Porco Picante com Purê de Mandioquinha

Nem acredito que consegui voltar e fazer um almoço de “gente”! Eu precisava utilizar as lindas mandioquinhas (batata baroa) que estavam na geladeira e um pedaço de filé mignon suíno. A combinação ficou maravilhosa!

Para o purê basta cozinhar as mandioquinhas (usei 6 pequenas) em água fervente até ficarem macias. Escorra, passe pelo espremedor de batatas ou amasse. Acrescente uma colher cheia de manteiga, sal e 150 ml de leite. Leve novamente ao fogo até aquecer e engrossar (2 minutinhos). Tá ligada que os purês não podem ferver né? Eles perdem o ponto ideal.

Para a carne picante usei tirinhas de filé mignon suíno previamente temperadas (aí cada um faz do seu jeito) refogadas em uma mistura de manteiga e óleo de gergelim (pode ser óleo comum). Quando a carne estava quase dourada, acrescentei 2 dentes de alho e 1 colher de café de gengibre picados (usei em conserva).

Misturei até a carne ficar dourada. Em seguida polvilhei 1 colher de sobremesa de farinha de trigo sobre a carne, 1/4 de xícara de molho de soja (Shoyu) e a mesma quantidade de água. Deixei ferver até virar um molho grosso. Se achar necessário coloque mais água.

Para acompanhar fiz uma saladinha de baby agrião temperada com azeite de casquinha de limão Borges, um tiquinho de balsâmico, mostarda, sal e pimenta. Sempre acrescento um pouco de água para não ficar muito forte.
Para a montagem basta colocar a carne sobre uma “cama” de purê de mandioquinha e salpicar lindamente um pinhadinho de gergelim (poderia ser cebolinha verde).Eu gosto de comer bem viu!

 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes