Panelas de Ferro

Quem me acompanha aqui sempre vê que eu cozinho muito nas panelas de ferro, elas são as minhas preferidas, por este motivo recebo muitos e-mails e comentários perguntando o que eu acho sobre esse tipo de panela, então resolvi fazer este post para deixar como referência para quando me perguntarem.

Hoje existem várias marcas no mercado e posso falar de algumas delas porque tenho das mais caras às mais baratas. Todas coloridas, nem ligo, aliás gosto assim (ainda quero uma verde e uma roxa). De acordo com a imagem acima (que são exatamente as panelas que possuo) são elas:

1, 2 e 3 – Todas da marca francesa Le Creuset – Qualidade impecável, na minha opinião as melhores do mercado. Ponto negativo: preço. São muito caras. Se diferem das demais pelo acabamento perfeito, esmalte impecável e durabilidade. Duram a vida toda.

4 – Frigideira da La Cuisine. Marca vendida pelo shoptime. Quase não uso, não pela qualidade e sim pelo formato. Ainda prefiro as frigideiras antiaderentes, mas a qualidade é boa e o preço MUITO bom.

5. Esta caçarola é da La Grand Maison, fabricada no Brasil e uma alternativa mais barata também. Não tenho a minha há muitos anos para dizer se com o tempo ela continua perfeita, mas me parece boa. Vende –> aqui.

6. Caçarola oval da Staub, marca francesa TOP assim como a Le Creuset. Acho linda, mas ainda prefiro a Le Creuset. O fato da Staub ter um revestimento preto e menos lisinho faz com que eu prefira as da Le Creuset, mas é só minha opinião pessoal. Essa é uma ótima panela, com durabilidade incrível também.

Meu primeiro conselho para quem está pensando em comprar uma dessas panelas é que vá até uma loja física e veja a panela pessoalmente antes de se arriscar em uma loja virtual. Digo isso porque o primeiro grande diferencial dessas panelas é o peso. Elas são MUITO pesadas.

Isso pode ser uma vantagem, pois a tampa não fica “pulando” com o vapor do cozimento, ela fica 100% vedada e isso faz os alimentos cozinharem bem mais rápido. A desvantagem está na falta de mobilidade, é uma panela mais difícil de transportar, erguer com uma mão apenas dependendo do tamanho não dá mesmo. Por isso, é importante que você pegue a panela, observe, principalmente se optar pelas mais caras.

O esmalte interno: tem quem ame e quem deteste. Com o tempo você aprende quais alimentos funcionam melhor para serem preparados em panelas de ferro e aprende a lidar com o esmalte. Vale lembrar que elas demoram bem mais para esquentar porque são muito grossas e ficam quentes por muito mais tempo, então você precisa se adaptar a isso para não queimar a comida, pois mesmo quando desliga o fogo a bichinha continua trabalhando.

Durabilidade: com os devidos cuidados elas duram a vida toda. O esmalte interno é bem resistente mas é preciso usar utensílios que não risquem como espátulas de silicone, colheres de bambu, etc. Também tem que tomar cuidado para não bater ou derrubar, porque elas podem lascar ou na pior das hipóteses quebrar. Se derrubar uma dessas arrisco a dizer que pode estragar seu piso ou quebrar seu pé hahaha.

Bom gente é isso, espero ter ajudado. Se faltou algo perguntem aí nos comentários que eu respondo assim que for possível!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes