Como Cultivar Ervas Aromáticas em Casa

Postei no Instagram (siga @Panelaterapia) essa foto do cachepot que tenho em casa e algumas pessoas pediram dicas de cultivo, então resolvi fazer esse post para quem quer ter suas ervinhas aromáticas enfeitando a cozinha.

Eu já tive muitas experiências em plantar ervas, mas essas eu não plantei, comprei os vasinhos prontos na Ceagesp e só coloquei dentro do cachepot.

Meu cachepot é de material plástico e dentro tem três vasinhos (manjericão comum, roxo e hortelã). Dessa forma, as ervas aromáticas duram até uns 2 meses se você regar diariamente (sem encharcar muito) e manter em local bem iluminado (tipo perto de uma janela). Se pegar algumas horas de sol melhor ainda!

Como esses vasinhos são bem baratos (paguei 5 reais pelos 3) você pode trocar sempre precisar. Esta é a maneira mais fácil (e preguiçosa) de se ter ervas fresquinhas na cozinha. Mas se você só encontrar ervinhas em saquinhos (esses pretos da imagem abaixo), você pode plantar de uma forma mais adequada e elas vão durar bem mais. Veja como fazer:
 Você vai precisar de:

  • Mudinhas de ervas;
  • Vasos (no material que você quiser);
  • Argila expandida (essas bolinhas marrons da foto acima) que se você não encontrar pode usar pedrinhas (britas ou seixos) ou cacos de telha.
  • Manta geotêxtil ( se não achar pode ser um pedaço de tecido, tipo camiseta velha);
  • Terra pronta para plantar (hoje se encontra até em supermercados grandes, ela já vem adubada).

 

  1. Certifique-se que o vaso que você comprou tem furinhos no fundo para drenar a água. Se não tiver, você pode fazer com facilidade aquecendo a ponta de uma faca (caso o vaso seja plástico). Três furinhos são suficientes.
  2. Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso, uns três dedos. Ela vai drenar a água e não deixar encharcar seu vaso.
  3. Coloque uma camada de manta ou tecido cobrindo as pedrinhas. O tecido vai impedir que a terra saia junto com a água.
  4. Coloque um pouco de terra.
  5. Retire a plantinha do plástico ou do vaso sem desmanchar o torrão.  Coloque sobre a terra e complete com mais terra adubada pressionando com as mãos.
  6. Regue diariamente e mantenha em local com muita luz e se possível com um pouco de sol. 

    *Importante:
    – Você pode plantar várias ervinhas no mesmo vaso, mas o hortelã ou a menta transferem o gosto para outras ervas, então essas é melhor não misturar.
    – Se o seu vaso tiver um pratinho embaixo, coloque areia nele porque ninguém quer pegar dengue né?

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

17 Comentários

  1. Sempre quis fazer, porque adoro essas ervas frescas, agora com sua dica vou fazer, obrigado , bjs

  2. A hortelã e a menta não devem ser plantadas com outras espécies porque tem raízes muito agressivas que vão ocupando todos os espaços sufocando as ervas que estiverem plantadas junto com elas.

  3. Unknown disse:

    Ahhhh não acredito que você vai no ceagesp!! Eu trabalho no produtor!! do lado do makro, na raposo tavares! Ia morrer de alegria se vc aparecesse um dia lá no trabalho! Eu e as meninas entramos no blog todo dia, lá pelas 4 da tarde, quando a fome aperta…rsrsrs

    Suas ervas são lindas! está de parabéns!!!

    Beijos!

    • Eu bato cartão no Ceagesp e já fui no produtor tb…comprei uma mudinha de mini romã mas já faz tempo…
      Qualquer dia eu apareço por lá pra conhecer vcs!!!
      🙂

  4. adoroooo tb tenho e gosto mt bjs bom friado

  5. Cinara Maria disse:

    Muito propício esse post para meu momento…rsrs……acabei de arrancar todas as minhas cebolinhas e jogá-las no lixo pois estavam esbranquiçadas e vi muitos mosquitinhos brancos voando na minha horta.

    Já fiz o chá de fumo com sabão de coco e borrifei na horta, mas as mosquinhas não saem e estão tirando toda a cor das ervas e matando-as.
    SOCORRO! rsrs….Alguém tem dicas?

  6. Ina Conrado disse:

    Tati querida, amei o cachepô! Onde você comprou? Beijos!

  7. Tatiana a hortelã eu não sei se transfere o gosto para as outras ervas, mas é bom ter um um vaso só para ela, porque ela é espaçosa e toma todo o espaço.
    Bjs

  8. Lari Nunes disse:

    Morro de vontade de ter uma hortinha em casa…
    Mas me dá uma preguiiiiiça… Rsrsrsr
    Quais as mais práticas e saborosas que você recomenda, Tati?
    Beijos

    • Minha erva preferida é tomilho. Tenho no fundo de casa, mas a que mais dura sem dúvida é manjericão. O Alecrim se vc comprar uma muda maiorzinha também dura e cresce bem. Agora salsinha e cebolinha aqui nunca foi pra frente, dura bem pouco. Eu compro cebolinha com raiz e mantenho numa caneca com água, trocando sempre. Dura bem.
      Bjs

  9. Muito legal o post! Eu fiz química. E em química ambiental fizemos cultivo de ervas, hortaliças entre outras coisas. Casa coisa tem uma maneira de cultivo que dura até anos se feito da maneira correta! Se alguma leitora tiver interesse de cultivar alguma em específico para durar "pra sempre" rs, pode mandar uma email para mim que respondo ensinando o tipo de adubo correto, plantio etc.

    Meu email: [email protected]

    Um beijo e amo seu trabalho Taty!

  10. Thaiza. disse:

    Hmm adorei a dica será que consigo fazer no meu cubuiculo!?!
    Beijos!

Deixe uma resposta