Biscoitinho de Goiabada

Vocês já devem ter percebido que sou biscoiteira. Não no sentido profissional da palavra, mas o que quero dizer é que amo fazer biscoitinhos. Em casa sempre tem um pote cheio deles e esse é sensacional. Talvez o mais fácil de todos de fazer. Já fiz diversas variações dessa receita e depois de muito testar cheguei ao que para mim foi o melhor resultado.

Eu não tenho hábito de usar margarina, mas para essa receita sugiro que vocês façam com margarina Qualy (não é uma publicidade) porque ela tem 80% de lipídios e isso faz toda diferença. Já tentei com outras marcas e com algumas manteigas, mas na maioria das vezes a massa derrete demais e os biscoitos se juntam todos enquanto assa. Por esse motivo estou recomendando a marca da marina porque garanto que dará certo com ela.

Também indico que façam com goiabada cascão, que é aquela mais dura, mais rústica, porque algumas goiabadas, tipo aquelas de lata são moles e no forno elas derretem demais e escorrem.

Considerações feitas vamos para a receita.

Ingredientes:
125g (ou meio pote) de margarina Qualy;
2/3 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 a 2 colheres (sopa) de leite;
Goiabada em cubinhos.

Comece misturando a margarina com o açúcar até ficar como um creme uniforme. Junte a farinha e misture com as mãos. Se a massa ficar seca, adicione o leite. Dependendo da marca da farinha pode ser que nem precise do leite, ou que só precise de 1 colher. O resultado final não se altera usando ou não esse ingrediente.

Faça bolinhas, coloque na assadeira com um espaço entre elas e achate-as. Não precisa untar a forma. Em cada uma coloque um pedacinho de goiabada. Ligue o forno em 180ºC por 10 minutos, enquanto isso leve a assadeira à geladeira por 10 minutos (essa etapa e muito importante para os biscoitos ficarem crocantes).

massa biscoitinho-goiabada-receita

Passado os 10 minutos leve a assadeira ao forno e asse até ficarem levemente dourados. No meu forno são 11 minutos, mas este tempo pode variar muito conforme a marca do forno, então fique de olho na coloração que deve ser levemente dourado.

Dica: quando tirar a assadeira do forno, deixe descansar uns 5 minutos antes de tirar os biscoitos dela, porque eles vão endurecendo quando esfria. Deixe esfriar e guarde em pote fechado. Dura 1 mês (mas duvido que não acabe no mesmo dia).

biscoito-receita-goiabada

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes