilhosa (para esfiha ou outro salgado assado). Bora p/ receita:

Massa:
1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 kg de farinha de trigo aproximadamente

Recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
400gr de carne moída
1/2 cebola picadinha
1 tomate grande picadinho
1 colher (sopa) de suco de limão
salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo para untar as assadeiras

 

Modo de Preparo:

Massa:
Bata no liquidificador o fermento, açúcar, sal, óleo e água (esse fermento é uma maravilha, pode tacar no liquidificador sem medo). Ponha em uma vasilha e adicione a farinha de trigo, aos poucos, misturando e amassando até obter uma massa lisa, macia e homogênea.
Faça bolinhas do tamanho de uma noz, e deixe descansar sobre uma superfície enfarinhada e coberta com pano úmido até dobrar de volume, mais ou menos, 20 minutos. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio:
Leve ao fogo a carne com o óleo e mexa até a carne ficar rosada (não totalmente cozida). Tire do fogo e escorra o líquido que ficou na panela (a minha ficou sem líquido). Disponha a carne em uma vasilha, adicione o restante dos ingredientes e misture até ficar homogêneo. O recheio está pronto para ser usado (eu adiciono uma pitadinha de canela). Montagem:
Pré-aqueça o forno em temperatura máxima, unte uma assadeira com óleo (precisei de duas). Se quiser a esfiha aberta, abra as bolinhas com as pontas dos dedos, centralize um punhado de carne e leve ao forno até as bordas começarem a dourar. Se quiser fechadinha, pincele gema de ovo antes de levar ao forno.

Rendeu 25 esfihas abertas.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes