in ,

Mosaico de Gelatina

mosaico gelatina

Mosaico de gelatina é uma receita de gelatina colorida que só pela beleza já valeria a pena fazer, mas aproveita a oportunidade e traz a criançada para a cozinha porque ela é uma mega delícia e fácil de fazer!

Receita dos Anos 80

Se você viveu nos psicodélicos anos 80 vai com certeza se lembrar deste doce que era a marca das festas afinal todo mundo adorava e comia alucinadamente! Sua facilidade de ingredientes e forma de fazer, aliado ao colorido da década e um sabor especial do creme branco fazia desse doce “o rei da mesa” em todo encontro e festa de aniversário

minha receita

A Minha Receita

O meu ficou meio psicodélico porque no dia estava tão calor, mas tão calor que as gelatinas coloridas deram uma derretida. Mas isso foi enquanto eu preparava o creme para jogar por cima, mas no final até que ficou bonitão assim! Se você quiser ver uma outra receita, corre no post de mosaico especial para o Natal.

Muito Fácil, mas muitas Etapas

O primeiro passo é preparar as gelatinas coloridas de vários sabores, eu recomendo você fazer apenas 3 cores (usei limão, morango e maracujá). Faço assim porque se usar 5 sabores vai precisar de uma forma gigante depois. Usei a gelatina zero açúcar porque era o que tinha em casa mas pode ser qualquer uma.

eu uso tres cores

Modo de Fazer

Na caixinha da gelatina as instruções são para você misturar o pó com 250ml de água recém fervida e depois com mais 250ml de água fria, totalizando 500ml, certo?

Pois saiba que eu faço cada caixinha com 300ml no total, ou seja, 150 de água fervendo e 150 de água fria, porque a gelatina precisa ficar durinha para você conseguir cortar em cubos.

misture bem as cores

Depois das 3 gelatinas feitas, geladas e já durinhas é hora do creme. Dissolvo outra gelatina de abacaxi com apenas 150ml de água fervente e bato no liquidificador com 1 caixinha de creme de leite e meia lata de leite condensado.

Deixo esse creme na geladeira enquanto corto as gelatinas coloridas em cubos e coloco em uma forma untada com um pouquinho de óleo de soja para desenformar mais fácil depois.

Em seguida é só adicionar o creme que estava na geladeira e levar para gelar até endurecer.

forma cheia

Para desenformar você esquenta um pouco de água (mas atenção, não precisa ferver, só estar quente). Coloca em uma tigela ou assadeira grande a forma do mosaico dentro e deixa por uns 15 segundos. Tente então desenformar, se não der repita a operação.

Se não der coloque mais um pouco na água quente, até sair! Cara de sobremesa de almoço de domingo, né não?

Tem vídeo do Mosaico de Gelatina

Se você preferir aqui neste video de Mosaico em detalhes, você encontra todas as dicas, inclusive o macete para desenformar, então corre aqui para ver.

Se você gostou deixa seu comentário ou sua sugestão e, se fizer não deixe de nos marcar nas redes sociais!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

8 Comments

Tender

Tender com Arroz de Damasco e Chutney de Maçã

gelatina

Gelatina Incolor: Uso e Preparo