Prime Rib Suíno

Prime Rib, é um corte especial de carne, retirada do lombo central, incluindo a costela e o noix e caracterizado por ter esse “ossinho”. Eu já conhecia o prime rib bovino que geralmente é extraído do gado da raça Angus, que segundo entendedores e carnívoros possui uma carne de qualidade superior. Eis que numa visita ao açougue vi lindos Prime Ribs de porquinho pedindo para serem levados para minha cozinha! Além de serem bem mais baratos que os bovinos são MUITO saborosos.

Temperei no dia anterior com lemon pepper (pimenta do reino com casca de limão e outras especiarias), suco de limão, molho de soja (shoyu), mostarda, colorífico e sal.

Coloquei óleo o suficiente para cobrir o fundo de uma panela grande, “selei” a carne por 4 minutos de um lado e virei, neste momento adicionei 1 cebola picada grosseiramente e deixei os 4 minutos para selar do outro lado. Retirei a carne e reservei. Esse processo evita que a carne perca muitos líquidos  e fique seca quando assada.

Triturei com o mixer o molho de cebolas que ficou na panela. Levei ao freezer para condensar a gordura, que retirei e joguei fora. Coloquei o molho já sem gordura no microondas para voltar a ficar líquido.

Em um refratário untado com um pouquinho de óleo coloquei os prime ribs e cobri com o molho de cebolas. Levei ao forno pré-aquecido em temperatura média  por 30 minutos coberto com papel alumínio. Retirei o papel e deixei mais uns minutinhos no forno para secar toda a água.

Vou dizer “procês” que gostam de um porquinho que é espetacular!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.