Picadinho com Couscous

Antes de passar a receita vou deixar uma breve explicação sobre o Couscous, pois sempre que posto receitas com ele surgem dúvidas. Couscous é um prato famoso em alguns países (manja couscous marroquino?) e por conta dele ser feito com grão de trigo duro, esse grão acabou sendo genericamente chamado de “couscous”. Então o couscous que trato aqui nada tem a ver com cuscuz paulista ou de tapioca, certo?

O couscous usado nesse prato é esse. São pequenos grãos de trigo moídos grosseiramente que ao se colocar em contato com um líquido de sua preferência ele incha, fica molinho e delicioso. Embora essa caixinha custe entre R$ 8,00 e R$ 20,00 (preço que encontro em Sorocaba) acho um ingrediente bacanérrimo para variar no acompanhamento e rende muuuuito. Fica a dica.

Neste prato o couscous eu hidratei em caldo de legumes e ainda adicionei um pouco de alho em pó (compro no supermercado mesmo).

Para o picadinho refoguei 1 cebola picada no azeite em fogo baixo até ela quase dissolver, na sequência somei 3 dentes de alho amassados e  800g de miolo de alcatra em cubos. Juntei 1 colher (sopa) de mostarda, 3 colheres (sopa) de shoyu, 1 colher (café) de colorau. Como fiz na panela de ferro fui pingando um pouquinho de água quente e mantendo a panela tampada até a água quase secar. Fiz isso umas três vezes, o que foi suficiente para a carne ficar bem macia.

Adicionei 2 xícaras de legumes picados, usei cenoura, batata e vagem. Cobri com água quente e mantive a panela fechada para cozinhar os legumes (fique de olho, se água reduzir muito, adicione mais). Quando os legumes estavam cozidos acertei o sal e adicionei pimenta do reino moída na hora. Faltou o cheiro verde para finalizar, mas não tinha na hora (coloque no seu).  Fica divino para servir com couscous! Amo muito!

RENDE 4 PORÇÕES

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

11 Comentários

  1. Ginagloria disse:

    Pra você que(como eu) não curte as folhas, experimente salada de couscous com alface bem fininha, peito de perú, passas e abacaxi

  2. Que pratinho mais gostoso.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

  3. Danny disse:

    Tati onde compro este couscous em sorocaba meu irmao acabou de se mudar para ai vou pedir para minha cunhada comprar para mim obrigada bjus

  4. Danny disse:

    Tati onde compro este couscous em sorocaba meu irmao acabou de se mudar para ai vou pedir para minha cunhada comprar para mim obrigada bjus

  5. adoro mas ja nao faço a mt tempo mas agora deu saudades o teu esta com um aspceto maravilhoso bjs

  6. Tati, minha filha vai viajar e quer panelas Le Creuset, mas li tantos comentários negativos
    que estou com receio, o que vc acha

  7. Lindo picadinho, e esta panela é nova?
    Bjs Rose

  8. ottimo spezzatino, con il cous cous poi è buonissimo:-)