Panelas de Ferro

Quem me acompanha aqui sempre vê que eu cozinho muito nas panelas de ferro, elas são as minhas preferidas, por este motivo recebo muitos e-mails e comentários perguntando o que eu acho sobre esse tipo de panela, então resolvi fazer este post para deixar como referência para quando me perguntarem.

Hoje existem várias marcas no mercado e posso falar de algumas delas porque tenho das mais caras às mais baratas. Todas coloridas, nem ligo, aliás gosto assim (ainda quero uma verde e uma roxa). De acordo com a imagem acima (que são exatamente as panelas que possuo) são elas:

1, 2 e 3 – Todas da marca francesa Le Creuset – Qualidade impecável, na minha opinião as melhores do mercado. Ponto negativo: preço. São muito caras. Se diferem das demais pelo acabamento perfeito, esmalte impecável e durabilidade. Duram a vida toda.

4 – Frigideira da La Cuisine. Marca vendida pelo shoptime. Quase não uso, não pela qualidade e sim pelo formato. Ainda prefiro as frigideiras antiaderentes, mas a qualidade é boa e o preço MUITO bom.

5. Esta caçarola é da La Grand Maison, fabricada no Brasil e uma alternativa mais barata também. Não tenho a minha há muitos anos para dizer se com o tempo ela continua perfeita, mas me parece boa. Vende –> aqui.

6. Caçarola oval da Staub, marca francesa TOP assim como a Le Creuset. Acho linda, mas ainda prefiro a Le Creuset. O fato da Staub ter um revestimento preto e menos lisinho faz com que eu prefira as da Le Creuset, mas é só minha opinião pessoal. Essa é uma ótima panela, com durabilidade incrível também.

Meu primeiro conselho para quem está pensando em comprar uma dessas panelas é que vá até uma loja física e veja a panela pessoalmente antes de se arriscar em uma loja virtual. Digo isso porque o primeiro grande diferencial dessas panelas é o peso. Elas são MUITO pesadas.

Isso pode ser uma vantagem, pois a tampa não fica “pulando” com o vapor do cozimento, ela fica 100% vedada e isso faz os alimentos cozinharem bem mais rápido. A desvantagem está na falta de mobilidade, é uma panela mais difícil de transportar, erguer com uma mão apenas dependendo do tamanho não dá mesmo. Por isso, é importante que você pegue a panela, observe, principalmente se optar pelas mais caras.

O esmalte interno: tem quem ame e quem deteste. Com o tempo você aprende quais alimentos funcionam melhor para serem preparados em panelas de ferro e aprende a lidar com o esmalte. Vale lembrar que elas demoram bem mais para esquentar porque são muito grossas e ficam quentes por muito mais tempo, então você precisa se adaptar a isso para não queimar a comida, pois mesmo quando desliga o fogo a bichinha continua trabalhando.

Durabilidade: com os devidos cuidados elas duram a vida toda. O esmalte interno é bem resistente mas é preciso usar utensílios que não risquem como espátulas de silicone, colheres de bambu, etc. Também tem que tomar cuidado para não bater ou derrubar, porque elas podem lascar ou na pior das hipóteses quebrar. Se derrubar uma dessas arrisco a dizer que pode estragar seu piso ou quebrar seu pé hahaha.

Bom gente é isso, espero ter ajudado. Se faltou algo perguntem aí nos comentários que eu respondo assim que for possível!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

44 Comentários

  1. Eu comprei uma da Brinox, achei bem boa, uso bastante… óbvio que dá pra perceber algumas imperfeições que não se encontram na Le Creuset… Mas é uma boa opção. A linha chama Fusion.

  2. Ana Paula disse:

    Tati….essas panelas servem para fogão de indução ?

  3. Ma disse:

    Tenho uma da Lê creuset que comprei na Utilplast em SP, estava com promoção de 30% e paguei mais ou menos 400 reais para 27cm, acho que faz 6-7 anos. Como aumentou o preço!!!

  4. Flavia Cavalcante disse:

    Elas grudam e mancham com muita facilidade, e são muito dificeis de limpar. Me arrependi.

    • É uma questão de adaptação à temperatura que elas atingem, as minhas eu acho facílimas de limpar e grudam muito pouco.

    • Ronira disse:

      Misture bicabornato de sodio com um pouco de agua e passe com esponja macia ou pano. Se tiver ha mto trmpo manchadas, deixe-as de milho no bicabornato um tempinho. Sai tudo

  5. Tábata disse:

    Conhece as panelas de ferro da Fontignac? Me recomendaram mas não sei se são boas… São menos caras que as da Le creuset.

  6. carlos disse:

    Olá Tati. Estou querendo comprar uma panela de ferro oval. No entanto, na minha região não as encontro. Diante disso, comprarei pela net. Estou com uma dúvida que é crucial para a compra, mas não consigo achar qualquer informação na net. Voce poderia me responder quantos centimetros de comprimento tem a Le Creuset oval? Pelo que percebi nas fotos da net a Le Creuset oval de 27cm é muito maior do que a STAUB oval de 27cm. Isso procede? Muito obrigado

  7. OlÁ, Tati! Todas essas panelas podem ir ao forno? Qualquer modelo? Obrigada!

  8. Miriam Rocha disse:

    Tenho 4 panelas Le Creuset que comprei em Andorra, em 1986 (vamos dizer no século passado). São maravilhosas, mas para lavar são muito pesadas. Como atualmente meu fogão é elétrico de indução, uso panelas inoxidáveis, mas quando preciso fazer algum prato que exija pressão, eu recorro as minhas antigas panelas Le Creuset que atendem muito bem essa necessidade!
    Gostei muito da reportagem!

  9. Janine disse:

    Adorei seu artigo sobre as panelas de ferro. As minhas, tenho duas, como as da Elizabeth, são bem antigas e eram da minha mãe. São de ferro, pretas e pesadíssimas. Faço quase tudo nelas, frito, cozinho carnes com molho, sem molho, frango, risoto, posta (lagarto) recheada, com molho é a minha especialidade! Todos adoram!! Mas na hora de lavar…Elas dão um certo trabalho, principalmente por causa do peso, mas também não me desfaço delas!! Já estão há mais de cem anos na família e com certeza minha filha e noras vão brigar pela herança, ahahahahah!!!

  10. Elisabeth disse:

    Tenho panelas de ferro bem antigas de minha mãe, que era suiça… são maravilhosas… as minhas são pretas. Numa delas faço um arroz com frango delicioso, ao forno e fica divino!! Em outra panela não fica a mesma coisa. São pesadíssimas e pra lavar são meio trabalhosas e ainda tenho que guardá-las untadas de óleo, pra não enferrujarem… mesmo assim, não me desfaço delas!!

  11. C A I A disse:

    Comprei agora um jogo de panelas da Roichen, alguém conhece? Ainda estou em fase de namoro mas estou amando, quanto a durabilidade ainda não posso falar mas o revestimento é cerâmico e não gruda nada, a distribuição de calor também é bem legal e são muito bonitas, quem conhecê-la e puder comentar, principalmente qto a durabilidade, eu agradeço, pois o investimento foi meio altinho.

    • Fefa Pimenta disse:

      Caia eu tb comprei recentemente e estou adorando. Tb não posso falar sobre a durabilidade, mas creio que seja boa porque eles dão garantia de 2 anos!

    • Sarah disse:

      Olá, estou namorando essas panelas da Roichen para comprar e não encontro ninguém falando nada a respeito, nem se são boas ou ruins. Depois de 2 anos acho que você pode me ajudar contando sua experiência. Obrigada!

  12. Ola, você conhece as panelas DOCHEF? Poderia fazer algum comentário sobre elas? A panelas francesas podem ser encontradas com mais facilidade e melhor preço em algum país da america do sul, Argentina, por exemplo? Obrigado

  13. Vanessa Godoy disse:

    Oi Tati eu tenho algumas panelas da marca la cusine do shoptime e tem uma que pelo tamanho eu uso quase todos os dias. no ultimo fim de semana eu estava refogando a cebola e ela começou a lascar por dentro, ficou saindo o esmalte. Será que perdi completamente a panela?

    • Ixi Vanessa, acho que sim. Esse tipo de esmalte não tem remendo, se tivesse garantia talvez na fábrica eles conseguissem algo, mas não sei dizer se é possível. Infelizmente as "genéricas" não conseguem competir com o esmalte da Le Creuset.

  14. Unknown disse:

    Tati…comprei uma e percebi que ficou meio manchada….o esmalte;;;sera que estraguei? eu selo a carne….e cozinho normal…..só vou lavar quando esfria……me ajude …bjo

    • Eu não tenho como dizer sem ver. Por dentro ela fica toda manchada mesmo quando se faz algum alimento que gruda, tipo carne, mas quando lava sai tudo. Não sei se é isso que vc está se referindo. Seria melhor falar com o fabricante se for outro tipo de mancha.
      Bjs

  15. Be disse:

    Olá Tati,
    você já viu as que estão a venda no Pão de Açucar?
    Queria saber sua opiniao? pois o preço é tentador.
    bjm

  16. podem ir na lava louças?

  17. Eu nao consigo entender porque tudo ai no Brasil e tao caro. E importada, da Franca mas, o preco e um absurdo. Estive ai no Brasil no ano passado e vi algumas em exposicao pelo valor de $800,00 reais !!!!
    Como o dolar estava valendo na epoca 1,87 por cada real, eu fiz a conversao mentalmente e acreditem, o custo da panela em dolares seria de $427,80 !!!!. Daria para comprar aqui nos U.S.A tres panelas e meia na HOMEGOOD outlet. As minhas eu comprei e paguei numa promocao(da Williams-Sonoma) ,somente $99,99 dolares cada uma que, seria como $186,98 reais!!!A panela tambem e produto importado aqui com todas as taxas de exportacao e bla bla bla. Mas, como explicar tamanha diferenca de precos comparamdo com o nosso Brasil verde -amarelo???
    Espero que entenda meu portugues.Meu teclado nao me permite escrever melhor.

    tenha todas um grande final de semana.

    Adele

  18. Cynthia disse:

    Já tinha ouvido falar dessa belezinhas! Sonho de consumo de muita gente!! rsrs

    Boas dicas! Não sabia que eram tão pesadas!

    Beijo.

  19. Preta disse:

    Eu tenho uma frigideira e uma panela "multifunção" da La Cuisine.
    São muito bons, mas tem uns defeitinhos. Tenho uma que compre no Sam's Clube Oval… Melhorzinha que a do Shoptime. Não tenho nenhuma das francesas… Ainda… Há! De qq maneira acho que as mais baratas tem um preço tão bom que compensam. Espero que ajude a tirar dúvidas. Beijos

  20. Karine disse:

    Menina, sou doida por uma panela da Le Creuset, acho linda demais, agora então, com todos estes elogios, acho que vou investir em uma.
    bjk

  21. Que lindas Tati ! Amei sua coleção.
    Uma vez comprei um conjunto de inox no shoptime, aquelas de tampa de vidro. No primeiro dia que usei, queimou toda a panela e meu arroz, rs. Elas são muito finas, esquentam super rápido e queimam tudo.
    Mas tô muito afim dessas de ferro de lá ! Acho que vou experimentar !

  22. Nika Pinika disse:

    Ótimo posto, obrigada pelos esclarecimentos.
    Mas ainda me restou uma dúvida: digamos que eu lasque o esmalte de uma penela de ferro. É possível esmaltar novamente e ele fica ótima ou perdi a panela?

    • Na parte de dentro é praticamente impossível lascar, o que pode ocorrer é riscar, mesmo assim muito difícil. Na parte colorida, de fora, se bater lasca. A tampa da minha laranja tem uma lasquinha. Não perde a panela é só uma questão de estética. Não conheço nenhum lugar que possa consertar esse dano na pintura.
      Bjs

  23. Oi Tati,
    Qual tamanho e formato vc indicaria para a compra de uma primeira Le Creuset?
    Estava pensando na caçarola de 28 cm, mas estou numa dúvida.
    Obrigada.

    • Isso depende muito. Depende de quantas pessoas tem na casa, se vc pretende usar no dia-a-dia ou para ocasiões especiais onde vai cozinhar para mais gente… minha azul oval é a maior que tenho e ela tem 27cm, é bem grande. Essa de 28cm por exemplo, vc vai conseguir fazer risoto para umas 8 pessoas.

  24. Ana Brasil disse:

    Que tipos de pratos vc aconselha a fazer nessas panelas? Estou louca para comprar uma! Vc poderia fazer um post mostrando as diferenças entres as panelas e o que seria ideal cozinhar em cada uma delas! Beijocas

    • É que não conheço todas, por exemplo nunca usei as de cerâmica. Uso basicamente essas de ferro para cozidos, ensopados, molhos e sopas. As antiaderentes para grelhar carnes, peito de frango, essas coisas e tenho um jogo de inox que uso para ferver água de macarrão, fazer arroz, o básico.
      Bjs

  25. É verdade que não soltam o fundo nunca como os antiaderentes?

    • Vou responder igual respondi lá no Face: é que essa é outra categoria de panela, totalmente diferente de antiaderente. O esmalte é muito mais resistente, mas se usar por exemplo uma colher de inox para mexer, com o tempo risca sim.

  26. São lindíssimas,…e se duram uma vida tanto melhor, vale a pena o investimento!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

  27. Tonny disse:

    Essas panelas além de boas e duráveis são lindas!

Deixe uma resposta