Refrigerante de Gengibre Caseiro (Ginger Ale)

Ginger Ale é um refrigerante de gengibre bastante popular em outros países. No Brasil a Schweppes lançou há algum tempo, mas muitas vezes a gente não encontra fácil. Vendo alguns sites gringos achei milhares de receitas de Ginger Ale Homemade e resolvi tentar para ver como ficaria o sabor. Não segui nenhuma receita porque queria fazer com bem pouco açúcar. Posso dizer que ficou delicioso!!!

Esta receita na verdade é um xarope de gengibre e limão para misturar em bebidas alcoólicas ou não. Gente, é bom demais!!! Basta levar ao fogo:

  • 1 xícara de gengibre descascado e picado;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 3 xícaras de água;
  • casca e suco de 1 limão

Ferva essa mistura em fogo baixo até reduzir em para 2/3 da quantidade inicial, o meu eu fervi em um “canecão” e quando abaixou uns dois dedinhos eu desliguei (foi uns 30 minutos). Não precisa ficar mexendo, só de vez em quando. Quanto mais ferver, mais concentrado ficará. Se formar uma espuma na superfície, retire e descarte-a.Desligue o fogo e deixe descansar até esfriar totalmente. Coe a mistura e guarde na geladeira.
 Importante:

  • Usei o limão siciliano que acho mais suave. Se você não achar, pode ser o Tahiti.
  • Essa quantidade de açúcar usada na receita é bem menor do que as indicadas nos sites que vi, então para quem curte bebidas mais doces é preciso adoçar no copo. Fiz assim porque meu marido gosta menos doce e eu gosto com adoçante.
  • Dá para fazer sem açúcar e adoçar somente no copo, mas a mistura fica mais ralinha, como um chá.

Receitas de Drinks com este xarope:


1. Refrigerante (Ginger Ale) – o da foto do topo.

Coloque um pouco mais da metade de um copo de água com gás gelada, acescente o xarope (gosto com 4 colheres de sopa), adoce se achar necessário, gelo e rodelas de limão.

2. Ginger Ale Turbinado

Coloque uma dose da sua bebida preferida (vodca, cachaça, gim, rum, wisky, etc),acescente o xarope (4 colheres de sopa), água com gás gelada, adoce se achar necessário, acrescente gelo e rodelas de limão (opcional).Tomei Ginger Ale com Pisco no Chile e enlouqueci! Esse aqui:
Misturando ainda 4 colheres (sopa) do xarope com 1 xícara de guaraná, rende uma calda deliciosa para molhar bolos.

* Bebidas alcoólicas são para maiores de 18 anos. Se beber não dirija em hipótese alguma!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

33 Comentários

  1. Cida disse:

    Oi Tatiana. Vc tem uma receita de bolo de gengibre ?

  2. […] Cheguei a provar uma latinha da marca Canada Dry (se não me engano) quando estive no Chile e confesso que não achei lá uma maravilha, mas esta foi a primeira receita que me chamou a atenção ao folhear o livro “Panelaterapia”, da Tati Romano. […]

  3. Sandra disse:

    Da pra fazer com gengibre em pó?

  4. Tati, meu marido é chileno e amaaaaa Ginger Ale, aqui nunca encontramos e essa receite salvou o dia! Obrigada 😉

  5. Uma amiga de Curitiba faz Gengibirra no Verão.
    Vou fazer esse seu, que é prático.
    joturquezzamundial
    Obrigada.
    Beijos

  6. Sofia disse:

    Oi, Tatiana! Dá uma pesquisada por spritzbier. É uma bebida semelhante que há aqui no Rio Grande do Sul (pelo menos nas cidades próximas de NH, que é região de colonização alemã), mas tem MUITO MENOS açúcar, além dela ser fermentada (e não se mistura com nada para beber). Só minha dúvida é sobre se há álcool ou não. Só conheço ela de forma caseira, alguns chamam cerveja, outros refrigerante. Ela fermenta, mas minha vó diz que não tem álcool, assim como muitas outras pessoas por aqui.

  7. Marcia disse:

    Adorei essa dica, eu planto gengibre em casa, é facilimo pois é só colocar a raiz em um vaso ou jardineira, cobrir com um pouco de terra e ele logo começa a brotar, uma folhas lindas, verdes e longas, depois é só ir tirando as raizes e replantando. Só que fiquei com muito gengibre em casa, congelei mas não deu certo, agora já sei o que vou fazer e congelar, obrigada Tatiana!

  8. Ótimo post! Fiz a receita e adorei, ficou uma delícia Vou dar Ginger Ale para minha filhinha e ver se consigo melhorar a imunidade dela. Obrigada!

  9. Debora Cadi disse:

    Tati, acompanho seu blog e sua página no Face e adoro suas receitas e dicas. Mas gostaria de saber se, com a casca de limão, não fica amargo. Estamos querendo largar o refri aqui em casa e adorei a dica, mas tenho profunda intolerância com sabores amargos (chega a me dar ânsia – sorry). Será que se eu tirar o zest da casca com aquela ferramenta própria não evitaria um possível amargor? Desde já agradeço…

    • Oi Debora, acho que seria melhor você usar o zest. O que ocorre é que ginge ale é meio amarguinho mesmo, até o original é, então não sei se seria o refri mais adequado para você. Você pode fazer qualquer infusão bem forte e misturar com água com gás. Morango com açúcar e suco de limão fica ótimo tb.
      Bjs

    • João Guerra disse:

      Quanto ao amargor das zests do limão, vc consegue reduzir bastante utilizando somente a casca, sem a parte branca, que é quem amarga a bebida

  10. Tati, será que dá pra fazer com gengibre em pó?

  11. Fiz e amei a receita, adoro esses gostos exóticos, adicionei também cravo..
    Parabéns pelo blog! Vejo sempre que posso. um abraço!

  12. Pedro disse:

    Fiz e adorei a receita, ficou excelente, adoro gengibre e adicionei também uns cravos.
    Parabéns pelo Blog! Vejo sempre. Um abraço!

  13. *betinha* disse:

    Oi Tati, tudo bem? Posso usar adoçante Stevia?Desde já agadeço a atenção e parabéns pelo progresso.Deus te abençoe sempre,bjs.

  14. g.marian disse:

    Tati, super dica, experimenta a agua com gás da danone a pura font (tampa vermelha) aquilo tem mais gás que coca cola hehhe.
    Deixei os refris de lado e oq mais sentia falta era da bebida gaseificada..depois que achei essa agua nao troco mais..chega a sair agua do zoio de tanto gás.. =)
    Bjs

  15. Bel Machado disse:

    Oi Tati,
    Você guarda esse xarope na geladeira? Dura vários dias?
    Obrigada,
    Abraço,

    • Isso, guardo na geladeira em um pote fechado. Na receita original diz que dura 1 mês na geladeira, mas ainda não testei. O meu está na geladeira e vou ver até quando dura sem alterar o sabor, depois atualizo o post.
      Bjs

  16. Karine disse:

    oi Tati, estou sempre por aqui, faço muito as suas receitas, mas dificilmente deixo um recado. Hoje eu não poderia deixar de comentar, estou tentando fazer um regime e procurando bebidas menos calóricas e esta receita caiu do céu pra incrementar a minha água com gás com limão e gelo. Vou tentar fazer sem açúcar. Bjk

  17. Maíra Belli disse:

    Será q se substituir o açucar por sucralose (aquele tal e qual.. forno e fogao) nao fica a mesma coisa? Ae tem bem menos calorias! Ou usar açucar light.. (só q menos pq ele eh concentrado)

  18. fefa disse:

    Ginger Ale não é o mesmo que gengibirra? Tem da Cini.