Ricota Caseira

Só não garanto que qualquer criança é capaz de fazer porque se brincar com fogo faz pipi na cama né? Mas que é a coisa mais fácil do mundo, isso é! Não estamos falando aqui da Ricota original que tem sua técnica particular de preparo, mas um queijinho “tipo” ricota que tb é delicioso e muito simples de preparar.


Usaremos apenas:
1 litro de leite de caixinha (usei semidesnatado);
½ pote de iogurte natural integral;
2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Ferva o leite em fogo baixo mexendo para não grudar na panela.
Após levantar fervura desligue o fogo e acrescente o iogurte natural. Misture bem e vá pingando o vinagre aos poucos e mexendo e até perceber que o soro se separou da parte sólida do leite.

Deixe descansar por 5 minutos na panela e em seguida coe usando uma peneira. Utilize uma colher para ir pressionando e ajudando a drenar. Deixe escorrer todo o líquido e descarte-o (ou utilize em bolos ou pães). Quando sobrar uma massa sequinha na peneira, prontinho. Ricota!

Se você quiser a ricota simples é só salgar e levar à geladeira.

Para temperar e fazer queijinhos mais metidos saborosos eu levo a massa básica para gelar e depois de fresquinha eu tempero e coloco num potinho que tenha o formato que eu quero. A minha eu temperei com sal, pimenta, açafrão (por isso ela está amarelinha), gergelim preto e azeite de pimenta e cardamomo (Borges).

Em uma delas coloquei azeite e orégano por cima (foto1 do post) e na outra coloquei apenas azeite e gergelim preto (foto 2 do post). Ela desenforma facilmente!

Agora vamos às sugestões para temperar:
1. Açafrão, azeite, sal, cheiro verde e sementes de papoula;
2. Azeite, sal , pimenta do reino e orégano;
3. Tomilho, manjericão, salsinha, azeite e sal;
4. Pimenta calabresa desidratada, azeite e sal.
5. Alho frito, azeite e sal.
6. Somente azeite e sal.

 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes