Arroz Carreteiro

De acordo com a Wikipedia, “o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz“.

Outro dia fiz uma abóbora com carne seca e sobrou um pouco da carne já refogada. Na hora me veio a ideia do carreteiro. Eu usei aquela carne da caixinha. Veja –> aqui como ela foi refogada. Para essa receita que rende 4 porções, os ingredientes foram: 1/3 de gomo de calabresa picada; 2 colheres (sopa) de bacon picado; 1/2 cebola pequena picada; 2 dentes de alho picados; 1 tomate sem semente picado; 1 e 1/2 xícara de carne seca refogada; 2 xícaras de arroz cru; Temperos: sal, pimenta do reino e cheiro verde (de acordo com seu paladar).

Refoguei a calabresa e o bacon e na gordura que soltaram juntei a cebola e em seguida o alho. Somei o tomate e a carne seca que já estava temperada. Acrescentei o arroz, 1 colher (café) de sal e cobri com água fervente. Deixei cozinhar com a panela semi tampada até diminuir bem a água, então tampei e esperei terminar o cozimento do arroz. Polvilhei pimenta do reino, cheiro verde e uns cubinhos de queijo minas. * Como a carne seca já estava bem temperada eu usei pouco tempero nesta receita. Se você fizer com a carne seca apenas desfiada, sem tempero, aumente as quantidades de alho e cebola e acrescente 1/3 de pimentão picadinho.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes