Dúvidas dos Leitores

Se você já me fez alguma pergunta do tipo das que vou descrever abaixo, não fique triste comigo tá? Também não precisa se justificar porque são tantas, mais tantas perguntas desse tipo que não vou lembrar quem as fez, de bôua?
Quando a dúvida é bem específica eu consigo responder. Do tipo: “quantos ml tem a caixa de creme de leite que você usou?”.

Beleza, respondo sem problemas e muitas vezes percebo que a minha postagem merece correção pois algo não ficou claro. É comum também eu receber perguntas do tipo “posso acrescentar canela à massa do bolo”? Tipo, o bolo é seu colega, pode acrescentar até unha de jacaré do papo amarelo se quiser né não? E tem também aqueles casos em que as pessoas fazem a receita e vem me contar a experiência (adoooro). Felizmente a maioria dos comentários são positivos mas tem os casos em que a receita dá errado, e o comentário vem acompanhado de “fiz igualzinho mas não deu certo”.
Bem, na verdade uma receita só é igual a outra se usar os ingredientes da mesma marca. Por exemplo, mudando a marca da manteiga pode-se ter mais ou menos gordura e isso já altera a receita. Como não vou citar marcas porque não vou ficar fazendo propaganda de graça, existe um risco de dar errado mesmo, paciência! É só não desistir que uma hora a coisa vira. Eu demorei umas 40 tentativas para aprender que o miojo cozinha em 2 minutos e 40 segundos. Tem também o fato de que toda receita, além dos ingredientes descritos, possuem também os ingredientes ocultos como por exemplo: experiência da cozinheira, feeling, astral. Quem nunca teve um dia em aquele bolo que você já fez 200 vezes não ficou igual? Então, astral! Mas a TOP das perguntas que eu não sei responder é: “Fiz a receita e não ficou boa, o que fiz de errado”? Neste momento eu olho para o céu e digo (com voz de Inri Cristo): P-hai”, dai-me o dom da vidência para eu poder responder às colegas o que elas fizeram de errado!!!!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

47 Comentários

  1. Sandra disse:

    Muito bom o post!!! Mas pode ter certeza que isso não acontece somente no teu blog. Todos os dias nos deparamos com pessoas fazendo perguntas,… como vou dizer,… enfim! Eu tenho o hábito de dizer que são pessoas sem cérebro. Adorei!!!!

  2. vanessa disse:

    kkkkkk vc é hilaria!!!!! a parte do Inri foi a melhorrr! kkkkkkkkkkk

  3. Marjorie disse:

    A-D-O-R-E-I!!!
    Imagina a cena da pessoa lendo o post e rindo sozinha na frente do micro… kkk
    Beijos e ótima semana pra vc!

  4. Meu Deus, não estou sozinha nesse mundo!!!! não é só a mim que fazem perguntas meio estranhas!!! hahahahaa adorei o post! bjuus!

  5. Monica Maria disse:

    Hahahahahaha amei!
    Estou sempre aqui xeretando, adoro esse site, acho suas receitas práticas e você de uma simpatia ímpar! Nunca comento e nunca testo receitas, apenas admiro esse espaço. Mas dess avez não pude deixar de dar meu piteco, principalmente quando citou o INRI….rsrs….
    Fantástico.
    Parabéns!
    Beijos

    Mo

  6. Adoro seu humor e principalmente a inteligência, leia isso como além da inteligência culinária!
    Juro que fico imaginando, os tipos de perguntas que recebe, a net virou um mecanismo ótimo, meio de conhecimento, amizades, livre de censura, mas não livre de pessoas sem humor, sem graça e com excesso de tempo para encher a paciência….acho que deve, se me permite, colocar mais posts como aquele do dia que fez faxina….as pessoas que enchem demais, precisam de tanque, vassoura, balde e quem sabe mais leveza e amor no coração!!!!
    bjinho…hum…..depois dá uma espiadinha no Miss, tenho novidades!!!!
    Bjs e ótimo domingo!

  7. liza prates disse:

    kkkkkkkkkkkkk!!!!!!Vc é ÓTIMA!!!Adoro se blog!Bjosss

  8. Vania disse:

    Oi Tatiana,boa noite !!!
    Meninaaaa…rs, assim vc me mata de rir…kakaka,fala sério heeimmm…tem perguntas q da uma vontade de chorar…sabe q ontem a tardinha fiz um bolo de massa pronta…ficou uma delícia,claro,foi eu que fiz…sou humiiilllde,minha irmã apareceu por aqui e pegou um pedaço e fui logo avisando q era "quase industrializado"…rs,e ela me fez uma "destas perguntinhas" – Ué…como eu faço e não fica assim gostoso?
    E sai metralhando perguntas: foi da mesma marca? o leite estava na temperatura ambiente? qual o tamanho dos ovos? e a margarina era da mesma marca q usei?
    Então,depois eu que sou a grossa… não,questão de jeito,pq até para estes pós para massa de bolo, precisa querer fazer com carinho…rs.
    E AMEI este post,tem mta coisinha q passa despercebida mesmo…rs.
    Até o tamanho dos ovos…kakaka.
    AHHHH meu p-hai…
    beijo.
    Vania.
    Tatiana,desculpe o tamanho do comentário,tá?

  9. icedeb disse:

    Esqueceu de dizer que aqui é um blog pessoal e não uma ONG, escola ou o que quer que pensem que é isso aqui (lembrando dos causos sobre a bisnaguinha de brigadeiro).

  10. Anônimo disse:

    Tati acho que ninguem tem que ser perfeita,pra que…mesmo quem tem blog(não é o meu caso) tem que tentar se mostrar como é.Se vç tem esse humor sarcastico paciencia é sua personalidade.Vem aqui quem quer,não querendo mude de blog!Melhor do que se fazer de santa é falar a verdade,as pessoas são falsas e cinicas.Eu gosto daqui por isso: autenticidade.Afinal o mundo não é perfeito e nós não somos santas…
    Bjao
    Nancy

  11. Mirian disse:

    Vc é óóóteeeeema!
    Bjo

  12. Luciana Betenson disse:

    HAHAHAHAHAAAAAAAA! De fato, boa vontade e meiguice nenhuma fornecem o dom da vidência né? OOOmmmmmmmmmmmm…. haja paciência Tati 🙂 Love you :-))

  13. DANIELA TAMY disse:

    Adoro seu blog!! Já fiz várias receitinhas e ficaram maravilhosas!!!!
    Parabéns!!!!
    Tenho um blog também, dá uma passadinha lá!!
    http://danielatamyartesanatos.blogspot.com

    Beijos!!!

  14. Bruna Meyado disse:

    Tati, me identifiquei total com o seu post! Adoro pessoas (como eu) que tem esse humor meio ácido, meio sarcástico… essa coisa de tirar sarro da propria cara, da cara dos outros, e permitir que tirem sarro da nossa cara tb, pq é o que eu sempre digo se vc gosta de tirar sarro dos outros, tem que gostar que tirem sarro de vc!! a vida é bem mais divertida assim!!!
    meu maridinho (fiz 4 meses de casada), tá amando as receitinhas que eu faço pra ele!!! todas daqui do site claaarooo!!
    beijo enorme e muuuuuuito sucesso pra vc!!!

  15. Anônimo disse:

    Quanta maldade heeeeeeeein….
    Quem não gostaria que você tivesse o dom da vidência…
    🙂

    abraço,Ludmilla
    http://www.yesgrimace.blogspot.com

  16. Paty Roberta disse:

    Adorei! Rolei de rir…kkkk
    Tava aqui pensando nas perguntas que os funcionários me fazem (também sou da área de RH)…vou começar a olhar pro céu, prá tentar encontrar as respostas…kkk

    Beijos!

  17. Adda – Eu sou bem humorada. Só faz humor que tem inteligência e sarcasmo é um tipo de humor. Adoro isso em mim. Faço isso comigo mesma. Tiro sarro das minhas manias, agora tem gente que entende, que ri, que leva na boa, tem gente que não. A maioria acha que sou uma pessoa perfeita, fofa, meiga, um anjo. Mas não sou! Essa cobrança pela perfeição me irrita. Eu sou sarcástica às vezes e daí? Se isso incomoda tanto a ponto de quem quer que seja não visitar mais o blog, paciência! PRAZER essa sou eu!

    Quanto à fama subir a cabeça kkkkkkkkk, só posso rir do seu conselho, o dia que eu achar que sou "famosa" porque tenho um blog de comida me interna amiga!

    Quanto à deletar crítica, porque será que vc perguntou isso? Ah, imagino, afinal eu tenho o dom da vidência!
    Paz e luz! E fim de papao!

  18. Anônimo disse:

    É, Tati. Vc é muito engraçada, criativa. Mas concordo com a Francymeire quando diz que vc às vezes é sarcástica. De fato, existe muita rispidez em suas palavras em muitos posts, não sei se é falta de assunto ou dias de TPM. Na boa!
    Gosto muito de vir aqui e quase todo dia lhe visito e até comento as postagens. Só cuidado pra fama não lhe subir à cabeça.
    Falo isso pra vc porque também tenho a mesma tendência, mas luto todos os dias. Reflita, ao invés de "deletar" a crítica, pois ela é construtiva. Só elogiar e demonstrar empolgação todo mundo faz… é fácil!

    P.S.: nunca fiz nada do tipo acima citado. Não se trata de auto-justiça, ok?

    Adda

  19. Sandra Reis disse:

    kkk, então Tati, parece que tem um site vendendo bola de cristal em "promochão"….kkk

    adorei o post, genial!
    beijos

  20. Juliana disse:

    Kkkkkkk amei a do Inri Cristo!!! O meu noivo sempre fala "P-hai"! Morri de rir…

  21. Anônimo disse:

    Hhahahahahahahah…esse post eu adorei! Já dá até pra vc fazer um stand up comedy! rsrsrs
    Beijos
    adoro o blog
    Bruna

  22. Anônimo disse:

    Tati sempre acesso o blog…esse post foi o mais engraçado de todos..cozinhar tem q ser assim msmo..com paixão..amor..e muito mas muito bom Astral..
    Adoro vc e suas receitas…suas dicas..enfim..amo o Panela..
    Bjooo enorme
    Sucesso..
    Tati

  23. Juliana Rhis disse:

    KKkkkkkkk é cada uma… rsrs
    Outro dia fiz um bolo cremoso de fubá que de cremoso não ficou nada, na segunda vez ficou MARA!! é assim mesmo!
    Sobre marca é muito importante, outro dia comprei um Leite condensado em promoção (nuca mais) fiz brigadeiro, a coisa mais comum do mundo… tentei 3 vezes e todas deu errado…. o negócio tava zuado!! rsrs
    Bjos e adoro seu blog!

  24. Jô Reis disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom Tati, eu fico imaginando que tipo de pergunta você deve receber. Você deve ter o dom da paciência!
    Beijos!!
    Jô Reis

  25. M. K. Kuhnen disse:

    DEUX!

    HAHAHAHAHAHAHAHA

    Eu fiz essa semana os bolinhos lights de atum, ficou bom, mas não ficou sequinho e eu sei bem o que fiz de errado: esqueci do essencial, que era espremer pra deixar bem sequinho. E comprei o atum sólido ao óleo e não ao natural, mimimi!

  26. Pricila disse:

    KKKKKKKKKK, ainda bem que vc tem bom humor p/ lidar com isso pq Fala Sério, as pessoas andam meio sem noção né não? É como falo p/ minhas amigas qdo me perguntam se podem por isso ou aquilo,eu sempre digo,"miga o bolo (no caso de bolo,né ,dã) é teu, vc põe o que vc quiser, eu não tenho nada a veeerr com isso",heheheh.
    No meu caso eu já fiz várias receitas suas e sempre deu tudo certo, hulala, o maridex quer até bloquear seu blog no meu pc, pq eu to sempre "fuçando" aqui e saindo da linha,hahahah, depois a gente tem que suar na academia, affee, pq não podemos comer e permanecer magrinhos sem suar, porque? heim, heim? Responde aí, kkkkkkkkkkkk.

    Bjuuss!!!!!

  27. Sensacional hahahahha Adorei…. Beijos, Cecilia

  28. Rita Vieira disse:

    Muito boa, Tati!

    Não que vá parar de acontecer…mas que deu pra gente rir um bocado… ah! isso deu!!! kkkkkk

    Viu? Serve pra alguma coisa!!!

    Também recebo cada perguntinha difícil e cada pedido folgado lá no blog que só o p-hai! (com voz de INRI) pra me ajudar! kkkk

    Um super-beijo!!!

  29. Tati, Tati!

    Só vc mesmo… chorei de rir! Amei o seu post e concordo 100% com você. Vc não é Madame Kaxuxa (ou Caxuxa?) pra adivinhar o que a pessoa fez de errado, certo?
    Acho que vc já faz muito de nos ajudar com seus posts e fotos do passo-a-passo…E como vc ajuda!!!
    Ai..ai…ai…kkkkkkkkkkkk

    Um ótimo finzinho de noite!
    Beijocas

  30. Anônimo disse:

    Perguntar não ofende mas penso que quem frequenta blog de culinaria deva ter noção minima,afinal não vamos aprender a cozinhar aqui.Gostamos dessa cozinha pelo seu jeito despojado,de ir direto ao ponto,sem delongas.Afinal de enrolação o mundo já padece…E todo dia eu me divirto.De chefs chatos chega…
    Bjokas
    Nancy

  31. Somente hoje descobri seu blog e amei logo de cara.
    Gosto muito de cozinhar e tenho até um certo talento pra coisa, mas tem dias que a criatividade vai embora e acabo fazendo sempre as mesmas coisas. Então com certeza esse cantinho vai me ajudar muito.
    Em relação ao post vc tem toda a razão, muita coisa pode interferir no resultado final da receita, nem sempre a receita fica igualzinha quando preparada por pessoas diferentes !
    Agora vou procurar uma receitinha pro jantar…

  32. Ainda bem que a maioria das pessoas leva a vida mais light e consegue entender e se divertir!

  33. Ih Francimary, que "ÓÓÓÓHHHH"!!!
    kkkkkkkkkk…..

  34. kkkkkkkkk……Tati minha querida! Vc fechou meu lindo dia com chave de ouro!…rolei de rir!!!kkkk
    Bjão Fe

  35. Pepa disse:

    Moooito bom Tati !!
    "Phai, rsrsrsrsr"

    Adoro vir aqui, não tem como sair sem sorrir…

    bjus 1000

  36. Francimary disse:

    Não gostei desse comentário…acho que se você tem um blog, e as pessoas se identificam com o assunto em questão, então você deveria ter um pouquinho de paciência em vez de ser sarcástica quanto às dúvidas de suas leitoras. Sei que você não está aqui para ensinar ninguém a cozinhar, mas agindo assim, você só afastará estas pessoas que humildemente querem aprender um pouco mais com suas receitas. Acho que deveria refletir sobre o post acima!

  37. Raquel disse:

    Kkkkk… estou rindo aqui sozinha… devem me achar a louca… kkkkk.. mas esse post foi o melhor de todos os tempos.. hilário demais !!
    Amei !!

    Beijos, Raquel

    http://handmade-style.blogspot.com/

  38. Kkkkkkkkk
    Amei a última!! Com voz de Inri Cristo foi hilária!!
    Bjs

  39. Aline disse:

    Amei Tati!!!
    Venho aqui no blog toto dia, e tenho feito muitas receitas suas e como já brinco de cozinhar há algum tempo, invento um pouco também e tudo tem dado mais que certo.
    Agora fiquei imaginando você falando: ""P-hai", dai-me o dom da vidência para eu poder responder às colegas o que elas fizeram de errado"!!!!
    Beijão

  40. Patricia disse:

    Hahahahaha
    Essa foi otema!!!
    Minha voh sempre diz que se ela ta fazendo um bolo ou coisa do tipo, ninguem podia terminar por ela, porque muda a pessoa, o resultado ja eh outro!! Pois eh astral tem tudo a ver na cozinha.
    Bjs

  41. Maria Célia disse:

    Oi Tati, tudo bem?
    Adorei este texto, é assim mesmo, você teria que ter uma bola de cristal pra saber por que as receitas não deram certo.
    Pois te digo, o contrário, todas as suas receitas que já fiz aqui em casa, deram super certo, se ficaram iguais as suas ou não, não posso te dizer, o que sei é que recebi muitos elogios; algumas até já repeti.
    Bjos.

  42. Anônimo disse:

    AHAHAHAH Tati vç é uma figura…morri de rir,muito engraçado!Na verdade acho que cozinhar é uma arte e como tal nem sempre é perfeita.E o feeling da cozinheira ou seja talento onde fica…todo mundo pode cozinhar mas o talento é inato,na minha opinião.A mulherada ficou longe das panelas por muito tempo,agora é que estamos resgatando e apanhando,como eu!
    Amo seu blog,dear!
    Nancy

  43. Cíntia disse:

    haushusahsuahsuahsauhasu, vc é engraçada! 😛

    A primeira vez que fiz o bolo de iogurte (aquele mais fofo do mundo!) ficou horrível, crú e queimado ao mesmo tempo, batumado, sei lá, deu tudo errado, rs. A segunda vez saiu uma beleza, depois teve a terceira vez, quarta vez…. e nunca mais deu errado.

    Tem dia que é assim mesmo, as coisas mais básicas não dão certo.

    Nunca comento aqui mas AMO seu blog, de longe um dos meus preferidos!!!!

  44. Anônimo disse:

    Tati,

    Adorei!

    As vezes tenho uma dúvida e corro ler os comentários e vejo que repetidas vezes as pessoas perguntam coisas que já foram respondidas e/ou corrigidas! Daí me pergunto: Preguiça ou distração?

    Povo pra gostar de pantufas esse o nosso, não?

    bj

  45. Anônimo disse:

    Ainda bem que eu sempre assumo que o que eu fiz de errado foi não seguir a receita corretamente (incluindo os ingredientes ocultos) em vez de mandar e-mail pra blogueira.
    Aí eu tento de novo, até acertar. (:

  46. Anônimo disse:

    Huahuahuahau… tinha me esquecido do INRI… mto boa!

  47. Catarina disse:

    Adorei o post!!! Felizmente a minha chafarica tem menos visitas e ainda não recebo perguntas dessas, ololol – o dom da vidência era giro, sim senhor 🙂

Deixe uma resposta