Creme de Alho-poró com Batatas e Bacon

Essa madrugada fez um frio terrível por aqui então rolou mais uma receita para aquecer o corpo e alma! Se preparem que muitas sopinhas, caldinhos e creminhos vão pintar por aqui! Em casa nós amamos! Aliás, tem uma seleção só de receitas fáceis e deliciosas deste tipo aqui. Mas voltando a receita de hoje, anotem:

Ingredientes:
1/2 xic. (chá) de bacon;
1/2 cebola;
2 dentes de alho;
1 talo de alho-poró picado;
2 batatas picadas;
sal e pimenta a gosto;
1 col. (sopa) de amido de milho;
1 xic. (chá) de leite.

receita-sopa-batata

Refogue o bacon na própria gordura, retire quando estiver crocante e reserve. Na gordura que ele soltou refogue a cebola e o alho. Aquela “borra” do bacon que fica no fundo da panela é muito importante, depois de adicionar líquido ela se solta e dá muito sabor.

Acrescente um talo de alho-poró picado. Se você não sabe usar alho-poró, veja aqui como fazer. Na sequência junte as batatas, acerte o sal e coloque pimenta-do-reino se desejar. Cubra com água quente e deixe ferver até cozinhar as batatas.

Misture o amido com o leite e junte aos demais ingredientes. Use um mixer para triturar tudo ou coloque no liquidificador. Se quiser pode aquecer mais um pouco o creme antes de servir. Coloque o bacon picado por cima.

creme-alho-poro

Esta receita rende 2 porções bem generosas. Faço porções pequenas aqui em casa porque somos apenas 2 que comem (e 1 que mama), mas é só dobrar ou triplicar conforme quiser. Para ver em detalhes essa receita é só assistir o vídeo clicando aqui: http://bit.ly/cremealhoporo ou apertando o play:

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes