in , , ,

Floresta Nacional de Ipanema

Porque nem só de panelas vive essa pessoa!
Como eu comentei rapidamente esses dias, no domingo fomos levar para passear algumas crianças que fazem parte do projeto social que foi desenvolvido pelo meu marido. Fomos na Floresta Nacional de Ipanema!
É incrível saber que existe um lugar tão próximo que remonta à época do descobrimento, e mais surpreendente é saber que nenhum livro cita esta importante localização que foi o berço da siderurgia no país.

Situada entre Sorocaba, Iperó e Araçoiaba da Serra, existe uma fazenda histórica da época do império. Nesse local surgiu a primeira forjaria de metais, produzindo-se armas e peças diversas utilizadas pelo exército e cavalaria imperial. Seu nome era “Real Fábrica de Ferro Ipanema”, hoje conhecida como “Fazenda Ipanema”. Nela foi construída a primeira represa artificial do Brasil e a primeira ponte em forma de Arco, que foi trazida da Europa.

Mas muito antes, por volta de 1600 Affonso Sardinha realizou no local a primeira tentativa de fundição de ferro do Brasil através de fornos que ainda hoje podem ser vistos por lá.
O local é incrível, uma verdadeira viagem ao tempo! São tantas ruínas, casas e monumentos importantes que eu precisaria escrever um livro para descrever tudo.

Lá também situa-se o morro do Ipanema. O complexo é o maior ecossistema de Mata Atlântica existente hoje no país.
A área é protegida pelo IBAMA e só está aberta para visitação de grupos com agendamento. Eles estão restaurando algumas coisas e em breve abrirá novamente ao público.

Por ser a fotógrafa do grupo eu não estou nas fotos, só o meu pézitcho deu o ar da graça no momento abençoado de pausa para se refrescar nas cachoeiras. Na trilha tinha de tudo: aranha, pegadinhas de onça…só coisa meiga! Mas quer saber, vale muito à pena!!!
O que se pode fazer lá?

– Trilhas na mata (com o guia local);
– Passeio pela parte histórica (com o guia local);
– Alugar quiosques com pia e churrasqueira;
– Utilizar a lanchonete.

A entrada custa 8 reais por pessoa com direito à trilha e passeio histórico. Eu queria colocar mais informações aqui, mas infelizmente nem site o local possui. Uma pena!

Contatos:
Fone: (15) 3266-9099
E-mail: [email protected]

Como Chegar?
1 – Saída 99 B da Rodovia Castelo Branco, seguindo-se em direção a Sorocaba e pegando a estrada para Iperó, na rotatória da Cruz de Ferro.
2 – Km 112,5 da Raposo Tavares, via Araçoiabinha.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comments

Mentalize uma Pessoa Cansada…

Ricota Caseira