Pãozinho de Tapioca

Eita que eu tô toda trabalhada numa tapioca esses dias! Vi a Ana Maria fazendo esse pãozinho e fiquei aguada para testar. Deu certo e ficou uma delícia!!! O texto abaixo é da receita original com pequenas observações minhas para facilitar. Quem quiser pode ainda ver o vídeo da receita dada no programa aqui.

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de leite (360 ml)
  • ¼ xícara (chá) de óleo (60 ml)
  • sal a gosto
  • ¾ xícara (chá) de tapioca granulada (150 g)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce (60 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

Observações sobre ingredientes:

* O parmesão aparece 2 vezes na receita porque vai dentro da massa e depois as bolinhas também são passadas no queijo antes de assar. Mas para frente ficará claro.* A tapioca granulada NÃO é a massa de tapioca que se usa para fazer aquela de frigideira, é a granulada, que parece sagu e no mercado fica junto das farinhas.

Mão na massa:

  1. Leve uma panela ao fogo médio com 1 ½ xícara (chá) de leite, ¼ xícara (chá) de óleo e sal a gosto e mexa até ferver. Reserve.
  2.  Misture numa tigela ¾ xícara (chá) de tapioca granulada e o leite fervente da panela (feito acima) e deixe esfriar. Mexa a cada 5 minutos com o batedor de arame para ajudar a engrossar mais rápido.
  3. Depois da mistura fria, que virará uma espécie de goma, acrescente 1 ovo, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado e ½ xícara (chá) de polvilho doce e misture bem. Com as mãos, pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe em 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (não passei no queijo, assei direto).
  4. Coloque as bolinhas numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré- aquecido a 180ºC por +/- 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Observações sobre o preparo:

A minha massa ficou mais mole do que a da Ana Maria. A tapioca não virou uma goma muito sólida. Mesmo assim adicionei os demais ingredientes e como a massa ficou mole, eu coloquei na assadeira aos montinhos com a ajuda de duas colheres. Ficou delicioso!
Congelei alguns. Coloquei em assadeira untada com óleo e levei ao freezer. Depois de congelados guardei em saquinhos. Para fazer, levei ao forno congelado mesmo e ficou igual ao feito na hora!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

112 Comentários

  1. Lola Flor disse:

    Os meus pãezinhos estão no forno!!!!!!

  2. Karine disse:

    Fiz e amei! Segui a risca todas as medidas.. eu tiraria um pouco do óleo, ficou meio carregado. Assei em forno médio por mais e 30 minutos e não dourou em cima. So em baixo. Eu acrescentaria um pouquinho de sal, ja que eu tambem não empanei no queijo ralado! Outra obs foi a consistência. Vi que algumas falaram que ficou mole, o meu ficou perfeito pra moldar. Talvez seja a marca da tapioca e do polvilho. Simplesmente estou apaixonada por essa receita. Obrigada!

  3. Adriana disse:

    Acabei de fazer! Aprovada!

  4. Talita disse:

    Fiz a receita porque estavam falando muito bem nos comentários… Ficou parecido com pão de queijo, só não gostei que ficou muuito oleoso e tbm fiquei esperando dourar em cima como diz a receita, é quase que queima em baixo, porque em cima não doura

  5. CLEIDE disse:

    AMEI A MANEIRA QUE VC COLOCOU AS EXPLICAÇÕES !!!!! PERFEITO,FÁCIL,E SIMPLES !!!VOU FAZER !!!! MESMO PORQUE EU AMOOOO TAPIOCA DE CUZCUZ.BOM DIA !!!

  6. Bianca disse:

    Seguindo a observação da panelaterapia, ao invés de 360ml adicionei apenas 300ml e deu super certo. Adorei a receita.

  7. Márcia Figueiredo disse:

    Fiz e deu super certo. Ficou igual pão de queijo só que com menos quantidade de óleo do que uma receita comum de pão de queijo. Já estou repetindo e dobrando as medidas! Obrigada!

  8. Ana Souza disse:

    Nunca vi dizer que polvilho doce é a mesma farinha de tapioca polvilho doce é um e farinha de tapioca é outro

  9. vilma araujo disse:

    boa tarde!

    posso fazer um pão grande na assadeira e depois cortar? o tem que ser de formato de bolinha mesmo?

  10. Miriam Oliver Oliver disse:

    Boa noite! Amei a receita, vou experimentar. Mas, estou numa dúvida. Se eu vou substituir o óleo pela banha de porco ou de côco, qual a proporção? Eu não uso mais óleo e estou com muitas dificuldades de acertar minhas receitas de pães. Minha filha e eu não comemos mais glúten e o pão caseiro está dando errado. Poderia me ajudar? Muito obrigada e muito lindo o Panelaterapia!!

  11. claudia disse:

    o polvilho doce é o mesmo que se faz beiju, tenho esta duvida.

    • Não sei dizer Claudia, beiju aqui nao é comum

    • Laís disse:

      Polvilho doce, polvilho azedo e tapioca são a mesma coisa. A tapioca já pronta (aquela no saquinho caríssima) também é a mesma que os polvilhos. A única diferença, além do preço, é que uma foi hidratada e as outras não!

    • Raíssa disse:

      No supermercado você encontra os saquinhos já prontinhos com o nome polvilho doce e polvilho azedo. pergunte ao gerente ou a algum funcionário que eles lhe ajudam.

    • Dália Torres Coelho disse:

      Oi, Claudia, moro no nordeste, região altamente produtora de polvilho, e o polvilho doce é o mesmo que se usa para fazer beiju. Para fazer o beiju, é só pegar a tapioca seca e molhá-la até chegar ao ponto de peneirá-la e levá-la à frigideira para cozinhar em ambos os lados de forma rápida para não endurecer

    • Clariana disse:

      Eu fiz e deu super certo…ficou maravilhoso, e só pra tirar a dúvida o polvilho é doce mesmo.

    • Alba Mafra disse:

      Ñ Claudia, o biju é massa de tapioca, a mesma que usamos pra fazer a tapioca de frigideira.

    • Phamara disse:

      Sim é este mesmo,polvilho doce e polvilho azedo fazemos beiju nome usado em algumas regiões do Brasil e em outras tapioquinha.

  12. Gilmara disse:

    Polvilho doce é a tapioca desidratada, talvez com a farinha da tapioca fique bom.

  13. Luiz Carlos disse:

    tem algo errado com as medidas. 1 e 1/2 xícara teria que dar 375ml.
    a medida de 1/4 esta correta. 60ml.
    1 xícara tem 250ml.

  14. vania disse:

    Tati,será q.dá certo com a tapioca fina(não granulada?)

  15. Lois disse:

    Leli! 60ml de óleo nao me parece muito a ponto de encharcar a receita.

  16. Leli disse:

    Testei a receita. Realmente é muito boa. Mais achei essa quantidade de oleo absurda, os pãezinhos praticamente ficam mergulhados em óleo. Da próxima vez vou fazer sem oleo ou com uma quantidade mínima.

  17. Vanessa disse:

    não existe polvilho doce onde eu moro, so encontro a tapioca granulada, será que dá para substituir o polvilho doce por alguma outra coisa??

  18. Sollange Belluzzi Biazoto disse:

    Adorei a receita muito boa mesmo
    Vou tentar fazer depois que achar
    a tapioca granulada.
    Parabéns!!!!!!!

  19. Thamiris Medeiros disse:

    É possível trocar o leite por leite de arroz? É o queijo parmesão,por algum queijo vegano?

  20. Michelle disse:

    Acho que ficaria delicioso com uma geléia de pimenta ou até mesmo algo mais cítrico…

  21. Joyce disse:

    Tati
    fiz a receita e ficou perfeita porem eu em vez de adicionar o leite na tapioca coloquei a tapioca no leite e no fofo fui mexendo, ela logo se tornou uma goma e ai eu fui batendo na batedeira, ficou maravilhoso e enrolei na mão mesmo.
    Vc congelou após assar????

  22. Maria disse:

    PESSOAL ESSA TAPIOCA É A TAPIOCA BRANCA DE FAZER AQUELE CUSCUZ DA BAHIA QUE LEVA COCO POR CIMA COM LEITE CONDENADO

  23. Larissa disse:

    Alguma dica de molho para servir junto? =)

  24. Katarine Siqueira disse:

    Oi Tati!
    Sempre que penso em algo diferente, prático e saboroso, acesso Panelaterapia.
    Amei esta receita!
    Todos que provaram, aprovaram! Sabor de pão de queijo, derrete na boca…
    Adotei a xicara mesmo como medida e pra fazer as bolinhas, fiz uso de 2 colheres. Vale ressaltar que é a 2a vez que faço e nessa últma, tripiquei a receita e deu tudo certo.
    Bjk

  25. Jacqueline disse:

    Olá Tatiana,

    Dá certo fazer com a massa de tapioca? Aqui é difícil de encontrar a granulada.

  26. darlene moraes disse:

    E para nós, existe a farinha de tapioca, que é essa que chamam granulada, e a goma de tapioca, utilizada para fazer tapioquinha. Né?

  27. Juliana disse:

    Bom dia! Aqui onde moro( Holanda) so encontrei o polvilho. Posso usa-lo?

  28. Herika disse:

    Meninasss. .. essa tapioca granulada é chamando de sagu??? Tô em dúvida. Rs

  29. Acabei de fazer e adorei! Fiz com uma xícara de tapioca granulada e 3/4 de polvilho doce! Ficou durinha é delicioso 🙂

  30. ** Dri ** disse:

    Tati!
    Amo seu site! Estou morando no exterior e fico procurando produtos brasileiros para fazer suas receitas e lembrar de casa! rs..
    Minha massa ficou tão mole, mas tão mole, mas tãooo mole que quando coloquei na forma, com a ajuda de duas colheres uma "bolinha" praticamente grudou na outra e virou um pão só! rs..
    Fora que a receita cresce muito! rs…
    Fiquei tão empolgada para fazer que meu pão ainda está assando!!! rs.. Depois conto o resultado!
    Super bjo e obrigada por fazer o site com tanto carinho!
    🙂

  31. Fiz, estão no forno! Minha massa ficou bem consistente, boa de modelar, mas achei um pouco oleosa, acho que coloquei mais oleo, não sei, vou esperar ficar pronto… Sempre leio suas receitas mas nunca faço rsrsrrs

  32. Ai Tati! Meu pãozinho ficou uma delícia, porém murchou muito. Pq será? Depois de assado ainda deixei no forno por um tempo antes de tirar, mesmo assim ficou muuuiito murcho…

  33. Pessoaaal, fiz e ficou igual ao da Ana Maria! Sou de Belém e aqui usamos mt tds os tipos de tapioca, então ficou fácil visualizar como dar o ponto na massa. Segue a dica: Coloque o leite, o óleo e o sal (coloquei 4 pitadas generosas) na panela e leve ao fogo, quando a mistura esquentar, com a panela ainda no fogo, vá colocando a tapioca e mexendo, até o total de 5 xícaras de tapioca, a tapioca vai amolecer e ficar "liguenta", quando ferver, apague o fogo e espere esfriar, vai ficar durinho, dps é só seguir o resto da receita normal, fica muito boooom! Beijooos!

  34. MERCIA AELO disse:

    Ola,, eu vi tambem no programa da Ana Maria, parecia estar bastante gostoso pois a apresentadora nao parava de comer. Quanddo vi aqui no blogue, tive que comprar os ingredientes e coloquei a mao na massa hoje pela manha, meu marido so saiu de casa depois de comer o paozinho ainda quente ele aprovou bastante. Eu usei a medida do copo de medidas pela grama e a masssa ficou rapidamente durinha eainda morna acrescentei os demais ingredientes. Ficou ofimo. Recomento muito, pois sou da baiana e gosto de td que leve tapioca. Bjs,!

  35. Oi Tati!! Adoro seu blog, e estou louca pra fazer esse pão de tapioca. O problema, que aqui onde eu moro, (Bento Gonçalves/RS) não estou encontrando a tapioca granulada, apenas aquela que se faz na frigideira. Será que pode ser com essa?? Beijos!

  36. Tati amo seu receita ta um showwwwwwwwwwwwwww amadorei ,amo tapioca granulada,é uma delicia hum kkkk bjs Gracynha

  37. Adriana disse:

    Olá Tati, eu tentei fazer essa receita, um dia desses, com a tapioca granulada como voce postou (aquela que vem em bolinhas, como sagu). Ficou bom, mas tive realmente que colocar para assar às colheradas e ficou meio que esparramado. O gosto foi bom. Mas continuei encucada com isso. Resolvi assistir o video da Ana Maria que você sugeriu, mas vi que lá a tapioca que ela mostrou no video não é a 'granulada' sagu, mas sim a 'granulada' desigual, a mesma utilizada no bolo de tapioca.
    Dai resolvi pesquisar e acabei descobrindo que existem dois subgrupos para a tapioca 1) Granulada – tapioca granulada ou tapioca “flakes granulated” (flocos granulados), que é o produto sob forma de grânulos, poliédricos irregulares, de diversos tamanhos e 2) Sagu – Tapioca pérola ou sagú artificial ou tapioca “pearl” (pérola).

    Utilizando a tapioca subgrupo granulada, que é toda desigual e nem tão bonita como as bolinhas do sagu, fica muito mais facil de conseguir a goma. Quem sabe voce tenta também e me conta?

  38. Olá, Tati!
    Se não colocasse queijo na massa, e por fora passasse no açúcar e canela ficaria próximo ao sabor do 'bolinho de estudante'. (comida tradicional da Bahia)

  39. Adoro todas suas receitas, voce eh o maximo!!! A farinha granulada seria a goma?

  40. Wilane Silva disse:

    Deve ser uma delícia vou testar!

  41. então... disse:

    Tati, gosto muito do seu blog, acompanho sempre, e amo Sorocaba, toda minha família é daí! Então, estava vendo o vídeo da receita e reparei que entre o ovo e o parmesão ralado, a Ana Maria coloca outro tipo de queijo ralado, que não aparece na descrição dos ingredientes… estou ficando louca ou é isso mesmo?

    Obrigada,
    Bjs,
    Tathi

  42. Tati…pode ser aquele parmesão de pacotinho???

    • Teoricamente sim, mas é que geralmente ele é mais seco e alguns até tem outros ingredientes misturados (como fubá, por exemplo), então não sei dizer se o resultado ficaria igual. Tem que testar.
      Bjs

  43. Elaine disse:

    Tati, eu fiz, ficou muito bom, mas olhando para o vídeo da Ana Maria Braga vi que ela fala xícara mas usa quase um "vaso" (parece ser do tamanho do copo de requeijão), talvez por isso tenha dado diferença na medida, se o pessoal usou a xícara de chá…

  44. então, tati, eu testei com 1xic1/3 como voce sugeriu e acho que faltou leite pra hidratar a tapioca…ficou uns carocinhos duros. mas ainda assim, uma delicia. vou tentar novamente com menos tapioca. talvez 1 xic baste.

  45. Eu vi a Ana Maria Braga fazer esse bolinho de farinha de tapioca, mas é diferente do que a minha mãe faz. Quero deixar claro que o bolinho de farinha de tapioca e tradicional de Belém do Pará, vou pedir a receita a ela de apostarei aqui. Um material que não tem como a receita tradicional nossa é a falta da erva doce e outros materiais.

  46. Ola! Eu fiz e ficou uma delícia, porem achei um pouco gorduroso… vou tentar fazer mais uma vez com menos olho para ver no que da!

  47. Carla Jennie disse:

    Olá Tati! Acompanho o Panelaterapia há meses, pois para mim cozinhar é uma terapia mesmo. Fiz estes pãezinhos conforme a receita domingo passado e a primeira vez ficaram um tantim salgados, na segunda e terceira vez ficaram sem sal, até que na quarta e quinta vez o sal ficou no ponto! Sim, fiz 5 vezes e tou até pensando em vender. Um beijão!

  48. Tati, ficou perfeito, maravilhoso!!!! seu blog é perfeito sou sua fã!!! Como faço para mandar a foto do resultado? Beijos

  49. Eu fiz mas coloquei 4x. de tapioca. A massa ficou boa de modelar com colher e, depois de assado, ficou delicioso. Não consegui assistir o vídeo do programa, queria ver o ponto do que ela fez e a qtde que colocou de tapioca.

  50. Rekinell disse:

    Fiz hoje e a família toda aprovou, uma delícia!

  51. Rudimila disse:

    Tati, me lembrou o dadinho de tapioca, só que assado. O que vc acha?
    Bjs!

  52. Será que fica bom se substituir o leite pelo leite de amêndoas, ou outro tipo de leite? Ter alergia a leite faz com que nem todas as receitas sejam possíveis para mim…. 🙁

  53. Tati..onde vc encontra essa tapioca aqui em Sorocaba,pois ate agora só encontrei daquela de frigideira…obrigada ..bjao

  54. Hummm…. ontem mesmo eu comi essa farinha de tapioca com leite e açucar. Adoro! Assim como esse pãozinho ainda não fiz. Vi na Ana Maria mas tbm me deu a impressão que não ia ficar tão dura como a dela. Já que como sempre ela no leite quente e nunca fica tão duro assim! Mas vou testar!
    Beijos
    Adriana

  55. Ana Paula disse:

    Tati,

    Um pacote de tapioca parece que dá pra fazer esses pãezinhos e aquela tapioca doce (de dois posts atrás) também né?
    Bju

  56. Jack Lins disse:

    Olá menina.
    Esse pãosinho parece bom.
    Vou comprar tapioca e fazer pro final de semana.
    beijos

  57. Simone disse:

    Se soubesse teria copiado por aqui, a sua receita está mais bem explicado do que no programa, por aqui me deu até vontade de fazer. Bjs, acompanho sempre…

  58. Aqui não encontro tapioca, vou fazer de polvilho puro mesmo, acho que deve ficar bom tbm né?
    Beijos, adoro suas receitas e seu blog!

  59. Comecei a fazer a receita mas fui pesar a tapioca e 1x=30gr. E agora, o que faço? Qual medida vc usou, a xicara ou o peso?

    • Eu não pesei, usei apenas a xícara mas pode ser por isso que a minha massa ficou mole. Acho que pode ter um erro na receita sim. Minha sugestão é usar 1 xícara e mais 1/3 de tapioca (sem pesar).
      Faça o teste e conte para nós se deu certo!
      Bjs

    • Kau Galvani disse:

      Olá, fiz e deu super certo, enrolei na mão. Usei uma xícara de tapioca e 3/4 do polvilho. Usei menos óleo e menos um pouco de leite…fiz de olho. Parabéns amei. Eu tinha um pacote de tapioca vencido kkk que não sabia o que fazer com ele um polvilho doce com bichinho kkkk e não e que deu super certo.

  60. Olá Tati! Será que dá certo fazer com o sagu?

  61. Indo pra cozinha… adoro tapioca, adoro pão de queijo então…. vou fazer agora….
    Só acho que 3/4x de tapioca dá muito menos de 150gr. Vou ignorar o peso e usar a medida da xicara…
    Gostei de saber que pode congelar…
    Esse blog é tudibom!!!!!!!