limao

Mudas de Limão Siciliano

Vocês estão lembrados de um post antigo onde eu disse que estava fazendo experiências com o plantio do limão siciliano? Então, olha meus meninos aí:

É muito simples fazer as mudinhas: Retire algumas sementes do limão (precisam estar inteirinhas), lave, seque com papel toalha e deixe em local seco e arejado por 2 semanas (esqueça delas).

Depois das 2 semanas coloque a semente sobre a terra e cubra com uma fina camada, menos de 1cm. Regue diariamente e mantenha em local bem iluminado, de preferência que pegue sol. Após uns 25 dias (sim, demora muito) elas começam a germinar! Quando atingirem 3cm de altura é só passar para um vasinho ou saquinho para mudas. Eu plantei alguns em fundos de garrafa plástica. Elas podem ficar nesse local até atingirem cerca de 30cm, depois disso tem ir para o local definitivo (solo ou vaso grande). Todas as sementes que eu separei germinaram! Só resta saber se vão se desenvolver bem no nosso clima, pois esse tipo de limão se adapta melhor à temperaturas mais baixas.  De vez em quando eu darei notícias dos meus bebês-limões!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

32 Comentários

  1. para fazer mudas rápidas e de boa qualidade ,coloque as sementes em um copo com água por dois dias .depois retire as sementes e retire suas cascas com cuidado .depois de retirar as cascas pegue um vazo com terra acrescente as sementes coloque terra só para cobrir ,molhe e em poucos dias terra suas mudas crescendo rapidamente .eu fiz mudas rápidos só não sei se vai dar frutos por não ser enxertadas .boa sorte !!!!

  2. mariane disse:

    Show de bola Tati! Valeu pela dica! Vamos fazer (já começamos!) aqui em casa!!!!!!!

  3. Maycon Lima disse:

    Olá, esses limões se adaptam à climas do sul do Brasil como os de Gramado, Curitiba… Desejam ver o meu blog. Tatiana desejo fazer uma parceria com o seu site, o que acha? o meu blog é http://www.littleshiretea.blogspot.com.br

  4. mario jr disse:

    Olá pessoal, tenho uma pequena muda de mais ou menos 30cm, mas desde que comecei a ler as postagens desse blog começo a ter dúvidas se aquela mudinha vai gerar algum fruto. Moro em João Pessoa e o local em que ela está plantada é bem arejado e ensolarado, embora o terreno seja muito arenoso (próximo à praia).
    Vou acompanhar as postagens para ver no que vai dar.

  5. Anônimo disse:

    Anônima Eu plantei sementes que eu trouxe da Itália. O pé já está com uns 3 mts de altura, mas fino, e agora as folhas estão amarelando e caindo, e nas pontas nem sinal de broto, o que será que aconteceu? resp. para Muda Italiana, aqui mesmo. Maringá, Pr. 2 de dezembro de 2011 00:10

  6. Anônimo disse:

    Oi Gente ganhei um limão e vou tentr fazer as mudinhas, alguém sabe me dizer com quantos anos vou colher os filhotes risos.

  7. narciso menezes disse:

    Também consegui fazer umas mudinhas do limão siciliano, da seguinte maneira: coloquei as sementes, assim q tirei do limão, em cima de uma grossa camada de algodão molhado (com água), dentro de uma vasilha plástica (dessas de margarina mesmo), e fiquei renovando a água todo dia, até que depois de uns 20 dias elas germinaram. Acho q a germinação no algodão molhado é mais rápida. Agora o próximo passo vai ser passar elas pra um vasinho com terra e prosseguir.

  8. Anônimo disse:

    AQUI EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, TENHO UM AMIGO QUE TEM 2 PÉS DE LIMÃO SICILIANO EM PLENA PRODUÇÃO, QUE CARREGAM ABSURDO E NÃO SÃO ENXERTADOS

    • Eu fico muito feliz em saber disto, pois eu tenho um pé com quase 3mtrs de altura e com três anos de idades e fruto de sementes de uma fruta enorme com sementes gigantes escolhido em um mercado .Muito obrigado por me dar esperanças!!!!

  9. Anônimo disse:

    eu comprei uma muda do siciliano enchertado. esta indo bem até agora

  10. Anônimo disse:

    Pessoal. Há cerca de 3 anos fiz a experiência também realizada pela Tatiana. Acompanhei passo a passo a germinação da semente, o crescimento da planta, o replantiio, mas até agora nenhuma floração. São 4 pés do limão com alturas que variam de 1 a 2,5 m, sendo uma delas plantada no litoral do Paraná e as demais em Curitiba, que tem um clima predominantemente frio. Alguém sabe o que pode estar ocorrendo?
    Agradeço retorno. Meu e-mail é nilson.faria@gmail.com

  11. NOTÍCIAS do LIMÃO: doei as mudas. Quando as fiz eu morava no apartamento e achei que deixaria um quintal maior na minha casa, mas não sobrou muito espaço, então dei para 2 amigas. A última vez que vi elas cresceram bem. Estavam com cerca de 50cm.
    Não sei se vão produzir porque não tenho conhecimento técnico nenhum. Mas se virar uma arvorezinha já fico feliz!

  12. Roque Samudio disse:

    Interessante seria saber se essas mudinhas já estão produzindo e em caso afirmativo, quanto tempo do transplante ao início da produção, porque muitas vezes, na maioria dos casos as sementes germinam mas podem não produzir….

  13. gustavo disse:

    e a i pessoal, gostei do post sobre o limao siciliano, queria somente dar uma dica, depois do pé crescido atingindo 40 cm, deve ser feito uma muda de enxerto, só assim ira produzir o fruto, é facil, exitem muitos videos no youtube que ensinam a fazer o enxerto a cavalo como se chama…
    abraço!!

  14. Kaká Magrela disse:

    Oi conheci seu blog atraves da Dani .. ja fiz algumas receitas tuas nossa maravilhosas … só de ver ta vontade … queria fazer uma hortinha pra mim , mas nao tenho nem noção de como começar … será que vc pode me dar umas dicas … meu email é kaalves9@yahoo.com.br … bjus

  15. Ana Paula disse:

    Oi, Tatiana…sabe, eu creio que vais ter que fazer uma enxertia, quando os pezinhos de limões alcançarem uns 30 cm, isso porque senão eles não vão produzir. para isso, têm-se usado até mesmo a árvore do limão bergamota ( ou cravo).Boa sorte!
    Ana Paula.

  16. Franklin disse:

    Caros Amigos(as)

    Tb plantei, já tenho um pé com 1 metro e 5 com 40 cm. No pé maior, tb está dando umas manchas meia prateadas nas folhas e ocasiona uma paralisia nas mesma, elas mucham um pouco. Alguem sabo oque se trata???

    meu email é fcp_u2@hotmail.com

    grato…

    Frank

  17. paulo disse:

    Eu comprei um limão siciliano retirei as sementes, lavei, sequei com papel toalha e plantei. Em uma semana nasceram oito mudas e na semana que vem irei colocá-las em vasos separados. TOdos se espantaram com a rapidez do nascimento.

  18. angela disse:

    este limão é muito delicado, boa sorte, amei as mudinhas! bjs

  19. Também estou com duas mudas em casa, estão um pouco maiores que a sua, e estou cuidando, vamos ver se vinga. Logo mais vou leva-los para um terreno fora de SP mais geladinho.

  20. cherrycake disse:

    nossa…faz um ano que digo que quero ter um pé de limão siciliano em casa…..e olha que tenho espaço…o problema é q eu odeio meter a mão na terra…calma não pense mal de mim…explico!!! Tenho verdadeira agonia de sentir as mãos sujas…sofro só de imaginar..entao plantar esta associado a isto! fazer o que? cada um com seus problemas nao e mesmo???rsrsrsr
    Mas me animei mt com tua experiência…quem sabe um dia!! beijo Ale

  21. Luciana B. disse:

    Ai Tati, vou fazer também!! Agora preciso achar mais limões sicilianos aqui por Rib. Preto :-) No momento, estou criando meu próprio fermento… será que dou conta de tanto filho? :-)

  22. Fabiana disse:

    Tati, que legal! Vou testar também na minha hortinha! Bjs!

  23. Tati, ótima dica! Vou tentar aqui em casa!

  24. Teresa Newman disse:

    que legal Tati, gosto de plantinhas em casa, agora estou morando em apto fico mais limitada.

  25. Laura Lucia disse:

    Acho maravilhosa esta sua capacidade de testar as coisas. Parabéns pelas mudas!
    Bjs

  26. tatiane disse:

    Também plantei sementinhas desses limões, cresceu rápido, deu até uma florzinha! Linda a flor, mas aí – história triste – deu alguma doença na planta, que comeu as folhas, hoje só tem o galhinho. Espero que seus bebês cresçam com saúde, porque eu não tenho mão boa pra planta.
    bjs

  27. Dani Etoile disse:

    Tati, só vc mesmo, que paciência, amiga!
    Parabéns pelos babies-limões!
    bj
    Dani

  28. Tati, amei a dica e o resultado concreto das experiências! Você me animou muito a tentar fazer uma na minha casa nova também. Como já disse estamos na mesma fase, me mudo para uma nova casa e uma nova vida daqui há 3 meses e terei uma varanda que quero lotar de plantinhas produtivas, ervas, frutas e tudo o mais. Agora o limão siciliano entrou pra lista com a sua ajuda.
    Obrigada!
    Bjinhos

Deixe uma resposta