Receita de Pavê de Chocolate com Damasco

Fiz esse pavê para levar no reveillon na casa da sogra. Parece difícil por ter várias etapas, mas é facim, facim! Vem comigo!Primeiro você derrete 250g de chocolate (usei metade ao leite e metade meio amargo). Junta uma caixinha (daquelas menores) de creme de leite, 1 colher de sopa de de mel, 1colher de café de essência de rum e mistura bem.

Na sequêcia fatie um chocotone com espessura de 2 dedos (cada fatia) e forra um fundo de refratário. Faça uma misturinha de 1/2 copo de leite, 2 colheres de sopa de licor (usei amarula) e gotinhas de essência de rum e umedeça de maneira uniforme as fatias. Cubra com a ganache de chocolate.

Em cima do chocolate eu coloquei uma camada de geléia de damasco que dei a receita aqui. Você pode substituir por geléia pronta de sua preferência, morango ou outra fruta em pedaços também fica bom.

Por cima da geleia uma generosa camada de chantily. Para fazer o chantily (vamos lembrar que nem todos que frequentam o blog têm intimidade com as panelas) você pode comprar o creme de leite fresco e bater na batedeira, tem ainda aqueles em pó ou de caixinha (que foi o que eu usei). Bati na batedeira e adicionei 2 colheres de sopa de açúcar.

Por cima  do chantily coloquei um praliné de castanha de caju. Praliné originalmente era um crocante feito de amêndoas e açúcar (me corrijam se eu estiver errada), depois popularizou-se e hoje faz-se praliné de qualquer coisa. Para não ofender aos puristas vamos chamar de “crocante”.

Para fazer o crocante é só derreter 1/2 xícara de açúcar com 2 colheres de sopa de água. Coloca a panela no fogo e deixa virar caramelo. Assim que derreter e ficar dourado, some as castanhas picadas de sua preferência.

Espalhe a mistura sobre  papel manteiga formando uma camada fina. Aguarde esfriar e quebre do tamanho que desejar (fica uma delícia para cobrir bolos, usar no sorvete, etc.
O praliné foi para cima do chantily para finalizar. Ficou incrível! O “croc-croc” fez toda diferença!

Dica: Sempre que for bater chantily coloque o bowl e as pás da batedeira na geladeira por 1 hora, isso evita a troca de calor e mantém o chantily firme por mais tempo depois de pronto. Os chantilys de caixinha aguenta bem fora da geladeira e podem ser congelados prontos.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes