Galete de Batata

Vi certa vez a Rita Lobo fazendo essa receita e resolvi reproduzir do meu jeito. Molezinha de fazer people! Fica uma linda, aromática e uma delícia para acompanhar grelhados!

Vale dizer que se você usar aquela batata de casca rosada (Asterix) o resultado será melhor, pois ela é mais seca e ficará mais crocante. Eu usei a batata comum (Inglesa) e também ficou uma delícia.

Cada batata média dá para fazer 4 discos que eu empilhei para fazer um tipo de “torre”, então cada batata rende 1 torre como a da foto acima.

  1. Preaqueça o forno em 200º.
  2. Fatie as batatas. É preciso usar um fatiador como esse da foto abaixo ou outro instrumento que permita que ela fique beeeem fininha. Se você cortar na faca não vai conseguir esta espessura e ela não ficará crocante.
  3. Unte uma assadeira ou refratário com bastante azeite e forme discos com mais ou menos 7 fatias de batatas, sobrepondo-as uma a uma. Pincele com cuidado mais azeite sobre os discos.
  4. Polvilhe sal, pimenta do reino e folhinhas de alecrim (opcional).
  5. Leve ao forno e fique de olho porque assa muito rápido. As bordas devem ficar bem marrons, mas se escurecer demais podem ficar amargas.
  6. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e com uma espátula, empilhe os discos formando uma pequena torre.


*A Rita Lobo serviu com um hamburger em cima e molho de mostarda. Eu servi com peixe grelhado e também combinou muito bem.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

23 Comentários

  1. Priscila disse:

    Aff não deu certo….queimei a batata e acho eu que botei azeite de maaiis!!!!findi tentarei novamente!!!!

  2. Priscila disse:

    To fazendooo agora!!!ansiosa!!!

  3. Nem disse:

    Oi Tati será que dá certo no microondas?

  4. Oi Tati fantastica essa receita e super facil alem de ficar lindo acompanhando os pratos ne, tenho uma duvida… como usar as formas de teflon? pq ou eu deixo queimar as coisas ( na maioria das vezes) ou elas não estao no ponto e ja estão quase queimando…..me ajudeeeeeee

    • Carolina eu acho que isso pode acontecer por 2 motivos, ou sua forma é muito fina (porque a espessura varia de marca para marca)aí aquece demais, ou a temperatura do forno está muito alta. Posso garantir que os mesmo 200º variam muito de marca para marca.
      Talvez se você colocar a grade do forno mais alta ajude.
      Boa sorte!!!

  5. Caro disse:

    Tentei fazer esse final de semana e não deu muito certo… a primeira fornada ficou muito mole com muito azeite… e a segunda grudou tudo na fôrma…
    Mas espero ainda conseguir fazer!! Adorei a receita!!!
    Bjs

    • Que pena, tem que achar o ponto certo do seu forno. Se ficou mole é porque precisa aumentar a temperatura, senão cozinha a batata e fica mole mesmo. Infelizmente a qualidade da batata tb interfere muito, como a porcentagem de água varia de uma para outra não tem como controlar todas as variáveis desta receita, mas espero que consiga na próxima!

  6. Unknown disse:

    Esse fatiador é de que marca?

  7. Lilian Reis disse:

    Duvida! é pra fazer exatamente desse jeito, pegar a batata com a casca (lavada), cortar no ralador e ir direto pro forno, sem lavar?

  8. Ana Fayer disse:

    Nossa… que facinho hein??
    Tb quero fazer… rs bjs tô amando seu blog!

  9. wuau mas que delicia esta super bjs

  10. Sophia Saito disse:

    Hummm…. parece ótimo! Tive uma idéia: vou testar com abobrinhas! Adoro legumes assados! Bjos!!

  11. Vou fazer no fim de semana!!!
    Thanks…
    Bjooos

  12. Paula disse:

    Adorei a idéia, vou fazer no final de semana. Bjs!

  13. Ki trem mais linduuuuuuuuuuuu!!!! Amei… vou fazer hj….

  14. Livia Mara disse:

    Ai que delícia!!! Vou fazer amanhã mesmo!

  15. Carol Wruck disse:

    Olá pessoal!
    Estou visitando os blogs e sites que costumo acessar para divulgar um projeto que visa recuperar a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer de mama. O projeto se chama “A Margarida – A Doce Volta”. Se quiser conhecer melhor visite o a página no Facebook que leva o nome do projeto ou o blog Ser Mulher é Profissão e, se puder, ajude a espalhar essa idéia linda e inspiradora.
    Muito obrigada!
    Carol Wruck.

    Obs: visitar esse blog com fome é uma torturaaaaaaaaa!!!!

Deixe uma resposta