Pãozinho de Tapioca

Eita que eu tô toda trabalhada numa tapioca esses dias! Vi a Ana Maria fazendo esse pãozinho e fiquei aguada para testar. Deu certo e ficou uma delícia!!! O texto abaixo é da receita original com pequenas observações minhas para facilitar. Quem quiser pode ainda ver o vídeo da receita dada no programa aqui.

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
  • ¼ xícara (chá) de óleo (60 ml)
  • sal a gosto
  • ¾ xícara (chá) de tapioca granulada (150 g)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce (60 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

Observações sobre ingredientes:

* O parmesão aparece 2 vezes na receita porque vai dentro da massa e depois as bolinhas também são passadas no queijo antes de assar. Mas para frente ficará claro.* A tapioca granulada NÃO é a massa de tapioca que se usa para fazer aquela de frigideira, é a granulada, que parece sagu e no mercado fica junto das farinhas.

Mão na massa:

  1. Leve uma panela ao fogo médio com 1 ½ xícara (chá) de leite, ¼ xícara (chá) de óleo e sal a gosto e mexa até ferver. Reserve.
  2.  Misture numa tigela ¾ xícara (chá) de tapioca granulada e o leite fervente da panela (feito acima) e deixe esfriar. Mexa a cada 5 minutos com o batedor de arame para ajudar a engrossar mais rápido.
  3. Depois da mistura fria, que virará uma espécie de goma, acrescente 1 ovo, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e ½ xícara (chá) de polvilho doce e misture bem. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe em 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (não passei no queijo, assei direto).
  4. Coloque as bolinhas numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré- aquecido a 180ºC por +/- 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Observações sobre o preparo:

A minha massa ficou mais mole do que a da Ana Maria. A tapioca não virou uma goma muito sólida. Mesmo assim adicionei os demais ingredientes e como a massa ficou mole, eu coloquei na assadeira aos montinhos com a ajuda de duas colheres. Ficou delicioso!
Congelei alguns. Coloquei em assadeira untada com óleo e levei ao freezer. Depois de congelados guardei em saquinhos. Para fazer, levei ao forno congelado mesmo e ficou igual ao feito na hora!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes