Massa para Empanada

Eu tenho problemas com receitas de massas que pego por aí porque rendem absurdamente e depois não sei o que fazer com tanta comida, já que aqui somos apenas dois. E aí que eu voltei da Argentina cheia de saudade e queria fazer, mas não queria ter que comer empanadas a semana toda, então desenvolvi uma receitinha pequena da massa, que você vai dobrando os ingredientes conforme sua necessidade.

Com os ingredientes abaixo você faz 4 empanadas médias ou 8 pequeninas como as minhas.

Comece juntando:

  • 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada picada em cubinhos bem pequenos;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher (café), aquela bem miudinha, de fermento em pó;
  • 3 colheres (sopa) de água quente.

Misture tudo até ficar uma massa uniforme. Pode ser que você precise um tantinho a mais de água ou de farinha. Mas ela tem que desgrudar das mãos e formar uma bola.Embrulhe a massa em filme plástico e leve para gelar por 20 minutos.

Após este tempo, abra com o rolo e corte círculos. Recheie como desejar e feche como um pastelzinho, em forma de meia lua. Se você não tem habilidades, pode usar um garfo, basta pressioná-lo nas bordinhas para vedar as empanadas.


Eu sugiro recheios mais secos como carne moída, frango, espinafre com ricota, etc. Eu fiz com vários tipos de queijo e creme de ricota. Recheio mais cremosos e com muito queijo tendem a vazar no forno quando você não tem muita habilidade para fechar as empanadas, então cuidado com isso!

Pincele uma gema de ovo sobre as empanadas e leve para a assar em forno preaquecido por 10 minutos em 180ºC. O tempo de forno vai depender do tamanho das suas empanadas, como as minhas eram pequenas, ficaram apenas 20 minutos. Quando a superfície estiver dourada, pode tirar do forno.

Ficaram tão lindinhas!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

56 Comentários

  1. maria das graças teixeira chaves disse:

    Oi tati, vou fazer agora sua receita de empanadas,dando certo amanha posto meu comentário, vou colocar vou colocar meu tempero especial.Sou salgadeira a mais de 10 anos.Espero que meus clientes apreciem..bjos.

  2. Maria do Carmo Gonçalves disse:

    tati vc disse 3 colheres de farinha de trigo? eu acreditaria que não daria para fazer nenhuma empanada….rsrsrs, está correta a receita? me desculpe a ignorancia!

  3. Elisabete disse:

    Olá Tati, fiz as empanadas e ficaram maravilhosas….também testei como um empadão grande e ficou magnífico recomendo….fiz as empanadas de camarão e o empadão de frango com requeijão…maravilhaaaaaaa….Um grande bjoooo….

  4. Oi Tati,fiz várias vezes a outra receita q vc pubicou(empanadas da Paola) e ficaram perfeitas,mesmo requentadas continuam crocantes.Agora vou testar essa,q tb deve ser mto saborosa.Meus netos “agradecem”.Parabéns e obrigada.

  5. Fran disse:

    Tati adorei a receita tbm tenho esse problema com receitas que sobram muita massa. Parabéns vc é d +

  6. Não entendi, algo deu errado, pois dupliquei a receita e mal deu 8 empanadas pequenas. E olha que estiquei bem a Massa! Vou comer e ver no que deu… tb misturei farinha integral (2 de trigo normal, 1 de integral).

  7. Tati, primeiramente Parabéns pelo blog…sensacional! Faço todas as suas receitas e posto no Facebook…sou fã do seu trabalho, qdo precisar de uma estagiária me chama…kkkk. Abraço e sucesso sempre!

  8. @line2011 disse:

    Eu fiz e ficam maravilhas!!! Tatiana você teria as medidas pra poder fazer uma qde maior? Tipo umas 20? Bjs

  9. Tati a ultima vez que comi empadas o recheio era de carne seca desfiada com catupiri, fiquei boba de ver uma massa tão frágil com um recheio encorpado diferente, uma delicia, a carne estava muito bem dessalgada e deliciosamente temperada com cebola, pimentão, tomate e algumas outras que a dona da cantina não soube me dizer ( claro que perguntei ) minha filha morreu de vergonha. experimenta sei que vais gostar.

  10. Tati, parabéns pelo blog!!!
    Sou iniciante na cozinha, e encontrei seu blog em uma pesquisa por receitas fáceis para iniciantes, e olha A D O R E I!!!! Super indico!!! Já fiz muito sucesso na cozinha com a sua ajuda, rsrs!
    Bem, em relação a essa receita, gostaria de saber se essas empanadas podem ser consumidas no outro dia, ou se tem que ser no mesmo dia em que prepará-las, sabe me informar?
    Beijos, e sucesso!

  11. Oi Tati!
    Faz um videozinho dessa receita pra gente?
    Será que só eu me MATEIIIIII pra abrir a massa? rsrsrs
    Ficou bem gostosa, mas só de pensar em abrir a massinha dinovo, eu desisto.
    Bjos

  12. Oi Tati! Estou com os braços doloridos de tanto usar o rolo mas valeu a experiência de superação. Ingenuamente imaginei que abrir com o rolo era passar suavemente umas 5 vezes e deu! hahahah. Não sei se você usou forno convencional à gás, eu usei e ficaram meio pálidas e quebradiças, até porque a temperatura mínima do forno consta como 210 graus. Enfim: bolei um recheio de salame com ricota e orégano ficou legal! Obrigada pela receita!!! bjs

  13. César disse:

    Oi Tati
    Eu novamente
    Primeiro, novamente parabéns pelo seu blog. Inteligente, com um bom gosto inigualável, fotos perfeitas… E agora com vídeos esclarecedores. Segundo, parabéns pela nova casa… Sigo-o desde o início e já falei uma vez com você. Agora surgiu uma dúvida quanto às empanadas. No final você fala para assar em forno preaquecido por 10 minutos em 180ºC… Depois observa que as suas, pequenas, ficaram 20 minutos no forno… Ora, então devem ficar mais tempo que 10 minutos… É bom rever.
    Um abração
    Antônio César

  14. Josiani Poli disse:

    Fiz essa receita hoje e ficou simplesmente MARAVILHOSA!!! Abraços!!!

  15. Lets disse:

    Acabei de fazer e ficou uma delícia! Fiz com recheio de queijo, presunto, azeitona e orégano. Receitinha fácil e gostosa.

  16. Paty_Gidi disse:

    Oie!

    Eu fiz e achei muito fácil a massa, só é ruim de fazer aqui, pois em Manaus é muito quente e a massa acabou ficando muito mole. Mas ficou muito boa!

    bjs

  17. Tati, acabei de comer as minhas…fiz para o jogo do Brasiiiil! Usei margarina porque não tinha manteiga no momento e ficaram deliciosas e crocantes!!! Você é a melhor!!! Ah, postei no insta do Panela porque hoje ainda teve o melhor chocolate quente do mundo (rsrs) e bolo de nozes!

  18. Olá, Tati! Parabéns pelo blog!!
    Será que posso substituir a farinha por farinha integral??
    Abç

    • Sempre pode, mas se vai ficar bom aí é vc que tem que dizer. A farinha integral é mais dura e seca, por isso eu nunca uso 100% integral, misturo pelo menos 50% de farinha branca junto. Bjs

  19. Oie Tati!
    Tudo bom?!
    Adorei a receita…. as empanadas que eu comi aqui em Ctba eram fritas….
    Não tinha visto assada ainda… =) uma ótima opção…. e da menos trabalho =D
    Logo logo irei testar!
    Beijos

  20. Oi, Tati
    Quando vc fala empanadas seria o mesmo de pastel de forno?
    A massa é tipo a de empada?
    Obrigada
    Bjos

  21. Tati, quando vc fala em fermento em pó, é Pó Royal mesmo??? Não é aquele biológico que a gente compra na padaria, não né?

  22. Artes da Mel disse:

    Oi Tai adorei a receita! Aqui em casa também somos em dois e geralmente as receitas rendem muita massa.
    Bjs
    Mel

  23. Oi Tati,
    eu acompanho seu blog há alguns meses, mas testava poucas receitas porque aqui em casa não tinha forno. 🙁 Então, esse mês o forno chegou e comecei a temporada do panelaterapia aqui em casa. Hoje eu fiz as empanadas e ficaram maravilhosas!!! Fiz com recheio de goiabada, pois meu marido é cubano e não gosta muito de recheios doces. Acabou num passe de mágica! Olha, fico feliz que existam pessoas como você que socializam o que sabem de uma maneira tão honesta e carinhosa. Parabéns pelo seu trabalho. Muita luz e saúde sempre!
    Dany (Natal, RN)

  24. Parabéns pelo site e receitas…
    Gostaria de saber se dá para descongelar no micro-ondas e quanto tempo?
    Obrigada!

  25. Oi Tati!!
    Também adoro suas receitas, acompanho sempre!!
    Mas no lugar da manteiga pd ser margarina??? Se sim, mesma quantidade???

    • Larissa em todas as receitas que busquei nos sites da Argentina era manteiga que usavam, mas como essa receita rende pouquinho, vc pode testar com a margarina, eu não sei te dizer sobre o resultado porque não testei. Teoricamente seria a mesma quantidade.
      bjs

  26. Oi Taty!

    Primeiro, parabéns pelo seu trabalho, amo seu blog! Te admiro muito!

    Eu trabalho com cupcakes e gostaria de enviar alguns para vc de dia dos namorados…

    Tem alguma caixa postal que eu possa entregar, algum endereço para entregar?!

    Um super beijo, Tha!

    minha página no facebook: https://www.facebook.com/docestha

    • Oi Thais, agradeço a gentileza, sim, o endereço da caixa postal está correto, mas eu moro em Sorocaba, acho complicado enviar alimentos perecíveis pelo correio, não?
      Bjs

    • Poxa vida, é verdade! Esqueci que você é de Sorocaba. Talvez sedex demore um dia, mas mesmo assim… acho que chegaria aí só a paçoca de cupcake mesmo! rs

      Uma pena. Mas quando vier pra SP, quem sabe não consigo lhe entregar!?

      Beijo

  27. Quéroul disse:

    ficaram um mimo! fofas demais.
    adoro empanadas, sua receita me pareceu tão simples que até eu, uma mula manca para abrir massinha no rolo, vou tentar fazer! =***

  28. Tati, explica como vc faz pra fechar a massa desse jeito tão bonitinho? beijos

    • Vixe, certas coisas só se forem em vídeo… essa é uma que não sei como explicar com fotos. Mas imagino que se vc procurar vídeos vai encontrar fácil.
      Bjs

    • bruxinha disse:

      Ai, Tatiana, faz um vídeo prá gente, faz?
      Estão lindas, também quero uma!
      Bjs do Rio,
      Patrícia

      (desculpa se o comentário aparecer duplicado, estou tentando há uns dias comentar aqui e ainda não consegui… não aparece nada, por que será?)

  29. Mto boa a receita, entro no Panelaterapia todos os dias pra ver as receitas novas, já fiz muitas receitas, como qui em casa também somos só dois as receitas dão certinho pra n
    dois sem exageros..
    Parabéns pelo blog…

    Bjos

    Mel.

  30. Q bacana, já fiz duas vezes a sua receita da esfiha e ficou mto bom. Vou tentar fazer essa empanada, atrás de casa tem na padaria com recheio de carne desfiada, batata em cubinhos, ovo cozido, ervilha e sei lá mais o q. Tem gostão de cominho, é bom, mas mto caro.

  31. sandra disse:

    Tb gostei…..vou tentar qq hora….

  32. Olá!

    Em primeiro lugar quero te dar os parabéns pelo seu site! Adoro suas receitas! =)

    Agora, uma dúvida: rsrsrs…
    Eu posso preparar as empanadas e congelar?
    Tipo… fazer 4 empanadas e guardar outras 4 congeladas..

    Mais uma vez… Parabéns!
    Bjs

    • Pode sim, mas tem que assar antes. Asse por apenas 10 minutos as que forem ser congeladas, espere esfriar, enrole em plástico filme e congele. Quando for consumir vc deixa 10 minutos em temperatura ambiente e volta para terminar de assar. Bjs

  33. Parabéns…estão lindos e parecem bem apetitosos, eu também tenho dificuldades em achar receitas menores…sua página é 10.

  34. Lari Nunes disse:

    Gostei dessa receita.
    Parece ser bem fácil, rápida e o bom é que não rende um montão, né?
    Confesso que essas coisa que tem que misturar com a mão não me agradam muito.
    Não tenho muito habilidade com isso Rsrs
    Mas essa parece ser bem prática, vou testar dia desses.
    Quando você diz que pode ser que precise de mais água, é pra acrescentar da quente, mesmo, né?
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com/

  35. Ana Paula disse:

    Oi, Tati. Sempre tive vontade de fazer empanadas mas nunca pus em prática. Comi uma há muitos anos numa "churrascaria argentina paulistana" e lembro que o recheio era de carme e uvas passas. Acho que o desafio da história não está só em fazer a massa mas reproduzir os recheios típicos, senão fica parecendo pastel de forno brasiliano (que também é muito bom). Como você já é chegada dos hermanos, rs, até conhece melhor os recheios de lá…se puder mais pra frente dá umas diquinhas dessas. ( ou então estou redondamente enganada e os recheios deles são iguaizinhos os nossos, aí desconsidere meu pedido)

  36. Roberta disse:

    Tati, eu também voltei da Argentina a pouco tempo… mas trouxe comigo um monte de saquinhos de temperos para recheio de empanadas… mas não sabia uma receita fácil. .. obrigada por compartilhar, meu marido vai agradecer! Tomara q fiquem Boas e lindas como as suas! Bjs

Deixe uma resposta