in , ,

Sopa Paraguaia

A primeira coisa que vem em mente quando somos apresentados à esta receita é “Ué? Não era uma sopa?“. Pois foi isso que eu também perguntei quando comi pela primeira vez esse prato Paraguaio que é bem comum no Mato Grosso do Sul, onde mora uma parte da minha família.

Pesquisei a origem desta receita e achei duas explicações:

A primeira é que os soldados durante a guerra do Paraguai levavam uma sopa na bagagem e como derramava constantemente resolveram acrescentar mais farinha para mudar sua consistência e acabou virando uma torta, mas manteve o nome “Sopa Paraguaia”.

A outra explicação, que é bem semelhante, é que em 1840 a cozinheira do então presidente do Paraguai teria errado a mão na farinha de milho durante a preparação de uma sopa e assim surgiu a torta com nome de “Sopa Paraguaia”.

O fato é que independente da origem a Sopa Paraguaia é uma delícia! Essa é a receita da Nanci, namorada do meu primo, que nasceu no Paraguai e hoje vive em Campo Grande-MS. Sei que existem outras variações (com milho de espiga, com farinha de milho, etc), mas eu achei essa a mais gostosa que já provei. E o melhor, é muito fácil de fazer, olha só:

Ingredientes (copo medida 200ml):

  • 2/3 de copo de óleo;
  • 2 cebolas médias em fatias finas;
  • 2 ovos levemente batidos;
  • 500 ml de leite;
  • 1/2 pacote, ou 250g de Milharina;
  • 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó;
  • 1 prato fundo de queijo picado em cubos (pode ser queijo caipira, minas, meia cura ou branco);
  • Queijo ralado para polvilhar por cima (parmesão ou o mesmo queijo usado em cubos);
  • Sal e pimenta do reino à gosto.

Frite a cebola no óleo sem deixar dourar, apenas para murchar. Deixe a cebola com o óleo esfriar, em seguida junte os ovos , o leite, a Milharina, o sal a pimenta e por último o fermento. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, distribua os cubinhos de queijo, coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno em 200ºC até dourar por cima e ficar bem firme. Como cada forno é de um jeito, não vou passar o tempo de forno, fique de olho, após 20 minutos pode abrir o forno e verificar.

O resultado é essa torta simples, mas muuuito saborosa:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 3.7]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

31 Comments

Foto-Férias

“Retrospex” 2013