Mini Moranga com Recheio de Camarão

Eu acho essas mini abóboras tão fofas que quando encontro não resisto e trago para casa. Dessa vez eu fiz com um creminho de camarões para acompanhar. Fica uma prato bem bacaninha e já adianto que é bem simples de fazer.

Comece cortando uma tampa da abóbora. Com a ajuda de uma colher, retire a semente e leve para cozinhar em água fervente por cerca de 10 a 15 minutos. Quando você colocar as abóboras na água fervente, preencha a cavidade com a água assim elas vão pesar e afundar (se ficarem boiando não vão cozinhar por igual). Depois que estiverem macias, retire da água e pincele por dentro e por fora uma mistura de 1 colher (sopa) de azeite com uma pitadinha de sal. Reserve.

Para o recheio (essa quantidade dá para 2 ou 3 mini abóboras, dependendo do tamanho): Refoguei no azeite (usei o de oliva e um pouco de dendê) 1/2 cebola e 2 dentes de alho picados. Juntei 1/2 pimentão verde picado e na sequência 1 xícara de camarões (aquele miudinho) que estavam temperados com sal, limão e pimenta. Somei  e 1 tablete de caldo de camarão, 5 colheres (sopa) de molho de tomate (usei aquele de sachê 100% natural) e 1/3 de um vidrinho de leite de coco de 200ml . Acrescentei 1 colher (sopa) rasa de amido de milho (Maizena) dissolvida em um pouco de água para não empelotar, misturei até engrossar. Juntei um punhado de cheiro verde e só. Em cada uma das mini abóboras, espalhei por dentro 1 colher (sopa) de creme de ricota (pode ser requeijão) e preenchi com o creme de camarões. Levei ao forno em 200º por 10 minutinhos só para o azeite deixar a casca brilhosa porque o visual é importante, né não?  Quase que comemos até a casca, de tão boa que ficou!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

32 Comentários

  1. Mirlei Fernandes disse:

    comprei dessa moranguinha, porem achei ela com um sabor amargo… é assim mesmo?

  2. Tati, aqui tem muita dessas aboboras pequenininhas e eu sempre faco. (London).
    Mas ao inves de cozinhas na agua eu passo oleo enrolo com papel aluminio e ponho no forno a carne fica mais saborosa e nao fica aguada. So uma dica 🙂

  3. Hummmm
    Com este friozinho de inverno é tentador.
    Vou arriscar para comer com a família.
    Nunca fiz, mas sou aventureira e vou arriscar !

  4. eu adorei as receits são bem esplicadas não vou deixar de acessar

  5. Ana disse:

    Olá! Ficou uma delícia! meu filhote repetiu duas vezes! só que fiz com a moranga grande… tive um pouco de dificuldade para assá-la, demorou muuuuito e acabei perdendo o ponto ela rachou, enfim acabei raspando ela e fazendo um purê. Como você assa abóbora grande Tatiana? Obrigada 😉

    • O ponto é complicado porque depende do forno, do tamanho da moranga, do quanto ela está madura…. tem que ir olhando. Para abobora grande eu retiro a tampa e semente, lavo por dentro e por fora. Passo um temperinho por dentro, pincelo óleo por fora (para ficar brilhante), enrolo no papel alumínio e levo ao forno. Demora de 30min a 1h, mas de vez em quando tem que olhar.
      Bjs

    • Ana disse:

      Verdade, tem que levar em consideração o quão madura ela está… o que aconteceu foi que de repente o fundo ficou muito mole a abriu enquanto a tampa e ao redor dela ainda estava completamente crua. Acho que vou virar ela na próxima vez 😉

  6. Roberta disse:

    Tati,
    fiz essa receita para o Dia dos Pais e ficou ótima!
    Obrigada pelas dicas sempre certeiras…
    Olha a foto: http://instagram.com/p/OMw3yFxxco/

    bjs!

  7. Roberta disse:

    Tati,
    fiz essa receita para o Dia dos Pais e ficou ótima!
    Obrigada pelas dicas sempre certeiras.

    bjs,
    Roberta

  8. Thi disse:

    faz tempo que eu paquero essas mini morangas no mercado… comprei duas essa semana e vim fuçar na net uma receitinha, desconfiando que o 'modus operandi' podia ser diferente da moranga grande tradicional… adorei as dicas 😉 adaptei o recheio, pois eu não tinha camarão nem leite de coco… fiz com peito de peru picadinho, pimentão vermelho, ricota defumada picadinha, cheiro verde, cebola e alho, uma pitadinha mínima de queijo ralado, molho de tomate, um pco de sal (pra não usar tablete de tempero artificial) e creme de ricota (que misturei no recheio pra 'substituir' o leite de coco, ao invés de espalhar dentro delas antes do recheio como vc fez… espalhei só o azeite com o sal)… tati, ficou "mara"… adorei! obrigada pelas dicas, deu super certo… e parabéns pelo blog, sensacional isso aqui, já tá nos meus favoritos e vou consultar sempre… bjoka

  9. Lenita disse:

    Lindas, lindas, adoro o colorido, as imagens deixam adivinhar o bom sabor!
    Nunca vi destas abóboras à venda…mas há umas outras que deve dar para fazer esta receita…levo comigo. Obrigada, o seu blogue é muito bom e bonito! Bjs.

  10. Unknown disse:

    Que lindinhas essas moranguinhas…e com cara de muito saborosas.Estou com água na boca, mesmo depois de ter acabado de almoçar. Pena que não consigo encontrar o tablete de caldo de camarão, que anda em falta por aqui.

  11. ola! hummm ja to com água na boca que dilicia
    bjusss…

  12. Que apresentação maravilhosa, Tati. Vou guardar o passo a passo para um dia especial. Beijão

    Karina, do mariacarambola

  13. Isso deve ficar delicioso! Adoro seu blog!
    Beijos

  14. Obrigada Renata.
    Fotos minhas, Canon T3.
    Bjs
    Tatiana

  15. Renata disse:

    Que amor essa mini abóbora!
    Estive dando uma olhada geral no blog e fiquei encantada com as fotos. Você mesma que tira? Qual equipamento usas? 🙂

    Beijos

  16. Marília cabe na mão, é um pouco maior que uma laranja, veja pelo tamanho do prato. É um prato raso comum.
    Bjs

  17. Eu nunca vi morangas(aqui em Natal é jerimum) pequeninas!!!
    Qual o tamanho dela?? cabe na mão???
    Babei nesse prato!!!

  18. Mariana disse:

    Coisinha mais fofa! Aqui nos EUA tem um milhão de variedades de abóboras mini, cada uma mais lindinha que a outra. Geralmente compro as fofas pra decorar! Agora já sei o que farei com elas a próxima vez que comprar!! 🙂

    http://www.cravoepanela.com

  19. Edna Melo disse:

    É lindo! Parece delicioso! Um beijo!

  20. Tati
    Adorei a dica. Eu sempre vejo essas moranguinhas na feira, aqui em Floripa, mas tinha medo que o gosto não fosse lá aquelas coisas…
    Da próxima vez me jogo nelas! Ahahhahaa.
    Grande beijo,
    Ju- http://www.temdelicianacozinha.com.br

  21. Quéroul disse:

    NÃO TENHO FORÇAS PRA FAZER UM COMENTÁRIO DIGNO.
    coisa linda, Tati! quero agora!!!

    que aconteceu com meus blogs favoritos que resolveram postar delícias que fizeram o estômago dessa pessoa recém-almoçada, e já sobremesada, RONCAR DESESPERADAMENTE???

    afe.
    =***

  22. Amei a receita e fica super bonitinho para servir.

    Bjos

  23. Andrea – que imagino a surpresa negativa na hora…ui!!! Por isso é bom abrir a moranga antes, é mais trabalhoso mas garante não ter surpresinhas né?

  24. olga oliveira disse:

    Que delícia! Vou fazer…….

  25. Andrea disse:

    Oi, Tati!

    Na Páscoa eu e minha mãe tentamos fazer um prato bem parecido, mas com a versão gigante. A moranga estava lá em casa há algum tempo, trazida diretamente de MG pela minha mãe.

    Pegamos a moranga, lavamos, besuntamos com azeite, envolvemos em papel alumínio e colocamos no forno por um tempão. Enquanto isso, preparei um creminho com camarões médios e fritei alguns dos grandões para decorar a moranga…

    Quando senti a moranga macia, tirei o alumínio e meu irmão fez o corte da tampa para retirar as sementes – só que havia uma surpresa: tinha bichos dentro da bendita da moranga!!! Ai, que nojo!!!

    A moranga kinder ovo – com surpresa dentro – acabou com a nossa farra e o que deveria ter sido camarão na moranga virou apenas um prato bem saboroso de camarão ao creme de queijos, servido sobre um purezinho honesto de batata e mandioquinha, enquanto que os camarões grandões viraram aperitivo…

    E o pior de tudo é que a moranga foi inteirinha verificada e não havia sequer um furinho pra denunciar a existência dos aliens lá dentro!

    Foi triste, mas valeu pela experiência…

    Bjão

    Andrea – Sweet and Saucy
    http://betasweets.blogspot.com/

  26. Nossa Tati.. Que coisa mais apetitosa de se olhar..
    Imagino o quanto deve ter ficado gostosa…
    Beijo

  27. Emanuel disse:

    Por aqui é dificílimo encontrar essas abóboras… :/

  28. Janaína disse:

    Uma pena que ninguém aqui come abóbora, só eu…snif! Mas achei linda a receita.

  29. Ana Paula disse:

    Tati eu fiz aquela receita com carne seca que vc deu e ficou uma delícia! Acho que dá para adaptar com essa abobrinha, vou testar. Bjs

Deixe uma resposta