Pão Caseiro

Essa receita de pão de caseiro me surpreendeu. Ficou MARA! Fácil de fazer e muito fofinho! Como renderam 4 unidades, eu congelei dois deles já assados. Esperei esfriar totalmente, enrolei em plástico filme e congelei. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente. Ficam perfeitos, como se tivessem sido assados no dia. Mas vamos ao que interessa?

Ingredientes: 

  • 450ml de água morna;
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g);
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal;
  • 1 ovo;
  • 1/3 xícara (chá) de óleo;
  • 6 a 8 xícaras (chá) de farinha aproximadamente.

Misture a água, o ovo e o óleo. Acrescente o açúcar, o sal, o fermento e vá adicionando farinha. Eu começo mexendo com uma colher grande, quando começa a ficar uma massa mais pesada, eu tiro a colher e vou misturando com uma das mãos e jogando farinha aos poucos com a outra. Vá trabalhando a massa até desgrudar das mãos.

Sove por uns 10 minutos. Sovar é fazer o seguinte movimento: coloque a massa em uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, então estique a massa com as palma da mão e depois puxe-a novamente em sua direção. Você pode simplesmente ir esticando e dobrando novamente a massa ao meio.

Coloque novamente na bacia e cubra com um pano de prato ou plástico filme. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Eu gosto de deixar dentro do forno (desligado). O tempo para isso acontecer pode variar de 30min a 1h e 30min dependendo do clima na região em que vc mora, da qualidade do fermento, etc.

PaoCaseiro

Modele os pães no formato que desejar. Eu abro um retângulo de massa e enrolo como um rocambole. Polvilhe um pouco de farinha na superfície da assadeira e coloque os pães. Deixe crescer novamente dentro do forno por 30 minutos ou até ficarem parecidos com os primeiros da imagem acima.

Ligue o forno em 180º e asse os pães até ver que a superfície está marrom, corada. Não adianta eu dizer quanto tempo de forno porque isso varia demais conforme a marca do forno. Vai de 30min a 1h e 30min. Depende também do tamanho dos pães, quanto maiores, mais leva tempo no forno. Amei essa receita gente! Tenho feito sempre aqui!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.