Como Lavar as Roupinhas do Bebê

Hoje eu vou dividir com vocês como eu higienizei as roupinhas da Lis. Eu lavei tudo a máquina, mas tomei todos os cuidados necessários para não dar alergia no bebê, pois logo que nascem eles não tem defesa, não tomaram vacinas ainda e por isso é preciso muito cuidado nesta etapa, especialmente com produtos químicos.

Se você preferir lavar as roupas a mão tudo bem, mas eu acho bem cansativo e não é necessário. Eu lavei a mão apenas algumas que poderiam soltar tinta ou que tinham algum detalhe que pudesse ser danificado na máquina.

É importante lembrar que é preciso ter utensílios novos sem resíduos químicos como bacia e balde caso resolva lavar manualmente. Se você for utilizar o taque, também é preciso higieniza-lo bem antes.

Quando eu resolvi começar a lavar as roupinhas eu tinha uma máquina que tem mais de 11 anos de uso, da época que casei, essa aqui:

maquina-antiga

Então precisei tomar algumas precauções antes de lavar as roupinhas, que vou dividir com vocês abaixo:

LAVANDO ROUPAS DO BEBÊ EM MÁQUINAS (QUALQUER MODELO):

– Lavar o tambor por dentro usando bucha nova e o próprio sabão líquido ou pó para lavar roupinhas de bebe, ou sabão de coco.
– Enxaguar bem.
– Colocar um copo de água sanitária e realizar um ciclo rápido da máquina com nível máximo de água. Aquele que ela bate a roupa uma vez e enxagua. Isso vai retirar os resíduos antigos de sabão e impurezas da máquina.
– Eu fiz ainda um enxague extra para garantir que não tinha vestígios químicos.
– Feito isso você pode lavar normalmente as roupinhas do bebê.

Comecei lavando as roupinhas assim, na máquina antiga, mas aí veio aquele período de chuvas intermináveis e começou me dar um pânico porque eu lavava, mas não tinha como secar. Minha lavanderia é pequena e a parte que tem o varal maior fica exposta ao tempo. Aí eu achei que era hora de ter uma máquina mais moderna, tipo lava e seca, que vai me ajudar muito com a “rouparada” que um baby normalmente suja.

Como a máquina antiga era da Electrolux e nunca me deu dor de cabeça eu optei por manter a marca. Escolhi esse modelo LSI09. Ela tem a opção de secar, então não fico dependendo de ter sol. E a roupa sai sequíssima mesmo!

maquina-lava-seca-nova

Ela é classificação A, o que significa que tem o menor consumo possível de energia. E uma coisa que para mim foi muito importante na escolha, a função antialérgico que elimina microrganismos das roupas. Eu e o Marcelo tivemos muitos problemas de alergia na infância e tenho medo que Lis também tenha algo desse tipo, então melhor prevenir. Usei essa função para todas as roupas de cama e toalhas de banho.

Essa máquina, além de vir com 11 programas ainda tem a possibilidade de personalizar totalmente a forma de lavar, escolhendo temperatura da água, quantas vezes você quer enxaguar,  como será a intensidade da centrifugação, se quer ou não secar e o tempo de secagem. Achei que valeu super a pena! Porreta a bichinha!!!

maquina-lava-seca

Agora vamos para a lavagem das roupinhas. As informações abaixo servem para qualquer modelo de máquina.

1. Produtos:
Para lavar roupinhas de bebê, você tem que utilizar produtos que sejam dermatologicamente testados e que tenham indicação para lavar roupas delicadas, ou roupas de bebê. Se você procurar no supermercado vai achar vários deles.

produtos-lavar-roupas-bebe

Eu usei Sabão líquido OMO roupas delicadas que tem duas versões, para roupas escuras e claras. Também comprei 2 amaciantes (também específicos para roupas de bebês): Confort e Mon Bijou. Tem sabão de coco para esta finalidade também, tanto líquido quanto em pó, é só procurar com atenção nos supermercados. Nada de sabão comum, alvejante e coisas do tipo ok? Na hora de lavar as roupas use uma quantidade pequena dos produtos, eu uso metade do que usaria normalmente porque as roupinhas não estão com sujeira acumulada, é uma lavagem só para tirar o pó mesmo.

2. Separando as roupinhas:
Eu separei as coisas do bebe, tanto mantas, cobertores, roupinhas, tudo da seguinte forma:
– Roupas claras e escuras e também separei roupas que soltam pelo ou fiapos para lavá-las agrupadas.

As peças mais delicadas como fraldas daqueles tecidinhos mais finos você pode colocar de molho com um pouquinho de sabão e amaciante, deixar 1/2 hora, enxaguar bem depois torcer e colocar para secar ou colocar na máquina para centrifugar.

3. Passando as roupinhas
É importante passar as roupinhas porque o calor do ferro elimina qualquer micro-organismo que possa ainda estar no tecido. Pelo menos na primeira leva de roupas dos bebês é importante esse cuidado.

4. Guardando as roupinhas.
Se você resolver lavar as roupinhas do bebê uns 3 meses ou mais antes dele nascer, você pode usar caixas plásticas para guarda-las, que vedam 100% da poeira. Eu higienizei as caixas com álcool 70% e guardei as roupinhas já limpas. Só agora que falta pouco para a Lis nascer eu transferi as coisas para a gaveta.

Minhas dicas:
– Comece lavando as roupinhas que seu bebê usará primeiro. Pois a medida em que ele cresce, toma vacinas e o organismo vai ganhando resistência esses cuidados iniciais podem ser aliviados.

– Se você não puder contar com ajudante(s) nesta tarefa não deixe tudo para o final quando o peso da barriga nos deixa exaustas por qualquer atividade. Lave aos poucos (eu lavei em umas 4 ou 5 levas) e siga a dica de ir guardando em caixas plásticas ou sacos plásticos limpos.

Espero ter ajudado com este post. Claro que cada mamãe sabe da suas condições, da sua realidade e tem que se adaptar para fazer o que é possível. Eu tenho amigas que nem lavaram as roupinhas novas e nada aconteceu com os bebês, mas sempre existe aquela pequena chance, então se você tem possibilidade de realizar esse cuidado eu sugiro que o faça, sem contar que é uma delícia o varal cheirando a bebê!!!

Este conteúdo também foi transformado em vídeo, então se quiser assistir é só acessar http://bit.ly/LavarRoupasBebe ou apertar o play:

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

13 Comentários

  1. Oi Tati eu tenho um filho também,vai fazer três anos sempre tive esse cuidado com as roupas dele,lavei com sabão olla e sempre passei a roupinha.Aquele cheirinho de roupa de bebê na casa e muito bom.

  2. Dayana disse:

    A minha filha teve alergia ao amaciante. Agora lavamos com sabão de coco e o último enxague com um pouco de vinagre branco de álcool. ..

  3. Thaís Mello disse:

    Tati, parabéns peloo cuidado!
    Uma dica que gosto muito de usar são aqueles saquinhos pra lavar roupa na máquina. Assim só separo por cor. Mesmo as que soltam pelos podem ir pra máquina, porque o saquinho protege. As delicadas tb!
    Beijos!

  4. RITA CASSIA DE MIRANDA disse:

    Oi Tati, adorei as dicas, concordo com vc, acho que as roupinhas devem ser lavadas, por precaução e porque é gostoso pra mamãe cuidar das roupinhas do bebe.
    Sobre o sabão e amaciante, alguns médicos dizem que o ideal é no começo lavar tudo apenas com sabão de coco, pois mesmo os produtos que já são feitos para roupas infantis podem causar alergia, o mesmo vale para os lenços umedecidos, se você acha que ela pode ser alérgica é legal usar aquele sem perfume.
    É claro que tu não vai lavar todas as roupinhas de novo né, ainda mais nesta reta final.
    Desejo tudo de bom pra vc nestes últimos dias de grávida! Beijos para a Lis, já estamos esperando ela com muito amor.

  5. Clarissa disse:

    Oi Tati. Existe tb um sabão líquido p roupas de bb chamado ola, ele é bom. Quando a coisa ta mais apertada aqui em casa, compramos sabão de coco em pedra e ralamos, tb é ótimo p lavar roupa de bb. Td de bom , bj

  6. JORGE I OKAMOTO disse:

    Se você conseguir achar um sabão líquido chamado Dreft eu indico. Comprei no Sam’s Club e dura muuuito por ser super concentrado. http://www.samsclub.com.br/detergente-liquido-dreft-plus

  7. Ana Paula disse:

    Tati,
    Use da monbijou o sabão igual que vc comprou o amaciante ele é ótimos!Como vc comentou de alergia aqui em ksa somos alérgicos e meu filho Tbm herdou infelizmente!Hj ele tem quase 2 anos e a primeira coisa que o médico cortou foi o amaciante,então uso só esse sabão pq ele nunca deu alergia,uso desde bb e o cheirinho dele é ótimos!Vc tá linda,que a Lis venha com mta saúde!

  8. disse:

    Oi Tati! Só um comentário, tome cuidado com o amaciante, pois a pele da minha bebê ficou irritada com ele. Até hj (quase 2 anos), ela tem reação alérgica… bjos e boa hora!

    • O uso do amaciante é mesmo controverso, usei bem pouco e fiz muitos enxagues mas acho prudente mesmo deixar algumas roupas sem ele, por precaução né?

    • disse:

      Na verdade, quando o bebê é mto novinho, qq coisa (qualquer coisa mesmo tá?) pode causar irritação na pele, seja amaciante, hidratante da mamãe, cheiro de produto de limpeza, pó.. então achei mais fácil ter uma variável a menos… depois voltei com o amaciante e não rolou. Vou tentar de novo daqui a pouco! 😉

  9. Fernanda Fernandes disse:

    Tati, as roupinhas da Lis estão lindas!!!!!
    Só me tira uma dúvida, completamente fora do assunto: quando comprei o primeiro livro do Panelaterapia, na pré-venda, ele veio com dois brindes (o bloquinho e o saquinho de tempero).
    O segundo tb vai ter brinde para quem comprou na pré-venda?
    Tô perguntando pq comprei na pré-venda e peguei na sexta na Saraiva, mas só veio o livro. É isso mesmo ou o meu veio faltando algo?
    Bjo!

  10. Jani Ripardo disse:

    Nossa, você tem aquela máquina de lavar há 11 anos e ela parece nova desse jeito? Você é muito zelosa, adoro pessoas assim.

Deixe uma resposta