paohamburguer

Pão de Hambúrguer

Eu reclamei esses dias que o pão de hot dog que a gente encontra por aí  sempre é massudo ou é velho, o mesmo se aplica ao pão de hambúrguer. Eu queria um pão menorzinho, foi então que decidi tentar fazer em casa.

Achei difícil modelar o pão de hot dog porque essa massa é muito delicada, então fiz apenas o de hambúrguer, mas a massa serve para os dois. O resultado foi muito bom, mas claro, é um pão caseiro, então não ficou esteticamente perfeito como os pães comprados, mas ficou bem gostoso!!!

Ingredientes (usei xícara medidora com 200ml)

  • 1 xícara de leite morno (não pode estar muito quente, apenas morno).
  • 1/2 xícara de água
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga em temperatura ambiente (molinha feito pomada)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento seco granulado (próprio para pães)
  • De 4 a 6 xícaras de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos. Misture bem até começar a desgrudar das mãos. Eu usei 4 xícaras, mas você pode usar mais ou menos do que isso.

Essa massa não deve ficar muito seca, ela fica molenga e pegajosa mesmo senão o pão fica pesado. Jogue um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e coloque a massa sobre ela. Sove por 10 minutos.

Coloque a massa em uma vasilha, cubra com pano de prato úmido e mantenha em local abafado até dobrar de volume. Eu coloco dentro do micro-ondas ou forno (desligado ok?). Deixei descansar por 45 minutos. Após este tempo, vire novamente a massa em uma superfície com farinha e retire o ar da mesma sovando mais um pouco.

Faça bolinhas ou o formato que quiser. Coloque as bolinhas em assadeira enfarinhada deixando espaço entre elas.

Cubra novamente com o pano de prato úmido e volte ao local abafado para terminar de crescer. Mais 45 minutos (ai que preguiçaaa!!!).

Agora preaqueça o forno em 180º, pincele gema de ovo (opcional), se quiser polvilhe gergelim e leve para assar. No meu forno demorou 35 minutos mas este tempo pode variar muito para mais ou para menos dependendo do seu forno, fique de olho, quando estiver com cor de pão de hambúrguer está pronto!Renderam 18 pães menores do que os comprados.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

18 Comentários

  1. Elaine disse:

    Tati… seraaaa que posso fazer essa massa hoje a noite e assar amanhã a tarde?? =D

    • Olha eu já li em vários lugares que pode deixar qquer massa na geladeira e até congelar, mas as duas vezes que tentei não deram certo, então aconselho a assar pelo menos até começar a corar e finalizar no dia, ou assar totalmente e depois dar uma aquecida.

  2. Ana disse:

    Tati,
    Fiz o pão e ficou delicioso e perfeito. Obrigada! Aliás, não é a primeira receita sua que eu faço e fica ótimo. O que eu queria saber é se pode congelar.

  3. Unknown disse:

    http://instagram.com/p/jNRKBao4gK/ Olha como ficou bom o pão que fiz. Agradeço Tati por essas e outras receitas.

  4. Tati, será que esta receita pode ser recheada com hamburguer tomate e queijo antes de assar?

  5. Malu Loiola disse:

    Me arrisquei aqui em casa e meu marido amou… eu sempre fui péssima com pães, mas esse foi um sucesso só… Muito obrigada pela dica Tati.. bjss

  6. Tati, posso já colocar um hambúrguer dentro deles na hora de assar??

  7. Aline Luz disse:

    Oi Tati! Vou me arriscar nesta receita. Me diga uma coisa, o quanto ela cresce? Tipo…os pãezinhos dobram de tamanho? Só para eu ter uma noção do tamanho que eu irei modelá-los. Bjs e obrigada.

  8. Que ótima receita!! Anotada e em breve vou colocar a mão na massa.
    Bjs e ótima semana!!

  9. g.marian disse:

    Haha vi essa receita e lembrei da minha vó, ela fazia o pãozinhos pra gente em latas de atum e de sardinha..acho que vou fazer essa massa usando a latinha tbm rs =)

  10. Karen disse:

    Essa vou fazer, os seus ficaram lindos.
    Outro dia aprendi umas dicas para massas em geral, não sei se vc conhece ou se já as aplicou. Uma delas é nunca polvilhar farinha na superfície de trabalho porque assim a massa ficará mais "pesada", absorvendo um pouquinho a mais de farinha aqui e ali. O mais indicado é untar com azeite ou óleo. Isso eu já fiz e funciona mesmo, mas só fiz para aquelas receitas que indicavam a quantidade exata de farinha (tipo 500 gramas) e não de 4 a 6 xícaras… para essas, não sei se faz diferença.
    A outra dica tem a ver com quantidade de farinha também. Mesmo que a massa pareça muito mole e que aquele grude nunca vá sair das suas mãos, não coloque mais farinha! Basta ir sovando que aos poucos a massa atinge o ponto adequado. Mas de novo, não sei como faz nos casos em que a quantidade de farinha é aproximada.
    Outra dica: colocar a massa para crescer coberta por um saco plástico. Assim não resseca e o ar não é perdido. Pano de prato tem furinhos, o ar acaba escapando.
    E a última (juro! hehehe), nunca colocar leite (ou água, dependendo da massa) mornos e sempre em temperatura ambiente ou até mesmo frios (dependendo da região que vc mora). O ideal é que o fermento seja ativado pelo calor da sua mão. Se vc já coloca um ingrediente morno na massa, o fermento será ativado antes e a massa já começa a crescer enquanto é sovado, o que não é o ideal. O recomendado é que a massa cresça enquanto está em repouso.
    Espero ter ajudado em alguma coisa, e se já tiver suas próprias experiências sobre essas dicas, vou gostar bastante de saber!
    Bjs

Deixe uma resposta