Purê Saudável

Poderia ser um pouco mais saudável sem a camada de queijo gratinado, mas eu acho importante buscar equilíbrio entre sabor e saúde, né não gente? Essa receita é uma das que eu faço e congelo as porções prontas, depois tiro do freezer um dia antes de consumir o purê, e na hora coloco o queijo e levo para gratinar.

Para fazer esse purê você pode usar os legumes que mais gostar, desde que tenham textura boa para amassar. Eu vou passar as quantidades para você fazer uma porção para 2 pessoas, aí você multiplica os ingredientes de acordo com sua necessidade.

Você precisará de 2 xícaras (chá) de legumes picados. Não tem quantidade certa de cada um, vai do seu gosto. Aqui usei: cenoura, abóbora japonesa, chuchu e batata comum.

Eu cozinho no vapor que mantém mais os nutrientes, mas se preferir, pode ser na água fervente. Escorro e amasso os legumes quando estão bem macios.

legumes-vapor

Eu gosto dele rústico, com pedacinhos, então não amasso muito. Acrescento uma colher (sopa) de manteiga e 4 colheres (sopa) de leite. Se você usar esses ingredientes sobre os legumes ainda bem quentes não precisa voltar para o fogo. O calor dos legumes irá absorver a manteiga e o leite e a consistência já fica boa.

pure-light

Eu ainda acrescentei meia colherinha (chá) de curry, acertei o sal e coloquei um tico de pimenta-do-reino branca. Coloquei parmesão ralado por cima e levei ao forno para gratinar. Fica muito saboroso!

pure-saudavel

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

13 Comentários

  1. Silvia Becker disse:

    Oi Tatiana, linda receita, vou experimentar. Meu filho tem Alergia a proteina do leite de vaca. Posso substituir o leite e a manteiga só por azeite de oliva? Será que consegue dar a liga? tambem pensei em colocar uma colherinha de amido de milho…. Abraços!

  2. Teresa Casale Abe disse:

    Delicia. Adoro suas receitas

  3. meire moraes disse:

    Como faço pra congelar?

  4. tania disse:

    .Minha filha não gosta de abóbora.Fiz hj esse purê, e ela adorou. Muito gostoso,

  5. Thaynara disse:

    Tati, que receita ótima e versátil! Obrigada por compartilhar.

  6. Maria disse:

    Parece-me até já sentir o cheirinho quente huuummmmm

    bj

  7. seeufizvcfaz disse:

    Prático e deve ficar bem gostoso!!!

    Deia Tomaz – http://www.seeufizvcfaz.com.br

  8. Lígia disse:

    Na Bélgica eles costumam comer uma carne de panela com cerveja acompanhada de legumes amassados. Não é um purê e eles não ficam completamente amassados, fica aquela coisa meio pedaçuda, sabe? Temperadinho só com sal e pimenta, mas fica uma delícia!

  9. Cristiane Lara disse:

    Olá, bom dia, Tatiana ! Como vai ? Adoro purê de qualquer legume e é bem fácil e rápido de preparar. O seu está muito lindo e com uma cara muito boa mesmo ! Vou fazer essa receita logo ! Abraços 🙂

  10. Milka disse:

    Amei!!!!…. Simples, fácil e delicioso!!!

Deixe uma resposta