Risotto de Funghi e Bacon

Esse não é um risotto dos mais tradicionais porque eu não queria me empanturrar de manteiga e também porque usei arroz comum (os mais adequados são o arbóreo ou carnaroli). Mesmo assim, minha amiga, foi uma das coisas mais saborosas que comi nos últimos tempos!

Rende 4 porções daquelas de restaurante “chiquê” ou 2 porções daquelas que a gente come em casa, manja? Se joga na receita:

  • 2 xícaras de arroz pronto
  • 40g de funghi secchi
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 1 pires (raso) de bacon bem magro picadinho
  • 3 colheres de parmesão ralado
  • 3 colheres de creme de leite (substitui por creme de ricota)
  • ½ cebola picadinha
  • 1 envelope de caldo de carne em pó (ou para as mais prendadas 200ml de caldo caseiro).
  • 1 colher de manteiga

Lave bem os cogumelos em água corrente. Ferva 200 ml de água e junte aos cogumelos limpos para hidratá-los (deixe de molho por 15 minutos).
Escorra-os e corte em tiras finas, mas reserve 1 xícara da água da hidratação do funghi e nela dissolva o caldo de carne.

Aqueça a manteiga e adicione o bacon, na seqüência junte a cebola picadinha. Acrescente o funghi, refogue uns minutinhos e some o vinho branco. Assim que o vinho evaporar acrescente metade da água do funghi com o caldo de carne e deixe reduzir pela metade, acrescente o arroz pronto e deixe com a panela destampada até secar quase toda a água. Vá acrescentando a água que sobrou de acordo com a necessidade e com o seu gosto para ficar mais ou menos úmido.Tempere (se achar necessário) da sua maneira, adicionei apenas pimenta branca e um pouquinho de noz-moscada. Quando achar que está no ponto, acrescente o creme de leite e o parmesão.
Decore com salsinha e parmesão ralado.

Esse cara aí é o funghi hidratando na água:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

11 Comentários

  1. parece maravilhoso…
    Jinhos fofos

  2. Marly disse:

    Oi, Tatiana,
    Nem sei como cheguei aqui, mas já gostei! Eu fiz risoto, duas vezes nesses últimos dias, e estou para postar a minha receitinha. O seu tá do jeito que eu gosto, menos calórico!
    🙂

  3. Tânia Saj disse:

    Não importa nem a qualidade do arroz, eu amo fungui com qualquer coisa…..seu prato tá com uma aparência divina!!
    Bjs

  4. Dani disse:

    De risoto eu entendo pouco..rsrs..Adoooooro risoto, mas o único q eu conheço é um q vende na pamonharia de arroz misturado com milho, aí vem um creme de milho (tipo um caldo de milho em volta) e uma salada de alface com tomate..NOssa, comia direeeeeeto!! Mas dpois q peguei diabetes nunca mais né? Ô saudade…rsrs

    Esse seu aí ficou com uma cara ótima!

    Beijo!!

  5. Luciana disse:

    Que beleza está esse risoto, comeria bem feliz agorinha mesmo.
    Bjos, Lú.

  6. Iliane disse:

    teu rissoto tá lindo..amo rissoto de funghi!bjus

  7. Fla disse:

    Menina, teu risoto tá de babar hein.
    Funghi é algo que eu comeria todo dia na boa.
    Tá guardada a sua receita aqui para providenciar em casa.
    Beijão,
    Fla

  8. Abelha Maia disse:

    Pois eu gostei e muito desta versão,
    Impecável.
    bjss

  9. Tati ficou maravilhoso seu risoto menina! Se tá detonado geral na cozinha! Adoro passar aqui! Bjinho!

  10. Viviane disse:

    Olá Tatiana

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Panelaterapia será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Deixe uma resposta