Mini Quiche Integral de Abobrinha

Eu ando numa “vibe” totalmente abobrinha lovers. Tempos atrás eu queria comer mandioquinha (batata baroa) todo dia! É normal eu ter umas fases dessas, depois passa. Uma das coisas mais gostosas que já fiz com abobrinha foram essas quiches. Para quem não curte, a abobrinha pode ser substituída por qualquer outro vegetal ok?

Para a massa:
1 ovo;
2 xícaras de farinha (usei 1 normal e 1 integral);
70 gr de manteiga picada tirada da geladeira 15 minutos antes;
Sal (o quanto você achar que basta);
Água até dar ponto.

Coloque a farinha em um recipiente, junte o ovo, o sal e a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa. Vá adicionando água às colheradas até que a massa chegue no ponto de desgrudar das mãos e vire uma bola. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saquinho limpo e deixe na geladeira por 15 minutos.
Abra a massa, cubra as forminhas ou uma forma única maior e faça alguns furinhos com um garfo para que ela não estufe ao assar.
Essa receita é para uma quiche média, como eu fiz em forminhas pequenas usei metade da massa e deixei o restante embrulhadinho na geladeira (quando for usar a massa que fica na geladeira por mais de 6 horas é preciso deixar 30 minutos em temperatura ambiente antes de abrir ok?).

Recheio (para uma quiche média):
2 abobrinhas;
2 dentes de alho picados;
1 xícara de queijo prato (ou outro queijo macio);
2 colheres de sopa de parmesão ralado;
1/2 caixinha de creme de leite (100ml);
2 ovos;
Sal e pimenta (à gosto).

Rale a abobrinha com a casca na parte grossa do ralador. Vá ralando no sentido do comprimento e girando-a, como se fosse uma espiga de milho que você estivesse debulhando. Despreze o miolo, onde tem as sementes, porque é muito mole (use em outra receita).
Refogue o alho no azeite, junte a abobrinha, tempere com sal e pimenta. Mantenha em fogo baixo até que ela amoleça. Deixe esfriar.
Bata os ovos, some o creme de leite e os queijos. Acrescente a abobrinha refogada.
Recheie as tortinhas e leve ao forno pré-aquecido em 200º até dourar a superfície.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes