Pão Rápido

A máquina de fazer pão faz aqueles pães maiores que ficam com aquele formato “tijolão” ou faz pães menores de 600g que ficam mais apresentáveis como esse da foto. Tem uma receita que não é o melhor pão do mundo mas quebra um super galho quando você não dispõe de muito tempo. No livrinho que acompanha a máquina ele se chama Pão Ultra Rápido e leva 1 hora para ficar pronto.


Para quem não tem a máquina: Misture todos os ingredientes, menos a farinha, que você irá adicionar aos poucos até desgrudar das mãos. Sove por 5 minutos. Deixe crescer em lugar abafado até dobrar de volume, modele o pão (ou os pães se quiser mais de um com tamanhos menores), deixe descansar mais 10 minutos e leve para assar em 200º até a casca dourar.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

35 Comentários

  1. reggie_jolie disse:

    OIE Tatiana.
    Acabei de fazer esse pão. Uma pergunta? é necessário mesmo UMA HORA de forno?
    A forma tem de ser untada e enfarinhada? Porque eu fiz isso.

    grata

  2. Acabo de tirar esse pao do forno, já provei quentinho, e ficou uma delícia…adoro a consistência de pao caseiro!!! Misturei tudo no liquidificador e acrescentei a farinha na mao, tudo rapidinho!!!
    Ah… e para acompanhar preparei um suco de milho verde (de lata, claro!) que está gelando para quando o marido chegar do trabalho a gente comemorar o final do meu período de enjôs do primeiro trimestre da minha gravidez!!!
    Bjs

  3. Aline, não sei dizer, nunca testei amiga!
    Bjs

  4. Oiee… Lindona, esse pão tem como fazer recheado? Meu cunhado meu deu uma linguiça caseira e eu não sei o que fazer com ela, pensei em fazer um pão recheado. Abraços

  5. Tati, comprei a máquina de fazer pão da mesma marca que a sua, estou adorando… tô que nem criança com brinquedo novo! Valeu a dica!

    Abração!

  6. vivian disse:

    Tatiana

    Obrigada pela receita! Minha maquina de pao estava encostada, devido ao fracasso em varias tentativas de fazer um pao que agradasse a todos aqui em casa.Depois dessa receita, ela vai voltar a ativa!

    Eu moro no exterior e comprei no supermercado um Bread improver, melhorou muito a textura da massa.
    Entao, ao fazer a sua receita, acrescentei 1 colher de cha do bread improver. Se vcs encontrarem algo semelhante no Brasil (talvez exista e eu esteja por fora) indico comprar, pq faz muita diferenca no resultado final.

    Abs
    Vivian

  7. Oi Tati, Estou paquerando uma máquina de pão faz tempo, mas como não conhecia ninguém que a tivesse usado, não sabia do resultado. Que bom que dá sempre certo. Espero acertar na marca da máquina. Obrigada pela dica!! Bjs

  8. Fernanda disse:

    Mto obrigada pela dica, Tati! Adoro seu blog. Acho que ja disse isso algumas vezes! Hehehe

  9. Viviane disse:

    Que delícia de pão! Dá vontade de comer esse blog!!SEGUINDO!
    Passe no me humilde blog para conhecer uns temperinhos do Oriente Médio…
    Aguardo vc lá.
    Bjks
    Vivi
    http://www.israelcompras.com

  10. Fernanda a farinha integral sempre deixa a massa mais dura, a melhor proporção é 1/3 de integral para 2/3 de branca, mas até meio a meio de cada ainda fica razoável. Mas se quiser tentar com 100% integral tudo bem, mas não espere um pão muito macio.
    Bjs

  11. Fernanda disse:

    Tati, será que posso trocar a farinha branca por integral sem afetar a receita? Farei na mão pois não tenho a maquina. Obrigada!!!

  12. eu tenho minha máquina de pão, que agora está no meu apê (moro agora com minha mãe, voltei pra casa hehehehe) e tenho sentido muita falta da minha querida MFP!!!! O Pão rápido nunca fiz, ficava meio assim se a coisa ia funcionar, de repente testo de novo! bjus!

    Samanta Sychocki

  13. Lari/Jê disse:

    Sou louca por uma máquina dessa!!! E achei muito mais prático esse formato, nem sabia que dava pra fazer pães menores na máquina.
    Ainda bem que você botou a receita para as pessoas "desprovidas" de máquina de fazer pão =D

    Beijos
    Lari

  14. casadesobra disse:

    Oi Tati! Esse "Pão Ultra Rápido" eu ainda não fiz, mas sempre faço um integral que é muitoo bom!!! Fiz uma adaptação da receita "Pão Integral Perfeito" e postei no meu blog: http://casadesobra.wordpress.com/2012/01/18/pao-integral-na-panificadora-britania/ Dá uma olhadinha e experimente fazer, não vai se arrepender… Bjs.

  15. Katima disse:

    Comprei minha máquina no fim de semana, e estou apanhando para conseguir fazer um bom pão, nesse exato momento estou com uma massa da Broa de milho, receita no livro, na máquina.Tenho esperança que vou conseguir, inclusive tinha feito uma pesquisa pelo blogs e passei aqui e fiquei animada com sua postagem, agora estou mais animada ainda.eheehehe
    PS: como você gosta de receitas boas, estou fazendo também um bolo de temperos, tem a receita lá no meu blog, agora vou lá pra cozinha vigiar meus quitutes.
    Beijos e seu pão está lindo.
    Kátima.
    coisasdakatima.blogspot.com.br

  16. Érica disse:

    É super prática essa receita. Também faço como a Cíntia e acrescento algumas coisas na receita de vez enquanto…legal a dica que deu para quem não tem a máquina! Parabéns!
    Bjs
    Érica
    http://www.minhamaquinadepao.com.br

  17. Cacau disse:

    Oi Tati!
    Passando para deixar um beijinho .

    Claudia Melo

  18. hummm… deu até vontade de comprar uma maq de pão. Deve msm ser ótima, além da praticidade. bjs

  19. daniel disse:

    Tenho a mesma maquina de fazer pão da sra.Tati,já fiz cerca de uns 30 pães,depois do 5.° quase joguei minha maq no lixo,ai tive a idéia de somente sovar na maq e depois de sovado assar no forno comum,deu super certo.Já fiz com recheio de tomate seco,presunto e queijo,atum com azeitona,enrroladinho de salsicha,mas oque mais gosto é sovadinho!

  20. Olá Tati, fiz ontem essa receita!Acho muito prática!Acrescentei 1 colher de salsa,cebola e alho desidratados na hora de pôr os ingredientes e ficou um pãozinho temperado com um cheirinho delicioso pela casa!!!ainda podia ter usado mais, ficou bem suave….

  21. Que legal Taiane! Fico super feliz!!!!
    Bjs
    Tati

  22. Tati, ja fiz o pao!!! Nunca tinha feito pao na minha vida! E deu super certo,o cheiro ficou no predio todo!!…hahaha E para meu primeiro pao ficou lindo e maravilhoso! Amei tbm!
    Nao tenho maquina, fiz na mao mesmo e deu super certo!
    Beijinhos!

  23. Macá disse:

    Eu adoraria ter essa máquina, mas meu marido só gosta de pão com casca rsrsrsrsrrs (pão francês) e passa longe desses que ele diz que são massudos.
    Mas um dia vou acabar comprando uma dessas.
    bjs

  24. Ana disse:

    Tati, qual a marca da sua maquina? estou pesquisando qual comprar….. beijos

  25. Que pena Adriana, mas por isso mesmo eu coloquei a receita no final do post para quem não tem máquina, dá certo do mesmo jeito.
    Bjs

  26. Eu não tenho a máquina de pão…
    Beijos
    adriana

  27. Caroline eu usei a máquina umas 5 vezes apenas, e todas deram certo. Gostei muito do resultado! Eu uso as medidas exatas do livro e sigo as regras dos ingredientes em temperatura ambiente e do fermento por ultimo sem encostar na água.
    Bjs
    Tati

  28. Oi Tati!

    Tenho uma máquina de pão, mas os meus pães ficam muito pesados. Será que é o trigo que uso? Pensei que talvez fosse a quantidade, tentei diminuir, mas não deu certo =/

    Beijinhos!!

    Carol

  29. Eu amo minha máquina de fazer pão… super útil e fácil de fazer. Beijinhos

  30. Oi Tati
    Realmente ficou sem aquele aspecto de tijolo. Eu nunca curti essa forma que o pão fica, ele assim mais aredondado fica melhor.
    Bjs
    Paty