in , ,

Como Penso Como

Fui convidada pela Electrolux para um evento. E vocês sabem que se eu não tivesse achado o evento bem bacana eu nem teria feito esta postagem, mas na verdade ele foi muito mais do que isso, foi sensacional! A experiência mais incrível que já vivenciei em termos de eventos gastronômico. E olha que já jantei de olhos vendados, já comi em plataforma elevada 50 metros do solo, mas esse superou todas as expectativas!

Nunca na história desse blog escrever um post foi tão difícil! Isso porque o Como Penso Como é uma experiência sensorial múltipla e tentar transmiti-la com um texto e algumas imagens jamais faria justiça à riqueza de sua composição.

De qualquer forma, eu me sinto quase que na obrigação de fazê-lo, uma vez que essa experiência poderá ser vivenciada por aqueles que se interessarem (informações no fim do post). E eu quero muito que mais e mais pessoas possam se deslumbrar com tudo que presenciei naquelas horas que passaram tão rápido!

O Como Penso Como nos faz transitar entre Gastronomia e Design de uma forma inédita e inspiradora.  Trata-se de uma performance onde um jantar de 9 pratos harmonizados com vinhos nacionais (que por sinal eram excelentes!) faz parte dela.

O ambiente é sombrio. A mesa se transforma em uma tela onde imagens e palavras são projetadas.

Todos os pratos são acompanhados de uma explicação da Artista Simone Mattar, seguidos de uma apresentação teatral com música e poesia. Os pratos são frutos de uma pesquisa sobre momentos que marcaram a construção da identidade Brasileira relacionada ao alimento.

Como se a ideia do projeto em si já não fosse por si só extremamente impressionante, o jantar é um espetáculo único. Os pratos, além de conterem uma relação com nossa história, são verdadeiras obras de arte. E além de tudo isso, são deliciosos! Não quero estragar o elemento surpresa de quem participar do jantar. Por isso vou colocar a foto de apenas três dos pratos.

“A Cabeça Bispo: Inspirado no movimento antropofágico de Oswald de Andrade, e no mote simbólico desse manifesto, a “deglutição” do Bispo Pero Fernandes Sardinha pelos índios Caetés”.

As cabeças representam sardinhas, são prateadas por fora e compostas de uma mousse de sardinha grelhada. Na base dela uma espécie de crosta crocante de pão, tudo neste prato é comestível e delicioso!

“Sonho Real”: Inspirado no baile da Ilha Fiscal, o último grande evento da Monarquia brasileira antes da República”.

Representa o fato de que a monarquia queria permanecer em vigência por mais tempo, o que não aconteceu, por isso esse sonho em vez de doce é salgado, de bacalhau com recheio de siri. A coroa é um crocante de tomate e alho. Umas coisas mais deliciosas que já provei nessa vida!

“A Preço de Banana: A concepção do prato questiona nossa visão estereotipada do Brasil inspirado por Carmem Miranda”.

Essa banana era uma mousse de chocolate branco com recheio de bananada e uma capa de canela com corante dourado. Na base tinha fina camada de um queijo delicioso e uns croutons doces que não me recordo exatamente do que eram feitos. Simplesmente fantástica!!!

Gente, quem tiver condições de passar por essa experiência, passe!!! Não tem como descrever a riqueza dessa vivência. Quem for, vai voltar para casa pensando, digerindo, coisa que estou fazendo até agora. Vale MUITO à pena!

Quem quiser saber mais e comprar ingresso é só clicar http://bit.ly/1sBKW6r

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

5 Comments

Minha Participação no Teleton 2014

Delícias Mineiras na sua Casa