in ,

Panceta no Forno

Panceta (ou pancetta) é a barriga do porco, é o bacon sem estar defumado. Mas essa denominação muda conforme a região. O resultado final depende antes de qualquer coisa de comprar uma peça bonita, que seja bem carnuda. Quando eu encontro não penso duas vezes. Vocês não imaginam o sabor disso depois de assada! Geralmente ela vem em forma de manta, mas eu já comprei em pedaços. Como congelei em porções, não olhei na embalagem orginal qual era o peso, mas aqui tinha 6 pedaços grandes, mais que suficientes para 2 pessoas.

Eu temperei no dia anterior ao preparo com:

  • 1 colher (sopa) de alho triturado;
  • 1 colher (sopa) de melado de cana (pode ser mel);
  • Suco de 1 limão (estava bem suculento);
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu);
  • 1/2 colher (sopa) de páprica picante;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • Sal e pimenta do reino (à gosto).

Coloquei a carne em um saco de celofane próprio para ir ao forno, joguei os temperos dentro, misturei bem e deixei na geladeira.

Um truque na hora de preparar carnes que estão na geladeira é tirar meia hora antes para não ir gelada para o forno ou panela, senão ela perde líquidos e fica seca.

Deixei no forno em 220ºC por 35 minutos, depois tirei do saquinho e deixe mais uns 30 minutos até o couro de cima ficar bem dourado. Sorte não ter feito uns 3 quilos senão eu comeria tudo!

Também já fiz panceta na brasa (na churrasqueira) com um temperinho mais simples, mas não menos gostoso, veja aqui http://www.panelaterapia.com/2012/09/panceta-na-brasa.html

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

22 Comments

Finalmente Meu Livro!!!!

Organização na Cozinha: Potes de Vidro