Bolinho de Chuva

Receitinha básica que para mim tem gosto de infância! Saudades da minha vó Elza amada que mora em Campo Grande-MS e sempre me fazia uma baciada de bolinhos!
Muita gente me pergunta como faz para o bolinho ficar redondinho. O que dá o formato é a maneira como vc coloca ele no óleo quente.


Se a massa está mais firme, com mais farinha você consegue, usando duas colheres, empurrar um montinho para dentro do óleo que acaba ficando bem redondinho. Se a massa estiver mais mole, quando vc “pingá-la” no óleo formará alguns “fios” que ficarão presos à colher e ele fica meio disforme. Os meus ficam no meio termo. Não gosto de colocar muita farinha, gosto dele mais macio então fica umas “perninhas” o que eu particularmente gosto, acho lúdico encontrar formatos de bichinhos hahahaha. Mas chega de papo furado e bora aprender a receita?

Ingredientes:
1 ovo;
1/2 xícara (chá) de leite;
1/2 xícara (chá) de açúcar;
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento químico em pó (fermento comum de bolo).

É só misturar tudo até formar uma massinha e com o auxílio de 2 colheres ir pingando no óleo quente. Depois é só retirar do óleo e polvilhar açúcar com canela (ou só açúcar se preferir). Se vc quiser ver como faço os meus bolinhos é só apertar o play.

Se quiser se inscrever no nosso canal de vídeos é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique http://bit.ly/youtubepanela

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

83 Comentários

  1. Rita disse:

    Acabei de fazer ficaram otimos, muito obrigado pela receita.

  2. Isabel Weber disse:

    Meus primeiros Bolinhos.
    Só fiquei com medo de que ficassem crus por dentro e fritei meio demais, hehe.
    Mas ficou bom igual.
    O açúcar com canela deu um toque especial à receita, adorei.
    Li os comentários das outras leitoras e segui as dicas do amido de milho e do vinagre.
    Só mesmo no Panelaterapia para a gente fazer receita nova sem medo de que não vá dar certo!!!
    🙂
    Beijos

  3. adriana disse:

    fiz agora e ficaram ótimos!!!! obrigada querida.

  4. Ana Carolina disse:

    Fiz, deu super certo! ficou maravilhoso, não ficou redondinho mais rolou o ludico dos bichinhos cm minha filha kkkk
    Agora não preciso mais ir na mamãe comer bolinho de chuva! Kkkkkkk

  5. Gabriele disse:

    Olá Tati!
    Tem como substituir o leite por leite em pó?
    Obrigada!!

  6. Waldecy aparecida carlos disse:

    Adorei!!! Já fiz várias vezes, mas sempre acrescentando a colher de maizena e de vinagre..

  7. Valéria disse:

    Ficou maravilhoso. Amo esse blog

  8. Maria Cristina Machado disse:

    Fiz e adoreiiii

  9. Lise Belle disse:

    Tati, agorinha pela manhã resolvi fazer, mas assim que coloquei uma colher no óleo queimou e ficou cheio e ar o bolinho, a massa ficou meio espumosa. As medidas fiz certo, só coloquei o açúcar antes do leite. Nunca acerto fazer nenhum bolinho de chuva. BJS

    • Se queimou é o óleo que está quente, diminua a chama do fogão e se queimar mesmo em mínimo deixe o óleo esquentar e vá controlando a temperatura acesdendo e desligando a chama quando estiver muito quente. Quanto a ficar espumoso e com ar não é comum já que é uma massa densa. Será que vc usou liquidificador ou batedeira? Para essa massa nao é aconselhado.

    • Lise Belle disse:

      Acho que a farinha que eu usei tinha fermento. Será isso?

  10. Aparecida disse:

    Olá boa noite então quanto a esse bolinho de chuva eu faço já a muitos anos e sempre deram muito certo com uma crocancia maravilhosa.
    Agora a exatamente 38 anos atrás vi uma moça fazendo um bolinho de chuva diferente e hoje fui até ela para me dar a receita ela diz não se lembrar.isso me deixou muito triste pois já fiz todos os modos diferentes possível e não chego nem perto do bolinho dela.
    Então vamos lá ,não vi ela preparando a massa quando entrei na casa dela ela enrolava a massa na mesa em cordões como se fosse choque e depois cortava mais o menos 1 cm as bolinhas , só que na hora de fritar ela fritava num tacho com bastante óleo tipo umas 10 bolinhas de cada vez por causa que cada bolinha daquelas triplicava de tamanho parecia uma bolinha de ping pong de tão leve e não era muito massuda por dentro e a casquinha de fora era bem crocantes ,agora imaginei ser feita com maizena com fécula de batata com fermento de pão Fleischmann com polvilho tentei tudo e não chego nem perto do bolinho dela e que vontade de comer aquele bolinho.tinha un aroma de limão acho que ela raspou limão na massa.se alguém souber ou descobrir que receita é essa por favor me passa

  11. Silmara disse:

    Tati, pra fechar as férias com chave de ouro nesta sexta feira fria em SP,arrisquei sua receita. Ficou muito boa, açúcar no ponto certo. Seguí dicas e acrescentei 2 colheres de sopa de vinagre e 2 de sopa de amido de milho tb. Resultado: Macio por dentro e crocante por fora. Nao ficou gorduroso. Minha filha amou. Obrigada! Bj

  12. Nubia disse:

    Tem como fazer sem o ovo? Minha filha é alérgica a ovo e gostaria de fazer para ela…

  13. Isabel Lucas Villar disse:

    Amei sua receita, aqui em casa fez sucesso!!!

  14. Brisa disse:

    Amei!! Acrescentei 1 banana, 1 colher de amido, 1 colher de vinagre e foi o melhor e mais redondinho bolinho que ja comi na vida!! Tks

  15. Marcio disse:

    Muito bom…

  16. franciele pimentel disse:

    Ameeeei a receita, sobre o a receita, coloquei duas colheres de vinagre e duas de maizena. Rendeu bastante w ficou super fofinho. Uma delicia, parabéns pela receita

    • marih disse:

      Bati no mixer o ovo e tbm depois com o acucar e o leite. Tbm coloquei vinagre, maizena e baunilha, ficou MT boa, sequinha por fora e super macia! Super rapida! Tds em casa amaram. Parabens!

  17. Aparecida azevedo dos santos disse:

    Fiz essa receita amei acrescentei uma colher de maizena ficou macio e sequinhos muito boa essa receita!

  18. Aparecida azevedo dos santos disse:

    Fiz essa receitah e acrescentei uma colher de maizena ficou muito bom macio e sequinho amei !!

  19. Vania disse:

    Tati, sua medida rende quantas porções?

  20. Nanna Sá disse:

    Pra ficar mais sequinho e fofinho eu sempre acrescento um colher de vinagre. Antes quando eu não botava o bolinho ficava um pouco encharcado, mas agora fica sequinho e fofinho. E não fica gosto de vinagre viu?

  21. Ana Cláudia disse:

    Fiz bolinho de chuva pela primeira vez na vida hoje. Usei esta receitinha e deu super certo! Se eu soubesse que era tão fácil, já teria feito antes rss

  22. Ilza Reis disse:

    No lugar do fermento químico, posso utilizar o trigo com fermento?

  23. Fátima Pereira disse:

    Simples, rápido e gostoso, minha mãe sempre fazia quando eu era criança e colocava uma banana bem amassadinha na massa. Uma delícia.
    Vou fazer para os filhos e os amigos deles, vamos ver o que acham.

  24. Réverte Tózi disse:

    Tatiana,
    Simples, rápidos e saborosos.
    Excelente.
    Grato.
    Réverte/Mary Elaine.

  25. Alcione disse:

    Muito bom!

  26. Alcione disse:

    Amei essa receita de bolinho de chuva, vou fazer hoje.

  27. Liz disse:

    Acho que tinha uns 10 anos que não comia bolinho de chuva, e eu nunca tinha feito… Ficaram perfeitos!!! Receita top!!!
    A Lis é linda! Parabéns pela filhota é boa sorte na sua nova vida de mãe ❤️

  28. Magna disse:

    Sou de Boituva e outro dia estava procurando algumas receitas para mudar o cardápio e…encontrei o panelaterapia… Que delícia!!! Amei ❤ E hoje durante a tarde deu uma vontade de bolinho de chuva…Vim até aqui fazer uma visita e procurar a receita… Deu tudo certo!!! Parabéns!!!

  29. Andreia Caroline disse:

    Oi Tatiana
    Parabéns por seu trabalho.
    Toda vez que faço os bolinhos de chuva eles ficam crus por dentro, já ate desisti de fazer por esse motivo, pode me dar uma dica pra isso não acontecer?
    Obs: eu sempre cuido a temperatura do óleo e mesmo quando tentei deixar o óleo bem menos quente pra ir fritando devagar ficaram crus.

  30. Renata Melo disse:

    Fiz hoje e ficou muito bom. Minha amiga adorou e chegou a chorar pois trouxe lembranças da Vozinha q faleceu tem pouco tempo.

  31. Érica Vívian Pereira disse:

    Obrigada,pelo bolinho de chuva,ameiiiii, coloquei a baunilha tb e ficou show!!!!

  32. Aline disse:

    Oiii
    Sei que o Google ajuda muito nessas horas, mas pra fazer com banana e goiaba é só coloca-los junto a massa?! Fico pensando se na hora de fritar, eles não vou derreter no óleo! Hahaha
    Valeu!

  33. Luciane disse:

    Olá, eu dobrei a receita e acrescentei tres bananas amassadas na massa…. Uma delícia!!!! Bjs

  34. Dilma Correia disse:

    Boa noite!
    Nunca tinha feito bolinho de chuva, apesar de ter vontade, eu achava que não iria dar certo e não fazia rsrs. Hoje resolvi fazer. Procurei uma receita na Internet e encontrei essa no Panelaterapia e …..fiz .. deu super certo. Adorei. Acrescentei: 01 colher (chá) de essência de baunilha e 02 colheres (sopa) de amido de milho junto a farinha de trigo. Ficou muito boa.
    Obrigada . Dilma.

  35. Ludy disse:

    Adorei as receitas

  36. Gleycianne Dorneles disse:

    Oi Tati! Fiz e ficou uma delícia porém dobrei a receita Pois tenho um batalhão em casa! Ah e deixei uma parte da massa pra por um pouco de essência de baunilha pra mim pois sou a única que gosto.. Parabéns pela receita.. bjss

  37. itelvina oriente disse:

    adoro bolinho de chuva, será que acrescentar essência de canela ou baunilha, altera consistência, vou experimentar depois conto, obg

  38. Maria Amaral disse:

    Fui fazer a receita e a farinha de trigo havia vencido! Vi o fubá, resolvi arriscar. Na medida exata da farinha não deu certo, se esfarelou todo no óleo quente! Acresentei mais fubá até ficar concistente. Ficou uma delícia! bolinho de chuva sabor milho!

  39. Sabrina disse:

    Humm parece seer bom vou fazer 🙂

  40. Tatiane Leal disse:

    Esta receita é muito boa, excelente rendimento, sabor suave, textura macia no interior e o exterior crocante.

  41. celia disse:

    acabei de conhecer panelaterapia, nossa tudo muito pratico, não gosto de cozinhar, mas estou me sentindo convidada, muito legal.

  42. Lisa santos disse:

    Oi Tati,já tinha feito várias tentativas de fazer bolinhos de chuva com outras receitas.nunca tive a sorte.fisso a sua receita fisso uma receita ficou tão bom k fisso de novo e dobrei a receita,todos aqui adorou.muito obrigada

  43. Adriana disse:

    Adorei a simplicidade. Exatamente a receita que procurava. Mto obrigada por trazer minha infância de volta.

  44. Celda Sanches disse:

    Ola Tati tb sou de Sorocaba e hj o dia pedia o bom e velho bolinho de chuva. ..Acrescentei à sua receita uma banana inteira (c/casca) e usei açucar mascavo…ficou muito bom! Obrigada pela dica. Abraço.

  45. Gosto de colocar uma colher de maizena para ficarem ainda mais macios, dá supercerto. bjos

  46. Amo bolinhos de chuva e para ficarem supermacios acrescento uma colher de maizena, acho que dá supercerto. Bjos

  47. Lúcia disse:

    Tati fiz o bolinho e coloquei uma banana bem madura amassinha no meio da massa ficou uma delícia meus filhos amaram.

  48. Renata disse:

    Pode fazer com farinha com fermento?

  49. Hallyson disse:

    Já fiz com chocolate e ficam ótimos, se for usar o achocolatado, diminua a quantidade de açúcar para não ficarem muito doces.

  50. Ivone Duarte disse:

    Uma delicia essa receita. Eu acrescentei a massa uma banana nanica amassada e depois de fritos passei na mistura de açúcar e canela. relembrando minha infância….

  51. Lena Monteiro disse:

    Poxa…
    Tudo muito prático.
    Adoro e curto as receitas

  52. Tati, que receita maravilhosa!!! Eu estava descrente de fazer bolinhos de chuva, pois os meus nunca davam certo. Mas, sua receita salvou meu dia! Aqui em casa todos amaram!!!

  53. Monica Nascimento disse:

    Fiz agora pouco. Uma delícia! !! Adorei, mostrei a foto a minha amiga e amanhã o lanche da tarde para comer e colocar a fofoca em dia será bolinhos de chuva ♡♡♡
    Obrigada Tati.
    Super acompanho seu blogger, ja fiz várias receitas. Mas esse é meu primeiro comentário.
    Bjssss

  54. Raquel Pedrosa disse:

    Adorei, apenas diminuirei a qtade de açúcar na próxima vez.

  55. Luana disse:

    Ficaram otimos!!!!
    Coloquei um pouquinho de canela e uma pitada de sal na massa. Deu um toque maravilhoso. Na proxima vou colocar um pouco de essencia de baunilha tb.

  56. Bolinho de chuva… um amor incondicional!!!

  57. Célia disse:

    Amo bolinho de chuva! Faço sempre! Sabor de infancia+ Sempre coloco 1 colher de maisena. Fica sequinho! Adoro seu site!

  58. Claudia Hameau disse:

    Obrigada Tati vou tentar achar alguma receita no google e volto aqui para lhe contar!!

  59. sheilla disse:

    Olá..que delicia,aqui em casa gostamos com banana nanica picada na massa!!!

  60. Claudia Hameau disse:

    Oi Tati amo de paixão o panelaterapia, moro em Dubai e para matar um pouco a saudade do Brasil e das receitinhas caseiras ,, quase todos os dias dou uma passadinha para ver suas novidades!!! adoroooo!!! queria saber se algum dia por acaso você já tentou fazer os bolinhos assados e não fritos? meu marido tem o fígado muito sensível e ao comer qualquer fritura passa muito mal. beijo e obrigada

    parabéns pela Lis!! 🙂

    • Oi Claudia, olha, eu nao tentei, mas como é uma massa mole, acho difícil dar certo no forno, vai virar uma panqueca. Acho que essa receita não é daquelas que rola adaptação para forno entende? Mas pesquisando no google tem umas receitas de bolinhos de chuva assado, só que nunca testei.

    • Patricia disse:

      Cláudia, se tiver máquina de cupcakes dá pra fazer sem óleo. Fica uma delícia, eu já fiz. Se não tiver, coloque nas forminhas e tente no forno. Só não sei se demora pq nunca fiz, mas vale tentar. Bjos

  61. Carol Costa disse:

    Quando pequena tentava achar aqueles que ficam com o miolo mole, kkkkkkk…. Ô trem bão!
    http://dibobis.blogspot.com.br/

  62. Danyelle disse:

    Tati acompanho seu blog e adoro.Mora em Sonora- MS nao sabia q vc tinha parentes por aqui. beijos

  63. isabela disse:

    Adoro a praticidade das suas receitas. Obrigada!

  64. Neide Britto disse:

    Delicia! Esses bolinhos, bjo.

  65. Larissa disse:

    Não achei opção para editar o comentário.
    Acompanho seu blog e adoro suas receitas, já fiz o cheesecake e as fatias húngaras (fiz ontem). Deram super certo e estão aprovadas aqui em casa!! 🙂

    O único detalhe é que sempre altero para menos a quantidade de açucar ou óleo das receitas que pego, mas apenas por uma questão de gosto (pois não sei o gosto do dono da receita), já que não gostamos de coisas muito doce ou muito gordurosas aqui em casa.

  66. Larissa disse:

    Minha mãe coloca um pouco de fubá na massa, fica super sequinho!! 🙂

  67. Giovana Lopes disse:

    Oi Tati! os meus ficaram crus por dentro, será que é por que estão muito grandes?? Pode colocar chocolate em pó na massa? Beijim da Gi

Deixe uma resposta