Gratinado de Batatas com Calabresa e Brócolis


Quando vou viajar e ficar fora pelo menos uma semana não gosto de deixar alimentos na geladeira. Então uns 15 dias antes eu suspendo todas as compras para dar conta de consumir ao máximo tudo que tem “estocado”. E foi assim que surgiu esse prato na véspera da ida à Buenos Aires. Umas batatas perdidas, 1/4 de maço de brócolis (do miudinho) e 1 gomo de calabresa e pimba! Gratinado!


Cozinhei as batatas em água fervente com sal, escorri e forrei um refratário levemente untado com azeite. Refoguei a calabresa com cebola e cobri as batatas. Depois foi a vez dos brócolis. Aferventei (usei a água da fervura da batata mesmo) por 6 minutos, escorri, refoguei com azeite e alho e juntei aos outros ingredientes.

Misturei 1/2 embalagem de creme de ricota, um pouco de leite para ficar mais leve, temperei com sal, pimenta branca e uma pitada de noz-moscada, levei ao fogo só para aquecer. Espalhei o creme, salpiquei mozarela ralada e levei ao forno para gratinar. Nem pareceu uma tentativa desesperada de esvaziar uma geladeira! 🙂 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes