Aprendendo a Comer Salada

Gente, eu preciso fazer uma confissão (crianças não leiam): eu não gosto de folhas! Não gosto mesmo e não tem jeito! Porém, com o passar dos anos, com uma maior consciência alimentar, acabei desenvolvendo estratégias para consumi-las.

A primeira delas é adicionar vários ingredientes, como vocês podem ver na foto. Frutas frescar e secas, castanhas, frios, croutons, tudo isso vai muito bem para disfarçar acompanhar as verdinhas.

Um molho bem saboroso também ajuda. Tem uma receita básica que eu dei –> aqui. Você pode usar suco de cítricos como molho (laranja, tangerina, limão…), mostarda e mel também combinam e o gergelim preto por cima dá uma charminho, enfim, o importante é adicionar muito sabor, porque na minha opinião folha é papel. Cheguei ontem à noite de viagem, a geladeira está dando ECO, mas hoje vou ao supermercado e vou comprar muitos ingredientes para fazer saladas diferentes, em breve posto as combinações que eu mais gostei. Vou tentar trocar 1 refeição por uma salada para compensar a esbórnia que foi na Argentina.  
Acho a cara da rikezah aquelas mulheres magérrimas comendo uma saladchenha! Quem aqui curte um pratão de salada?

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

48 Comentários

  1. Tayane Cabral disse:

    Preciso aprendeeer a comer saladaaa!!!!!

  2. Nossa…"entrei pro clube"…
    Como por obrigação,por ser saudável..mas gostar que é bom??? Hahaha
    Só gosto mesmo de legumes ..

  3. Eu tenho nooooojo de salada, é sério, eu como e faço cara de nojo, já cheguei até a tampar o nariz pra comer… Eu só consigo comer alface junto com a comida (arroz e feijão). Meu sonho é comer um prato só de salada, mas só de imaginar o prato pronto, me dá ânsia… é muito chato isso, o povo me chama de fresca, mas eu não consigo… já entrei em depressão por isso.

  4. bia disse:

    oi com muito esforco onseguir comer
    e to comecando a gostar de verduras e frutas

  5. Gerliane disse:

    Tati vou te contar viu… Salada é algo que eu me obriguei a aprender a comer, e aprendi mesmo. Hoje prato sem graça é prato que não tem salada, mas tem que ser assim como vc diz: diversificada, com um bom molho, vamos combinar que o molho é tudo né? Semana passada fiquei ainda mais encantada com saladas depois que provei a de acelga que uma amiga fez pra gente. Ela é tão deliciosa que eu não podia deixar de publica-la no meu blog como a Salada de acelga mais maravilhosa do mundo! Sem exageros!Vc conhece? Aqui ó: http://ggerliane.blogspot.com.br/2012/09/a-mais-maravilhosa-salada-de-acelga-do.html
    Mas também, com gergelim, gengibre, shoyo, alho azeite… Tinha como ficar ruim?

  6. Cyél disse:

    Eu acho que uma refeição sem salada é mais sem graça que "papel" kkkkkkk'

    Uma saladinha com alface americana, tomate cortadinho, muuuuito pimentão (de todas as cores), cebola roxa, pepino japonês e mais um monte de coisa (kkkkkkkk') com aquele triguinho para kibe!
    Nham nham!
    Chega deu vontade!

  7. Eu ADORO!!!!! tem uma saladinha do Montana que é uma delicia!! Acompanha um franngo grelhado.. hmmmm, adoro!

  8. Em casa não se vive sem uma saladinha. Entretanto, a maior extravagância que consegui fazer mamis aderir é o tomate seco ou manga na salada de rúcula e abacaxi no repolho, tbm acho que seja falta de receitas menos calóricas pq ninguém quer comer só salada.
    salada de rabanete, temperada com hortelã, suco de laranja, cebola e um tico de sal é deliciosa. Mas, salada de acelga com torresmo é boa tbm, rs…

  9. Raquel disse:

    Amoooo saladas!!! Principalmente com queijo branco e frutinhas, tipo manga e abacaxi…fica uma delícia! Eu gosto tanto que como até sem temperinho! Bom demais, até por que nós e nossa consciência ficamos levinhas!!! rsrs

  10. Sandrix disse:

    Não só curto como sinto falta de folhas ou saladas mais elaboradas. Como verdadeiras travessas de vários tipos. Essa sua sugestão está de arrasar. ;D

  11. humm eu adoro salada e como todos os dias sempre uma receita deferente mas a tua ela esta super boa adorei essa do damsco vou meter na proxima bjs

  12. Vou te confessar que salada sem graça eu não topo, tipo:alface e tomate…tem que ter mais texturas, "crocância" e mistura de sabores, além de um molhinho básico!
    Eu gosto muito de fruta na salada, o sabor adocicado é muito bom!
    Troco uma refeição por um belo prato de salada, sim!
    Um beijão

  13. Kekinha disse:

    Eu, até meus 18-20 anos até que não era fã, mas comia numa boa… agora que eu aprendi a fazer saladas ótimaaaas e super assim, diferentes, misturadonas, varios tipos de molhos e talz… eu simplesmente AMOOOOOOOO COMER SALADAS!!! Troco uma refeição por um prato de salada numa boa, não sinto falta e acho DE VERDADE uam delícia! Mas claro, o sabor da salada está no molho bem feito. Folha crua sem nem azeite ngm merece!!!
    bjos

  14. Juliana disse:

    Eu sou como tu Tati! Tem que ter alguma coisa junto para descer… Hoje consigo comer um pratão de folhas, desde que tenha um queijinho, uns crutons, um bom azeite e por aí vai… Gosto bastante de colocar uns pedacinhos de gorgonzola e nozes na folhas.

  15. Andrea disse:

    Oi, Tati!

    Vou me juntar ao coro da mulherada que "adoraria" adorar salada, mas não dá!!!

    Já tentei me enrolar e enrolar antigos namorados saindo p/ comer em restaurantes incríveis, e pedia aquela saladeca esquisita só p/ manter a pose, mas chegava em casa e devorava até o canto de granito da pia!

    Acabei de almoçar agora com o meu irmão (eu tenho uma cozinhiquitinha aqui no escritório e sou marmiteira assumida). Tentei empurrar a salada p/ ele, mas ele percebeu o truque e empurrou de volta a travessa linda de folhas verdes (isso não é cor de comida!!!) p/ eu comer!

    Não me pergunte o que mais eu comi, porque não dá p/ lembrar… só consigo sentir o sabor estranho da saladeca na minha boca!

    Ah, quando tenho audiências trabalhistas e sei que vai dar acordo, já explico p/ o cliente que mesmo assim ele precisa levar testemunhas, mas que provavelmente elas não serão ouvidas, ou seja, vão lá só p/ fazer papel de alface no lanche, só p/ fazer vista!

    Me fala: com um pensamento assim eu vou conseguir gostar de verdade de alface? Ai, ai… e a cada dia fica mais distante a tal cara da rikezah!

    Beijão!

    Andrea – Sweet and Saucy
    http://www.betaseets.blogspot.com/

  16. Patrícia disse:

    Eu não gosto do durante (comer), mas gosto do depois(sensação de bariga cheia!!), então dou um jeitinho de comer sempre, com umas incrementadinhas.
    Beijo, adoro seu blog!!

  17. Lu disse:

    sou igual a vc. nao curto muito aquelas folhas e etc.
    mas com uma frutinha junto eu gosto.
    e salada de repolho bem fininha eu aprecio.
    mas geralmente é sacrificio tem q por folhas no prato.hehe
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  18. Tati, tamo juntas… estou tentando encarar as saladinhas p/tentar perder peso e manter a saúde… mas tem que dar uma incrementada, senão ninguém aguenta né?
    Queria ser como as mulheres das Novelas de Manoel Carlos, todas só comiam saladas…rsrsrs
    bjinhos!!!

  19. Nossa, eu sou comilona, gosto de salada assim e gosto da salada pura, sem sal, sem azeite, sem nada. Às vezes gosto de misturar maçã, manga, uva ou morango, "traço" do jeito que vier hehe.

  20. lulu disse:

    Todo dia tem q ter folhas na minha comida, adorooooo!!!

  21. Mariana disse:

    Ter uma coleção de molhos saborosos e com textura boa ajuda muito. Apesar de adorar saladas com apenas azeite e sal, quando preparo salada com um molhinho especial sempre dá um tcham a mais. Acho que cortar as folhas em fatias bem finas ajuda a melhorar a textura delas.

    http://www.cravoepanela.com

  22. Carla Colombo disse:

    amoooooooooo salada! mas num gostava mto nao… mas a necessidade fez com que, graças a deus, eu mudasse meus hábitos!!! mas me põe uma massa com mto queijo na frente, pra ver se eu num largo a alface rapidinho!!! ahuahuahuahuahuhuhuahuaha

  23. LU disse:

    OI Tati!!!
    também odeio folhas mas faço como remédio : é ruim mas é bom então eu como kkkkk
    bjocas

  24. Cae Fernandes disse:

    Eu curto, mas realmente tem que incrementar, senão fica sem graça!!!
    Mas quer saber, adoro ver mulheres magérrimas comendo um pratão de massa sem culpa!!! rsrrsr. Cuidados com a balança só durante a semana, no findi tem que curtir!
    Bjão.

  25. gleide disse:

    Eu adoro salada. Amo rucula, alface, agrião…
    Tomate seco, rucula e mussarela de bufala e a melhor combinação que existe.
    Pra quem não gosta dou uma dica. ERVAS, misture azeite, mostarda e ervas variadas, faça mais combinações de ingredientes misture tudo e deixe na geladeira para usar sempre. E muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom.

  26. Eu gosto de folhas, das mais variadas. Mas pq todo mundo tá achando que salada magra é só de folhas? Tem trocentas maneiras de fazer saladas, com folhas ou sem. E mesmo pq comer salada só de folhas, dependendo de quais, não é nutricionalmente muito rico… Outro dia fiz uma salada "fim de geladeira" q ficou jóia, embora eu saiba que soa estranha: pepino, salsão, queijo gruyere em cubinhos e ovo cozinho picado e bem misturado a tudo. Vou até repetir em breve.

  27. Diana disse:

    Eu acho teu humor divino. Dou risada ao ler tuas histórias e a franqueza explícita nos tachados de coisas que você não queria pensar ou sentir é um barato!
    Eu já AMO FOLHAS, mas temperadinhas, claro. Apesar de que quando vejo minhas egüinhas pasatando (tenho duas, mãe e filhota) você vai me achar louca, mas me dá água na boca o bariulhinho que fazem! hahahhaha
    Também tenho um blog, Testadas e aprovadas (http://deliciastestadaseaprovadas.blogspot.com.br/) mas o meu está de fraldas, ainda. Beijo e parabéns pelo teu pique e estilo!

  28. Dicas ÓTEEEMAS meninas! Obrigada pela colaboração!

  29. Biessa disse:

    Ah e eu nunca tempero com azeite, mas uso shoyu,mostarda, molho de iogurte. Claro que prefiro batata frita! rs Mas dificilmente meu prato nao tem salada. Pode ser arroz a piamontese e medalhao, eu completo com salada.

  30. Mariana Brito disse:

    compartilho da sua angústia!! kkkkkkkkkkk
    só consigo comer as folhas com coisinhas misturadas tb. e essa sua aí está com uma cara ótemaaa!! até deu vontade de devorá-la hoje no almoço :)))

    bjssss

  31. Ju Lucatto disse:

    Ai Tati,
    Eu também não vejo nadinha de graça nas verdinhas. Antigamente, eu sempre comprava alface ou rúcula, mas as pobres acabavam estragando na geladeira e se tem uma coisa que me da dó, é ver alimento estragando. Com isso, fui parando de comprar e consequentemente comendo cada vez menos. A propósito, como você faz para que as folhinhas durem mais na geladeira??

    Depois deste post vou tentar dar mais uma chance para as folhas.
    Bjo

  32. Eu também queria gostar de verduras e legumes a ponto de não sentir falta dos carboidratos e das proteínas. Até rola, mas por obrigação e fazendo cara feia!

    Ri demais disso: "Acho a cara da rikezah aquelas mulheres magérrimas comendo uma saladchenha!"

  33. ? disse:

    Oi Tati. Eu também não gostava de folhas, mas por vários motivos, aprendi a gostar. É super fácil deixar uma salada gostosa! É só colocar parmesão e/ou nozes, parma, molho de gorgonzola, bacon e afins que ela fica uma loucura! O problema é que aí ela não é mais uma opção light. Sigo os vigilantes do peso e se vc for incrementar a salada desse jeito ela vai contar mais pontos que a refeição principal. Do jeito que vc colocou aí em cima ela já dá mais pontos que o arroz e feijão. O que eu faço e dá certo para mim é:
    1 – Colocar pedaços de frutas frescas (toda fruta que eu compro que está um pouco azeda para comer vira salada);
    2 – Misturar repolho roxo/acelga/chicória fatiada bem fininho nas folhas (pois têm um gosto e textura diferentes). Experimente ralar a cenoura e/ou a beterraba no ralo mais fininho que também ajuda.
    3 – Alternar o azeite com maionese (pouca) e tahine (delícia).
    4 – Alternar o limão/vinagre/suco de fruta cítrica.
    5 – Com muita parcimônia, vale colocar 1 colher de sopa de parmesão (nunca, jamais aquele nojento de saquinho) ou nozes/amêndoas/castanhas tostadas e bem picadas.
    6 – Se a salada for substituir uma refeição (normalmente o jantar), aí vale um ovo cozido ou peito de peru/blanquet picadinho, queijo fresco, grão de bico, feijão branco ou proteína de soja (já cozida e temperada).
    7 – Alopre dos temperos. Vale testar todos os pózinhos e ervas frescas que vc tiver. Só cuidado com o alho desidratado porque às vezes ele vem frito ( e ainda por cima em gordura vegetal hidrogenada!).
    Beijos!

  34. CR disse:

    Eu curto um bom prato de salada, viu?
    Mas confesso que em épocas de corte de calorias (oi? sempre!), às vezes me canso de mastigar alface…
    Por isso, novas dicas de combinações sempre são bem-vindas!
    Vou aguardar as suas…
    Um beijão!

    Ciça

  35. Bia Santana disse:

    Eu adoro folhas, adoro saladas com peito de peru, queijo branco, mas nada de misturar frutas, a não ser manga que fica tudo de bom, mas frutas secas eu não encaro de jeito nenhum, ah tb não gosto de misturar castanha rs. O molho com certeza ajuda e muito! O engraçado é que eu não consigo ser phyna e comer a salada sozinha como entrada, eu como misturada com a comida mesmo rsrs. Puro glamour! kkk

  36. Tbém axo um losho esse povo que pede salada e um grelhado… vontade de ser assim, mas tbém tenho um pouco de dificuldade nos verdes… mas como quero emagrecer tô aprendendo!!!!
    Bjocas

  37. mpquast disse:

    Aprendi a curtir também na base de misturar frutas, castanhas, queijos… Seja perseverante que uma hora você se acostuma!

  38. Eu gosto de folhas de qualquer jeito, mas assim colorida e cheia de sabores a salada fica muito melhor. Mostarda e mel é uma dica prática e deliciosa e que faz o maior sucesso aqui em casa!
    Comer folhas pode ser ruim no começo, mas agente aprende com a maturidade e a preocupação com a saúde e depois acha indispensável.
    Seu bloguinho é lindo! Sempre passo por aqui…
    Tenho um tbm, mas ele está magrinho pois não tenho tempo pra atualizar. Conheça qdo tiver um tempinho

    Bejo

    • George Pastor disse:

      Também, e as produzo, sou produtor de hortaliças e químico..Adorei este blog, bem como os comentários sobre este tema, salada de folhas. Mas, exceptuando-se as frutas,quais os alimentos que são saborosos naturalmente? Entretanto, conforme o nível da fome, que tudo vira gostoso. Não dizem que o sabor da comida é a fome..Enfim, esta questão do paladar é complexa, pois as nossas papilas – cerca de 32 – precisam detectar centenas de substâncias. O prazer reflete sempre o conjunto delas e cada uma de per sí. Elas tem sido o nosso grande nutricionista ao longo dos tempos – milhões de anos. As nossas papilas foram projetadas para aprovarem refeições balanceadas. Qualquer ingrediente individual pode se tornar nocivo. Portanto, o sabor das folhas – bem como quaisquer outro ingrediente de salada – não é bom naturalmente. É necessário as combinações complementares, seja de macro , seja de micro nutrientes, para equilibrar e dar sabor. Os temperos todos são constituidos por concentrações muito altas de micronutrientes ou substâncias medicinais, que somente podem participar dos pratos em pequenas doses.
      Enfim, são fundamentos da culinária, as combinações certas..

      Abçs!

  39. Paty... disse:

    Oi Tati!! Eu curto uma saladinha viu… Sinto falta quando não tem para acompanhar as refeições, como praticamente todos os dias…
    Beijocas!
    Paty

  40. Também não gosto nada de saladas! Estou tentando introduzi-las nas refeições, mas é tão difícil! rs!!!

    Queria tanto gostar de uma salada, mas, por mais que tente é difícil engolir as verdinhas! rs!!!!

    bjs

    Renata Moda
    http://napanelatem.blogspot.com.br/

  41. Biessa e Claudia – Meu respeito total por vocês amigas! Inveja mode on!

  42. Eu curto pratão de salada, rs..! Alface americana e rúcula são meus verdinhos preferidos! Adoro o cheiro e sabor da rúcula, e adoro o crocante mastigar da alface americana. Bem temperada e com demais ingredientes interessantes, realmente fica demais, dá um "tchan" no verde e acredite: com o tempo, vc vai aprender a saborear e gostar só do verde. O que não pode, nunca, é querer comparar com outros alimentos, pois verduras realmente são insossas, mas podem ser interessantes. Sei lá, eu curto. Me sinto comendo leveza e saúde. É divertido! 🙂

  43. Emanuel disse:

    Rikezah. Demorei dois anos para entender… e ri mais dois anos depois disso. 🙂

  44. Folhas nhecas rsrsrs não gosto, não adianta… de vez em nunca até dá uma vontadezinha de comer um verde, aí vai uma salada básica de alface…

  45. Daiana disse:

    Eu estou aprendendo como você!!!!
    As vezes dou uma sapicada de batata palha também…

    E vou gostar das suas dicas.

    Beijinhos

  46. Biessa disse:

    Eu curto! Tento misturar sabores e texturas: algo doce, algo crocante (crouton, alface americana)

Deixe uma resposta