Tempero Caseiro

Desde que eu postei o alho prático (veja aqui a receita) não param de surgir pedidos de receita que também leva cebola e outros ingredientes. Por isso, hoje atendendo a pedidos uma receita de tempero caseiro delicioso para facilitar sua vida na cozinha com muito sabor!

Ingredientes:
1 cebola grande;
1/4 xícara (chá) de óleo;
15 dentes de alho;
1/2 maço de cheiro-verde;
1 colher (sopa) de sal.

Bata no liquidificador ou processador a cebola e o óleo até virar uma pasta. Adicione metade dos dentes de alho e bata mais um pouco, depois a outra metade, o cheiro-verde e o sal. Eu bato o alho em duas levas para ficar mais fácil, mas se seu liquidificador for potente pode bater tudo de uma vez.

Rendimento: 1 e 1/2 xícara (chá)  de tempero
Durabilidade: de 1 a 2 semanas na geladeira
Congelamento: Pode ser congelado em formas de gelo ou saquinhos de sacolé (geladinho) em porções menores ou já em potes por até 3 meses.

tempero-receita

DICAS IMPORTANTES:
– Para aumentar a durabilidade coloque em vidro limpo, de preferência que seja fervido em água por 3 minutos e quando for usar o tempero, nunca coloque uma colher suja dentro dele.
– Quando for utilizar use sempre misturado com outros ingredientes, isso porque a cebola solta água e se você colocar direto no óleo ele espirrará bastante. Por exemplo, para fazer arroz eu coloco o óleo na panela, 1 xícara de arroz, adiciono 1 colher (sopa) de tempero e 1 colher (chá) de sal aí refogo bem, adiciono a água e pronto.
– Esse tempero pode ser usado para temperar qualquer carne (boi, aves, peixes), sopas, legumes, arroz, feijão, molhos, etc.
– O óleo e o sal são necessários, sem eles a durabilidade cai radicalmente, porque ambos são conservantes.

Se quiser ver o vídeo rapidinho de como faço esse tempero, é só acessar http://bit.ly/2aqqxRT ou assistir por aqui mesmo:

 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes