in , ,

Como fazer sushi?

Descubra aqui como fazer sushi. Orgulho master de ter feito meu próprio japa! No post anterior (aqui) mostrei para vocês como preparar o arroz para sushi e nesta postagem vou dividir com vocês como se modela alguns formatos. Tudo com base nos tutoriais que conforme encontrei por aí.

Como fazer sushi?

Vamos começar com o Hossomaki de Salmão que é aquele envolto em alga e enrolado mais fininho. A alga para Sushi se chama Nori e hoje aliás é fácil achar em supermercados e em lojas virtuais que vendem. Ela vem em folhas, em pacote com 10 ou mais unidades.

Modo de preparo

Para montar e enrolar o hossomaki envolvi uma esteirinha de bambu em filme plástico, mas se você não tiver, dá para fazer com um pano de prato limpo.

Para descobrir como fazer sushi, comece colocando uma fina camada de arroz sobre uma folha de alga. Sempre que for manusear o arroz você tem que umedecer as mãos para ele não grudar.

Sobre o arroz, um filete de cream cheese. Sobre o cream cheese coloque filetes de salmão e cebolinha verde e enrole. 

No meu esqueci de cortar a alga ao meio e sobrou um pedaço que tive que cortar no final, mas no fim o resultado foi bacana, olha só:

Outro formato que fiz foi o Jyo, também chamado de Dyo, Joe, Jô. Os meus lindinhos (e os mais gostosos na minha opinião):

E por fim o Nigiri que é só arroz e salmão. O mais difícil aqui é cortar o salmão, então vou deixar 2 referências que me ajudaram bastante, a deste site  e um vídeo que explica direitinho o processo todo:

Consegui cortar o salmão, mas já aviso que sem uma faca ultra-power-mega-blaster afiada não rola, olha a belezura toda pronta:

Na receita do arroz, fiz apenas 1 xícara e usei apenas 1/4 do que rendeu para fazer tudo isso aí em cima. Rende muito. Quem fizer me conta depois como foi a experiência!!!

Em breve postarei formatos diferentes e aquelas decorações feitas com pepino e outras coisitchas.Ah, antes que eu me esqueça, quem curte Hot Rolls (sushi frito) tem uma receita boa no Cozinha em Cena, além de uma dica de documentário que eu tô doida para assistir.

Por que é interessante saber como fazer sushi em casa?

Saber como fazer sushi em casa é uma forma de você aprender novas receitas, principalmente para quem ama comida japonesa e o cardápio oriental. Em suma, ao preparar esse prato, poderá explorar os seus gostos e combinar novos sabores.

O processo permite uma maior diversão durante o preparo, o que se torna até mais relaxante, pois cozinhar faz bem para a mente. Contudo, fazer sushi em casa traz outros benefícios que vale citar, são eles:

  • economia, pois os custos ao comprar os itens podem ser menores;
  • saúde, fazer o seu sushi em casa permite que opte por alimentos frescos;
  • o prato é rico em nutrientes, baixo teor calórico, bem como facilita a digestão;
  • criatividade, o sushi caseiro permite que você crie suas variações da receita;
  • ajuda a desenvolver as suas habilidades culinárias e criar boas receitas.

Aprender a preparar um sushi, a princípio, pode ser uma experiência única e relaxante. Do mesmo modo, permite que você tenha mais economia e controle a qualidade dos itens para fazer a receita do seu jeito.

Como fazer sushi?
Saber como fazer sushi é uma forma interessante de aprender a cozinhar. Imagem de Pixabay no Pexels. 

Comece com receitas simples

No caso de não ter experiência em fazer sushi ou familiaridade com a cozinha, é vital começar com uma receita simples de fazer. Em síntese, a ideia é que você evolua conforme o tempo, crie as suas próprias variações desse prato e experimente ingredientes exóticos.

Confira as dicas deste artigo, uma vez que elas irão ajudá-lo a preparar de uma forma básica e com itens ao seu alcance. Então, leia cada instrução com atenção e faça a receita na sua casa.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

38 Comments

Aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa branco

Aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa branco

Conheça duas receitas deliciosas de salada de repolho roxo

Conheça duas receitas deliciosas de salada de repolho roxo