in , , ,

Como Desenformar Bolos sem Quebrar

Muita gente me pede dicas sobre bolos e uma das que mais pinta por aqui é para saber
como desenformar o bolo sem que ele quebre ou fique grudado, então hoje vou ensinar
alguns truques para vocês conseguirem um melhor resultado.

Vamos começar pelo basicão para ajudar os leitores que estão começando agora na cozinha.

1. O que é untar a forma?

R: Untar é espalhar uma camada de gordura na parte interna
da forma, em todos os cantinhos. Essa gordura pode ser óleo, margarina, manteiga…Eu tenho uma certa aflição de usar as mãos para essa atividade. Então eu uso um pedaço de papel toalha para espalhar a gordura na forma. Desse modo:


2. O que é enfarinha a forma?

R: Enfarinhar é espalhar uma camada de farinha por cima da gordura que você untou a forma. Para isso coloque umas 3 colheres (sopa) no
interior da forma e faça movimentos de modo que a farinha “grude” em todos os cantinhos. Depois retire o excesso virando a forma e descarte.

3. Qual a melhor gordura para untar a forma?

R: Eu geralmente uso óleo ou manteiga, porque a margarina contém água na composição e no forno essa água vai secar, ressecar e fazer com que seu bolo grude na assadeira. Não significa que você não vai conseguir desenformar, mas será um pouco mais complicado.Vou ensinar aqui um truque que vai facilitar mais ainda na hora de desenformar:

Unte a assadeira com manteiga, polvilhe farinha e mantenha a forma (vazia) na geladeira por 10 minutos. Na hora de assar, coloque a massa do bolo na forma que estará gelada e leve ao forno. A manteiga gelada endurece e demora mais para derreter no forno, além de hidratar a farinha. Isso garantirá que as paredes da assadeira fiquem úmidas por mais tempo e o bolo sai mais fácil na
hora de desenformar.

Após retirar o bolo do forno deixe esfriar completamente antes de desenformar, a ansiedade estraga muitos bolos colegues! Palavra de quem tem “faniquito” para ver o bolo desenformado!

*Esta postagem foi um oferecimento da Kitchen, marca de toalhas de papel que me ajuda muito na rotina da cozinha!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

34 Comments

Finger Foods do Bem

Arroz com Frango, Ervilha, Cenoura e Pimenta