Caldo Caseiro de Legumes

Eu nunca escondi que uso caldo pronto, principalmente os em pó. É claro que sei da questão do sódio e tal, mas creio que o segredo está no equilíbrio e na moderação. Não é sempre que tenho disposição e tempo para fazer caldo caseiro.

No entanto de vez em quando eu venço a preguiça e faço meu caldo. Na verdade é bem simples, nem sei o motivo da minha resistência em prepará-lo. Não faço exatamente a receita tradicional porque gosto de colocar um tomatinho p/ dar um toque de acidez.  Coloco na panela:

2 cebolas pequenas ou uma grande cortada em rodelas ou pedaços
3 dentes de alho picados em 2 partes
2 talos de salsão picados
1 tomate cortado em pedaços grandes
1 buquet de ervas (usei folhas do salsão, cebolinha, salsinha, tomilho e manjericão)
1 folha de louro
1 cenoura picada em rodelas ou pedaços maiores
2 cravos da índia

Cubro com 3 litros de água e levo ao fogo alto para ferver. Assim que levantar fervura, abaixo o fogo p/ o mínimo e deixo por 30 minutos.
Depois é só coar e usar como quiser. Pode ser congelado em saquinhos ou potes plásticos.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

16 Comentários

  1. Léa Maria disse:

    Boa noite Tatiana!Gostaria de saber se o tempero “Meu segredo” da Maggi substitui o sabor do caldo, porque eu uso este tempero em todos os alimentos que faço, desacostumei a usar o sal, será que ele faz mal à nossa saúde? Procuro usa-lo moderadamente, pois tenho a pressão arterial alterada. Sou sua fã, meu face quase só são receitas suas, e quando as faço é um sucesso. Bjs. e muito obrigada.

    • Léa, em geral os temperos industrializados tem bastante sódio sim, esse em especial eu nao sei a quantidade mas vc pode conferir na embalagem. Com moderação acredito que nada faça mal e se vc troca o sal pelo tempero, dependendo da quantidade de sódio acaba empatando, mas em todo caso, fique de olho na embalagem.

  2. Marcelo disse:

    Olá. É interessante fazer na panela de pressão. .?

  3. Olá!! Sou nova por aki, mas já to adorando tudooo!!!! Alias, anotei umas receitas quentíssimas pra arrasar com o maridão e os amigos, que tenho certeza, irão frequentar mais a minha casa!! hehehe
    Juro compartilhar as ideias, dicas e comentarios com vcs 'panelaternautas'…valew!!!

  4. Eu congelo em cubas de gelo. Tenho várias, então deixo lá mesmo. Mas quem não tem muitas, depois de congelado coloca num pode plástico e corre pro abraço! 😀

    :*

  5. Felipe, sou péssima com medidas, não uso caldo de tablete, uso o em pó.
    Cada tablete rende 1 litro não é?
    O meu deu mais ou menos 1,8 litros de caldo.
    Abçs

  6. Felipe disse:

    Qual seria a equivalência? Porque uso aquele quadradinhos marrons como caldo. Então um tablete daquele são quantas conchas deste caldo caseiro mais ou menos?

    Adoro seu blog!!

  7. Luciana Leal disse:

    Eu fiz meu caldo de legume caseiro no domingo. Eu adoro pra colocar no risoto, no cuzcuz marroquino. Essa semana quero ver se faço o caldo de carne, esse eu nunca fiz e acho que deve ser mais complicadinho que o de legumes.
    Beijinhos

  8. Diana, use em ensopados, sopas, molhos, risottos…
    Bjs

  9. Diana disse:

    legal.
    Então eu uso esse caldo como tempero?

  10. Eu como futura Nutricionista deveria condenar os industrizliados, Não digo só pelo sódio, mas tbm pelos aditivos, conservantes e por ai vai… But, nessa vida corrida, não é fácil.
    Gostei da sua receita e pretendo testar, parece bem prática e com toda certeza mais saudável.

    bjoS2

  11. Sra. N disse:

    Costumo fazer o de frango usando a sobra de cozimento do peito, completo com algum tempero (alho poró, salsão, cebola etc) deixo la fervendo, dou aquela coada, e congelo em forminhas de gelo, ficam mais fácil para descongelar depois em porções pequenas.

  12. Vivian, acho o mais parecido com o caseiro, mas ainda assim não tem tanta diferença dos outros.
    Bjs

    Andreia, eu tô tentando fazer com mais frequência… Bjs

  13. Eu nunca fiz caldo, aqui só usamos os industrializados, acho q usamos pela comodidade, por ser pratico e tal, mas se dar pra fazer de ir usando o caseiro, nada melhor né?

    Bjs

    Andreia Braga

  14. Vivian disse:

    Tati, faz tempo que quero te perguntar sobre o caldo caseiro. Tb só uso os industrializados, mas qualquer dia tento fazer esse natural.

    Aliás, oq vc acha daquele caldo de potinho da Knorr??

    http://pratofundo.com/2209/knorr-potinho-de-caldo/

    Bjos.