Camarão Cremoso

Receita bem simples, mas saborosíssima, aromática e daquelas fácil de agradar. Quem não come frutos do mar pode fazer com frango também. Vegetarianos podem usar abóbora, palmito ou outro vegetal que gostem!

Dica para a galera de Sorocaba: o camarão na banca de peixes da CEAGESP tem preço bom e eles limpam, claro que o “limpar” deles significa tirar cabela e casca, o resto do “serviço sujo” a gente faz em casa.

Essa receita não rende muito, dá para 2 pessoas comerem bem ou 3 moderadamente.Eu comprei 500g de camarões médios, mas depois de limpos restaram uns 350g. Limpei e temperei com 2 horas de antecedência com um tempero pronto que tenho na geladeira que é cebola, alho, ervas e azeite. Tudo batido no liquidificador. Mas vocês podem temperar como preferirem. Sal, pimenta e um fiozinho de azeite são suficientes. Não tenho mais usado suco de limão no tempero porque aprendi que endurece o camarão, embora combine super.

Os camarões eu refoguei no azeite para pegar uma cor, retirei da panela e reservei. Em outra panela (poderia ser na mesma, mas fiz na frigideira e não caberia) juntei um pouco de azeite, 1 colher (sopa) de manteiga e refoguei 1 cebola pequena picada. Juntei 1/2 xícara de pimentão vermelho em cubinhos e 2 tomates sem pele e sem semente picados. Polvilhei sal para que soltassem líquidos e tampei a panela.

Quando o refogado estava bem macio, quase desmanchando, juntei os camarões. Somei 1 colher (café) de colorau, uma de açafrão (cúrcuma) e uma de mostarda (comum). Juntei 1 caixinha (200g) de creme de leite, acertei sal, polvilhei pimenta do reino e salsinha.

Ficou show!


Só precisa de um arroz branco e salada verde para acompanhar!

Antes de encerrar eu quero muito fazer uma recomendação. A Ceraflame, marca luxo total no quesito cerâmica me mandou umas peças incríveis, inclusive a que estou usando na receita. Vale lembrar que além de lindas demais as peças são atóxicas, não riscam, podem ir ao micro-ondas, forno convencional e na chama do fogão. Tudo de bom!!!  Dá uma conferida aqui: http://www.ceraflame.com.br/

 

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

15 Comentários

  1. Paulo Sidnei Costa disse:

    Parece delicioso. Vou fazer no almoço de hoje.

  2. Rita Santana disse:

    Receita "mara" kkkkkkkkkkkkk, como diabética uso o creme de leite light e posso comer sem me prejudicar. Obrigado Tatiana!!!!

  3. Tati, se q não tem nada haver eu te incomodar com isso, mas sempre vejo suas receitas e fico admirada com sua panelas rsrs, sabe sou louca para comprar essas com revestimento interno de ceramicas e dar um fim em todas que tenho lá em casa, mas fico com medo, pq são mais caras e não tenho certeza se são boas, e quais marcas melhores, vc poderia me indicar alguma marca legal, q venha um jogo completo?
    Desde já fico agradecida

  4. Pri disse:

    Fiz hoje e foi só elogios! Muito saboroso! Apenas diminui um pouco o creme de leite, pois queria pouco caldo. Amei!

  5. Geralmente só vejo mulher comentando aqui huahuahuahu mas homem tbm gosta de cozinhar… talvez alguns sejam apenas preguiçosos rsrs… Eu fiz a receita, acompanhei com um vinho branco, Torontés – Crius (Argentino)… ficou perfeito!

    • Leni disse:

      Augusto!! bom saber que tem homem que ainda cozinha!! aqui em casa o meu não sabe nem fritar um ovo, rsrsrs acaba que a grande maioria das cozinhas brasileiras são "pilotadas" por mulheres, mais homem qdo gosta de cozinhar sempre cozinha muito bem!! rsrs
      abçs
      LEni

  6. Mony Morena disse:

    Tati, essa receita lembra o nosso Vatapá aqui da região norte. A diferença é que usamos o pão amanhecido ( akele de um dia para o outro) fica mais encorpado e colocamos tbm uma pimentinha de leve só p chacoalhar mais a vida. Menina experimenta e conta p gente.

  7. Ninha disse:

    Nossa, que legal. A receita deve ficar boa meso. Sempre faço esse tipo de refogado pra tudo que eu cozinho, e só acrescento a carne ou frango, ou moela quando já está tudo desmanchando. Noto que ajuda a ficar com o caldo mais grossinho. só não faço com o camarão quando cozinho pro meu pai que gosta do sabor do camarão só no sal. Ele diz que esse refogado deixa o camarão doce. Vê se pode! Babei com a receita viu! Tenha uma ótima semana.

  8. Tati,

    Tira bastante foto para contar tudo aqui para as coleguinhas,adoro suas dicas de viagem,bjs e se joga!!!

    Cattarina Marins

  9. Rosana Remor disse:

    Ah,meu Deus!!Que delícia!!Eu vou fazer, aqui é perto de Laguna, a terra do camarão!!Beijos.

  10. Ola tati, voce pode continuar a sentir o sabor incrivel do limao no SEU prato feito com camarao – basta colocar a casca ralada do limao.Nao fica forte e ainda enriquece o sabor.
    Adele

  11. Que delicia, fiquei com muita vontade. Fiz um conta no google só para poder comentar kkk, já sou leitora do blog a bastante tempo, já fiz muitassssss receitas e sempre ficam muito boas! Parabéns!

  12. Valeu pela dica. Agora já sei o que farei no fim de semana. As cerâmicas são lindas.

    http://www.umdiasereichef.blogspot.com

  13. Paula disse:

    Estou encantada com esse camarão e com as cerâmicas. Lindos!

  14. Mary Agleyse disse:

    Adorei esse prato!! Como sou alérgica a camarão trocarei pelo frango e acho que também vai ficar uma delícia. Obrigada pela receita amoree!!!

Deixe uma resposta