Iogurteira Fun Kitchen – Resenha

Eu recebi do shoptime uma iogurteira de um modelo novo que eles lançaram da marca Fun Kitchen. Resolvi fazer a resenha deste produto porque aqui no blog e no canal de vídeos tem receita de iogurte caseiro que você pode fazer sem precisar de nenhum acessório especial (veja aqui), então quis deixar uma segunda alternativa, até para comparação, que é como fazer com uso da iogurteira.

As especificações técnicas do produto vocês podem acessar clicando aqui:
http://www.shoptime.com.br/produto/125568741/iogurteira

Como se prepara o iogurte na iogurteira:
Basta misturar leite e iogurte natural nas quantidades indicadas. Eles sugerem ainda usar um pouco de leite em pó para ajudar na consistência. Eu fiz com leite sem lactose que era o que eu tinha em casa, mas usei iogurte e leite em pó comum. Misture, coloque nos potinhos e ligue a iogurteira na tomada.

iogurteira

Vamos aos pontos positivos:
1. Achei bonita.
Gostei do formato, do design e do fato de vir potinhos com tampas.
2. Prática. Muito simples de utilizar.
3. Econômica. Minha preocupação maior era com o consumo de energia, pois cada vez que você faz um iogurte ela precisa ficar na tomada de 8 a 12 horas. Fiz o cálculo e ela gasta apenas em torno de 10 centavos a cada utilização de 8 horas pois tem apenas 15W.
4. Diminui as chances de errar. Eu sempre fiz iogurte em casa sem iogurteira, e sinceramente acho bem tranquilo, no entanto muita gente que vai fazer pela primeira vez reclama que ficou mole, que perdeu ingredientes, etc. Isso porque o leite precisa estar na temperatura certinha para dar certo e sem usar um termômetro isso fica muito impreciso. Então até pegar o jeito existe a chance da pessoa errar mesmo, o que não ocorre na iogurteira se você seguir as instruções do manual.
5. Preço. Achei o preço justo. Mas isso depende muito da frequência que você vai utilizar o aparelho. Não comprem coisas que ficarão no armário. Se sua família consome iogurte com frequência compensa, senão, será mais um bem acumulado que vai ficar juntando poeira.

Pontos negativos:
Sinceramente, não notei nada que pudesse falar de negativo do aparelho, mas acho que ele deveria vir também com um recipiente único para quem não quer fazer em potinhos individuais. Bem como deveriam vender potinhos separadamente para quem quer fazer quantidade maior e não quer ter que esperar o último pote acabar.

O produto veio sem manual, mas ok, tinha no site para baixar, só que achei 2 receitas com proporções diferentes. No site tem uma receita e no manual tem outra, ambas para fazer iogurte natural, fiquei confusa. Segui a do site e deu certo. Mas é um ponto a se ficar atento.

mamao-iogurte

mamão

Resultado do Iogurte:
Ficou exatamente igual ao que faço sem a iogurteira. Consistência cremosa mas não tão firme como os industrializados. Sabor mais suave, menos ácido e mais agradável que os comprados. Deixei 8 horas o aparelho ligado que é o tempo mínimo recomendado. Vou fazer o teste deixando 12 horas para ver se fica mais consistente e coloco o resultado aqui depois. De qualquer forma fazer um iogurte em casa com menos química é tudo de bom gente! Com ou sem iogurteira!

* O intuito do post não é estimular o consumo de produtos, sendo assim, meu conselho é: só adquira um produto se realmente for útil para você e sua família.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes