Arraial D’ajuda-BA – Hospedagem e Passeios

Meu marido não consegue tirar mais do que 1 semana de férias de uma vez só devido ao trabalho dele, então nessa mísera semaninha precisamos escolher bem o destino porque senão a viagem cansa mais do que descansa. Dessa vez não queríamos badalação, agito, nem aquelas viagens cheias de “obrigações” de ter que conhecer mil atrações e os arredores.

Escolhemos Arraial D’ajuda e não nos arrependemos. A ideia era conhecer Trancoso também, que fica bem ao lado, mas como o tempo ficou nublado depois do segundo dia, achamos que não valeria a pena.

Nunca vi uma cidade praiana tão pequena com tantas boas ofertas de hospedagem como Arraial! Tem Hostel, pousadas, hotéis, Resorts, para todos os gostos e bolsos.Escolhemos ficar em um lugar com cara de casa e de frente para o mar. Acertamos muito na escolha. O Residence Pé na Areia é um lugar muito agradável!

É um condomínio de casas rústico, simples, mas muito bem cuidado. Higiene nota mil! Lá tem casas de diversos tamanhos, a nossa tinha uma quarto, banheiro, sala, lavanderia e cozinha completa. Tudo limpinho, cheiroso, uma graça mesmo! Recomendo muito. O preço também é bem bacana.
 

O inconveniente é que ele fica numa praia sem muita estrutura de turismo. Para ir para outras praias ou para o centro é só sair na rua que passam as vans que levam à diversos pontos com preço de R$ 2,50 para qualquer lugar. O transporte é bem eficiente para ir e voltar à qualquer hora do dia ou da noite.

Por ser um residencial ele não oferece serviço de restaurante, mas a cozinha da casa é super completa então basta abastecer a geladeira no primeiro dia e tudo certo.

Arraial fica entre Trancoso e Porto Seguro então tem muitos passeios para se fazer. Confesso que não tive muito ânimo para ficar rodando, então nos limitamos a ficar “lagarteando” na praia e ir ao centro da cidade para comer de noite.

As praias são lindas, água azul esverdeada, morna e sem muitas ondas.

O centro da cidade é fofo. Na igreja Nossa Senhora da Ajuda fundada pelos jesuítas data de 1549, tendo sido reconstruída em 1772,  tem um mirante na parte de trás com uma vista de tirar o fôlego. Cada fitinha colorida amarrada representa um pedido feito a Nossa Senhora da Ajuda.

As ruas mais famosas são a “Brodway” que tem até esquina com a “5th avenue” hahahaha. Lá tem muitas lojinhas de artesanato e artigos de praia. A Mucugê é a rua dos restaurantes das lojas mais “chiquetosinhas”. É considerada uma das mais charmosas do Brasil. Parece muito a Rua das Pedras em Búzios e a Pituba em Itacaré.

 

Estando em Arraial D’Ajuda você ainda pode passar um dia do Eco Park (acho que para crianças deve ser muito bom, eu tô véia para isso), passear em Trancoso ou Porto Seguro, se curtir história pode visitar os pontos turísticos da época do descobrimento, ver as baleias Jubarte de perto em Abrolhos, mergulhar no Recife de Fora, enfim, tem muitas opções que com certeza vão lhe oferecer quando você chegar no seu hotel.

Eu posso dizer que passei todos esses dias “parasitando” na praia de dia e comendo na rua Mucugê de noite e foi ÓÓÓtemo!!! Amanhã tem um post sobre os restaurantes que conheci!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

16 Comentários

  1. Lorena Pires disse:

    Ei Tati, adoro seu blog….Estive em Arraial em outubro recente, e me surpreendi com tantas opções que lá nos oferece e confesso que numa próxima ida ficarei em uma pousada mais próxima ao centro, fiquei hospedada em um excelente lugar principalmente para casais que querem sossego e privacidade… pq todas as noites era um tormento arrumar vaga pra estacionar, no mais adoramos tudo, a barraca que melhor nos atendeu foi a Sol Beach na praia de Mucugê, super recomendo..

  2. MEG disse:

    adorei tua história e esperando a continuaçao mas é tranquilo andar pela Praia se nao tem muita gente? é que tive uma má experiencia em Maceió e estou meio traumatizada

  3. Tiane disse:

    novembro to indo … obgada pelas dicas !

  4. Também gosto de férias "zen", mas o Eco Parque de Arraial é ótimooo! Tem uma praia particular bem caaaaaaalma além de todos as atividades aquáticas, tirolesa, toboágua tamanho família…Fui com meu sobrinho e, se bobear gostei mais do que ele!! hehehehe Outra ótima pedida é o passeio até o Parque Marinho Recife de Fora, com uma palestra maravilhosa do Projeto Coral Vivo! Ai, que saudade das férias!! Bjs

  5. Olá …tb AMOOOO a dupla Porto Seguro/Arraial , pra vc ter uma idéia somente este ano ,eu e meu marido já fomos 3 vezes …e cada passeio é uma nova descoberta !!! Minha familia brinca que vamos receber título de "Cidadão Honorário" …kkk !Super recomendo! !!

  6. adorei ter estado nestes lugar, arraial, trancoso, mergulhos afff tudo de bom e a paisagem lá do "AI Q LINDO" o banho de lama no mangue e o passeio de barco nem se fale né..
    pretendemos ir em 2014 novamente e dou uma dica pra quem pretende viajar, viaje fora de temporada tipo junho ou julho os gastos reduzem mais 50% incluindo a passagem e o sol lá ta sempre fervendo mesmo……

  7. Nathalie disse:

    Atualmente moro em Eunápolis-BA, cidade próxima a essas outras maravilhas e é muito bom o lugar, todo passeio é sempre maravilhoso. Minha cidade natal é +ou- 3hrs e 30 de Salvador, minha cidade já faz parte da Chapada Diamantina, vale a pena conferir também, tem cachoeiras belas, poço azul, serras e paisagens maravilhosas, dá para se ter uma ideia se pesquisar sobre a Chapada Diamantina nos sites de busca. Parabéns pelo passeio.

  8. Olá Tati, sou de Arraial D'Ajuda, atualmente moro em Salvador, vi suas fotos e me emocionei de saudades da minha amada terra! Recomendo a todos a conhecerem a região, de Porto Seguro, Trancoso, e Caraíva um lindo vilarejo. A região é hospitaleira e linda, vale muito a pena, amo demais a minha cidade Arraial d'Ajuda. Bjãoooo

  9. Tati, sou de de Arraial D'Ajuda atualmente moro em Salvador. Me bateu tantas saudades da minha cidade ao ver suas fotos, recomendo a todos a conhecerem a Região, Porto- Seguro, Trancoso, recomendo também Caraíva um vilarejo lindoooooo. Super bj e obrigada por prestigiar a minha cidade que tanto amo.

  10. Rosana Remor disse:

    Tati, minha filha passou uma semana em julho aí em Porto Seguro e conheceu o Arraial e Trancoso…nem queria mais voltar, de tanto que festou e gostou!Quero ir!!Beijos.

  11. Renata disse:

    Ja fui ai é simplesmente maravilhoso, ficamos em porto seguro, mais conheci Arraia/Trancoso/Praia do Espelho/Recife de Fora/Praias de Santo André/Cabralia é tudo muito lindoooo

  12. Elisa disse:

    Tati, pelo visto você não foi ao Eco Park e eu acho que ir à Arraial e não ir neste parque é uma pena… fui com meu marido quando não tinha filho e simplesmente amamos o parque. Da próxima vez não deixe de ir….

  13. Nossa Tati eu amo o Trio Porto Seguro/Arraial/Trancoso… tanto que o ano passado as duas vezes que tirei férias fui pra lá hehe… vale muito a pena e sempre fico com vontade de quero mais! Excelente escolha e passeio 🙂 Espero que você volte em breve.

  14. Nanda Silva disse:

    amiga, eu passei minha lua-de-mel entre Porto Seguro/Arraial e Trancoso e super recomendo. Lugar lindo, calmo, águas mornas! beijo