Galete de Batata

Vi certa vez a Rita Lobo fazendo essa receita e resolvi reproduzir do meu jeito. Molezinha de fazer people! Fica uma linda, aromática e uma delícia para acompanhar grelhados!

Vale dizer que se você usar aquela batata de casca rosada (Asterix) o resultado será melhor, pois ela é mais seca e ficará mais crocante. Eu usei a batata comum (Inglesa) e também ficou uma delícia.

Cada batata média dá para fazer 4 discos que eu empilhei para fazer um tipo de “torre”, então cada batata rende 1 torre como a da foto acima.

  1. Preaqueça o forno em 200º.
  2. Fatie as batatas. É preciso usar um fatiador como esse da foto abaixo ou outro instrumento que permita que ela fique beeeem fininha. Se você cortar na faca não vai conseguir esta espessura e ela não ficará crocante.
  3. Unte uma assadeira ou refratário com bastante azeite e forme discos com mais ou menos 7 fatias de batatas, sobrepondo-as uma a uma. Pincele com cuidado mais azeite sobre os discos.
  4. Polvilhe sal, pimenta do reino e folhinhas de alecrim (opcional).
  5. Leve ao forno e fique de olho porque assa muito rápido. As bordas devem ficar bem marrons, mas se escurecer demais podem ficar amargas.
  6. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e com uma espátula, empilhe os discos formando uma pequena torre.


*A Rita Lobo serviu com um hamburger em cima e molho de mostarda. Eu servi com peixe grelhado e também combinou muito bem.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes