Tempero Caseiro

Desde que eu postei o alho prático (veja aqui a receita) não param de surgir pedidos de receita que também leva cebola e outros ingredientes. Por isso, hoje atendendo a pedidos uma receita de tempero caseiro delicioso para facilitar sua vida na cozinha com muito sabor!

Ingredientes:
1 cebola grande;
1/4 xícara (chá) de óleo;
15 dentes de alho;
1/2 maço de cheiro-verde;
1 colher (sopa) de sal.

Bata no liquidificador ou processador a cebola e o óleo até virar uma pasta. Adicione metade dos dentes de alho e bata mais um pouco, depois a outra metade, o cheiro-verde e o sal. Eu bato o alho em duas levas para ficar mais fácil, mas se seu liquidificador for potente pode bater tudo de uma vez.

Rendimento: 1 e 1/2 xícara (chá)  de tempero
Durabilidade: de 1 a 2 semanas na geladeira
Congelamento: Pode ser congelado em formas de gelo ou saquinhos de sacolé (geladinho) em porções menores ou já em potes por até 3 meses.

tempero-receita

DICAS IMPORTANTES:
– Para aumentar a durabilidade coloque em vidro limpo, de preferência que seja fervido em água por 3 minutos e quando for usar o tempero, nunca coloque uma colher suja dentro dele.
– Quando for utilizar use sempre misturado com outros ingredientes, isso porque a cebola solta água e se você colocar direto no óleo ele espirrará bastante. Por exemplo, para fazer arroz eu coloco o óleo na panela, 1 xícara de arroz, adiciono 1 colher (sopa) de tempero e 1 colher (chá) de sal aí refogo bem, adiciono a água e pronto.
– Esse tempero pode ser usado para temperar qualquer carne (boi, aves, peixes), sopas, legumes, arroz, feijão, molhos, etc.
– O óleo e o sal são necessários, sem eles a durabilidade cai radicalmente, porque ambos são conservantes.

Se quiser ver o vídeo rapidinho de como faço esse tempero, é só acessar http://bit.ly/2aqqxRT ou assistir por aqui mesmo:

 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

41 Comentários

  1. Raquel disse:

    Oi! Amo suas dicas e receitas! Sempre que quero fazer algo que ainda tenho dúvidas, pesquiso aqui, sigo suas receitas e fica muito bom esse tempero realmente é muito bom.

  2. Fernanda Hotmail disse:

    Eu amo seu canal no YouTube voce está de parabéns suas receitas super fáceis e gostosas

  3. Fernanda Hotmail disse:

    Eu seu canal vc ta Parabéns

  4. Deda disse:

    Nossa estou amando esse blog! A algum tempo tenho perdido o encanto da cozinha, pq não queria mais a mesmice de todo dia… aqui estou tomando o gosto outra vez! E meu marido agradece kkkk

  5. Neusa Bertolani disse:

    Tati,adoro cozinhar,achei suas receitas ótimas,super práticas.Parabéns!

  6. Alessandra Machado disse:

    Tati, se usar esse tempero no arroz ele fica branquinho mesmo assim? Pergunto por causa do cheiro verde.

  7. vanilda disse:

    por favor tati na sua receita de cafe cremoso posso colocar achocolatado

  8. Laiza disse:

    Eu faço tempero pronto mas coloco tudo. Cebola,alho,pimentão, tomate,cheiro verde,sal,pimenta do reino,corante e óleo. Bato tudo no liquidificar e coloco em pote de vidro. Tempero minhas carnes pra semana toda congelo em porcoes separadas. Facilita demais.

  9. Priscila Santos Martins Dias disse:

    Obrigada pela dica! Experimentei e ficou maravilha!

  10. Andreia disse:

    Oi gostaria de saber se usar com cebola nao azeda pois faço janta pro almoço.

  11. Soraia disse:

    Sempre fiz o temperinho de alho. Mas nunca me veio a cabeca a ideia de adicionar cebola. Vou experimentar, com certeza! Amo todas as suas receitas e dicas.

  12. Alin disse:

    o cheiro verde com salsinha ou coentro?
    e com a cebolinha!

  13. Gislene Souza disse:

    Também faço o tempero assim, só que no lugar do óleo, eu uso vinagre de álcool e acrescento um pouco de cominho. E este tempero, pelo menos aqui, dura um mês na geladeira, ou seja até acabar. 🙂

  14. Jéssica Rusch disse:

    Oi Tati
    Posso fazer com cebola roxa?
    Beijos

  15. Evilázio disse:

    Muito legal Tati. Parabéns !

  16. Tati, o que é esse cheiro-verde? Seria salsinha? aqui no nordeste nos usamos muito o coentro. Aliás, vc poderia fazer uma materia qualquer dia falando sobre essas ervas, como identifica-las, como substitui-las. Fico super perdida, são tantos… coentro, salsa, salsinha, cheiro-verde, manjericão. E a hortelã? sempre fico doida na hora de comprar.

    • Cheiro verde é um maço que vem salsinha e cebolinha. Obrigada pela sugestão! 🙂

    • Luciana Paulino disse:

      Tatiana, aqui no nordeste cheiro verde é o maço que vem coentro e cebolinha. O coentro e a salsinha são diferentes, apesar de serem parecidos porque as folhas são diferentes e o sabor também…
      Amo suas receitas, beijos!

    • Sim, eu faço com as minhas referências que são de São Paulo, por isso para mim é com salsinha e cebolinha, mas se quiserem usar coentro OK.

  17. Edilene disse:

    Gostaria de saber se eu congelar em forminhas tenho que descongelar antes de fazer o refogado ou posso por o cubinho direto na panela ?obrigada !!!forte Abraço

  18. Leyde disse:

    Esse tempero facilita muito na cozinha. Sempre fiz e gostaria de dar uma dica. Eu coloco um pouco de azeite sobre o tempero já no Vidro para conservar. Qdo vou tirar inclino um pouco o Vidro pra não sair azeite.

  19. Izabel disse:

    Fiz e gostei muito, é muito prático

  20. João Bosco disse:

    Eu Amo essa “Muier”… A culpa é sua por eu estar agora à frente do fogão aqui em casa…..kkkkk. Deus te abençoe. Muita Luz pra você e sua Família. Sucesso. Parabéns!

  21. Catarina Veneziani disse:

    Mas vira mesmo uma pastinha??? Ou ficam mini pedacinhos???
    E serve usar aquele miniprocessador ao inves do liquidificador (tenho medo de deixar cheiro/gosto no copo do liquidificador)?
    Beijo!!

    • Depende do quanto vc bater ou processar. O cheiro nao pega se vc lavar sempre logo em seguida.

    • cris disse:

      Oi, quando quiser retirar o cheiro do liquidificador, coloque água com umas gotinhas de baunilha. Deixe de molho e verá que o cheiro forte desaparece.

    • Gislene Souza disse:

      Catarina, é só você colocar no copo do liquidificador: água, um pouco de detergente e um pouco de vinagre; e bater por uns dois minutos. Lave em seguida. Não fica com cheiro nenhum.

  22. Joanna disse:

    Tati, amei!! Já vou fazer. O seu alho já foi uma mão na roda, sempre faço aqui em casa. Agora com esse, nossa, que delícia. Ah, ontem fiz sua receita de bolinho de chuva. Me arrependi, deveria ter dobrado a receita. Ficou muuuito bom. Beijo linda. E obrigada pelas receitas fáceis e deliciosas.

  23. Thaís Barreto disse:

    Tati, queria tanto um tempirinho que não usasse alho!! O alho é super indigesto pra mim. Tem alguma dica??