Legumes na Manteiga

Legumes na manteiga é um acompanhamento perfeito para todos os tipos de carnes (vermelha, frango, peixe). Você até pode usar apenas azeite, mas a manteiga dá um sabor maravilhoso. Se tem um jeito bom de comer legumes para mim é esse! Amo! E o melhor: não dá trabalho algum para fazer, quer ver?

Separe, higienize e pique os legumes que vai usar. Vagem, batata e cenoura, possuem o mesmo tempo de cozimento, então podem ir juntos para a panela.

Eu cozinhei em água e sal, mas você pode fazer no vapor, que é mais saudável.Como expliquei acima, coloquei na água fervente a batata, a cenoura e a vagem (todos em pedaços grandes) e após 5 minutos, coloquei as flores de brócolis, porque essas cozinham mais rapidamente.É importante que os legumes fiquem macios mas sem cozinhar demais.


Depois de cozidos e escorridos, você aquece 2 colheres de manteiga, junta os legumes, um punhado de salsinha e sal. Eu, pessoa pheena que sou, usei sal rosa (não sabe o que é? clique –> aqui). Para dar um resultado de restaurante na salsinha e deixá-la finíssima assim (como na primeira foto deste post), existe um truque, veja –> aqui.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

22 Comentários

  1. Elenilda bento de Jesus disse:

    Gostei legumes na manteiga! Faço sempre cove na manteiga fica maravilhoso!

  2. Flavia Soares disse:

    Fiz para o almoço e jantar…
    Gente!!! A manteiga dá um sabor incomparável, usei ervilha torta,abóbora e couve flor(era o que tinha em casa)ficou divino!!!! Não

  3. Záira Diniz disse:

    Adoro suas receitas! Esses legumes deram água na boca! 😉

  4. Acabei de fazer… SUCESSO! 😉

  5. sempre faço essa saladinha , mas nunca passei na manteiga, vou experimentar, deve ficar muito gostosa! Amei as dicas!
    Beijo,
    Lu

  6. Não é ruim, mas é sem gosto. Serve só para decorar mesmo.
    Bjs

  7. Ana Cláudia disse:

    Dúvida de iniciante: a salsinha desidratada que vende no supermercado é ruim?

  8. Tania Valles disse:

    Fiz o truque da salsinha, queimei , o micro fez barulho e um cheiro de queimado, a salsinha torrou,mas cheguei a tempo de desligar. Tentei de novo, deu certo, ficou ótimo, já fiz várias vezes,so que 2 minutos é muito, o meu fui colocando 30, 30,30, virando as fls de papel toalha, nem chegou a 1 minuto. Acabei de fazer, não quero outra vida. Muito bom, Tati.Adorei.Vc é o máximo. Bjs

    • É por isso que no final do post da salsinha tem um alerta dizendo para ficar esperta com o tempo que isso pode acontecer mesmo, pois este é o tempo do meu micro-ondas.
      Mas eu tb adoro esse truque, muito prático! E pode fazer um monte e guardar que dura bastante, bem mais que a salsinha fresca!
      Bjs

  9. Cozinhei a vapor e coloquei abobora também, ficou ótimoo!

  10. Lunasto disse:

    Tati no cozimento dos 3 legumes com tempo de 5 minutos, é no fogo alto, baixo ou baixamos após os 5 minutos para colocar o brócolis?

  11. tati, eu fiz os legumes e ficou maravilhoso, eu fizzzzz, e meu filho chato, enjoado e um pouco mais, amou, e a salsinha deu certissimo, 2 minutos, misturei salsa e coentro, ficou lindo, comi com uma carninha de panela e um pouco de ricota com uva passas, se combina, sei la!!!kkk mas comi com prazer!!!! to adorando testar as receitas que vc posta, e agradeço, minha filha fez eu virar sogra, então, ja mando as recitas pra ela ir testando e aprendendo, ela vai precisar, né? !!!! beijão e valew por seu empenho e carinho, amo seu blog, parabensssssssss

  12. Adorei a idéia, bem simples, mas nunca coloquei na manteiga, sempre faço noi vapor e tb fica muito bom!

    beijos

  13. Fiz hoje e coloquei farinha de rosca por cima
    Fico uma delicia

  14. Léia disse:

    Adoro legumes assim, mas minha filha qdo fomos para Vitória todos os dias pedia no restaurante do hotel legumes na manteiga.O chef do restaurante já sabia que era para ela e mandava o prato caprichado, ela tinha apenas 6 anos.Deu saudades ao ver essa receita.Agora está uma adolecente.O tempo passa rápido e o que nos remete às lembranças sempre são as receitas.Adorei.Bjos.

  15. Deh disse:

    Comi hoje uma versão desses legumes com gengibre junto. Coisa sensacional. Bobinha e sensacional, fez toda a diferença.

  16. Coloquei uma observação no post da salsinha para evitar combustão kkkkkkkkk

  17. Cada microondas é de um jeito. O seu deve ser mais forte. Diminua o tempo. kkkkkkkk… por conta disso eu não gosto de passar tempo de forno, de microondas, de nada, porque muda completamente de marca para outra aí vcs seguem à risca e dá nisso kkkkk….
    Bjs

  18. Tati, fui fazer o truque da salsinha e… QUASE COLOQUEI FOGO NA COZINHA!!!! Fiz como vc falou: coloquei sobre 2 folhas de papel toalha e coloquei no microondas por 2 minutos na potência alta. Após 15-20 SEGUNDOS o microondas começou a fazer um barulho diferente e, qdo olhei, o troço tava pegando fogo!!!! Quase morri do coração! hahahaha

    Que que eu posso ter feito de errado?? Bjo!

  19. Paty_Gidi disse:

    Hum, sempre faço….na manteiga de garrafa então fica um arraso!!

    bjs

  20. Sadako – Na água do cozimento o total é uns 10 minutos (5 para os 3 legumes e mais 5 com o brócolis) e na frigideira é só o suficiente para envolvê-los na manteiga.

    Bjs

Deixe uma resposta