Purê Saudável

Poderia ser um pouco mais saudável sem a camada de queijo gratinado, mas eu acho importante buscar equilíbrio entre sabor e saúde, né não gente? Essa receita é uma das que eu faço e congelo as porções prontas, depois tiro do freezer um dia antes de consumir o purê, e na hora coloco o queijo e levo para gratinar.

Para fazer esse purê você pode usar os legumes que mais gostar, desde que tenham textura boa para amassar. Eu vou passar as quantidades para você fazer uma porção para 2 pessoas, aí você multiplica os ingredientes de acordo com sua necessidade.

Você precisará de 2 xícaras (chá) de legumes picados. Não tem quantidade certa de cada um, vai do seu gosto. Aqui usei: cenoura, abóbora japonesa, chuchu e batata comum.

Eu cozinho no vapor que mantém mais os nutrientes, mas se preferir, pode ser na água fervente. Escorro e amasso os legumes quando estão bem macios.

legumes-vapor

Eu gosto dele rústico, com pedacinhos, então não amasso muito. Acrescento uma colher (sopa) de manteiga e 4 colheres (sopa) de leite. Se você usar esses ingredientes sobre os legumes ainda bem quentes não precisa voltar para o fogo. O calor dos legumes irá absorver a manteiga e o leite e a consistência já fica boa.

pure-light

Eu ainda acrescentei meia colherinha (chá) de curry, acertei o sal e coloquei um tico de pimenta-do-reino branca. Coloquei parmesão ralado por cima e levei ao forno para gratinar. Fica muito saboroso!

pure-saudavel

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes