Creme de Batata-doce

Receitinha delícia essa viu! Até meu marido que abomina batata-doce adorou. O segredo desse creme é a cebola caramelizada. Faz toda diferença no sabor e eu uso essa técnica em várias receitas de sopas e cremes. Não fica com gosto de cebola e ela some, quase derrete mesmo, além de dar essa cor dourada linda aos pratos.

Para fazer duas porções generosas eu usei:
– 2 colheres (sopa) de azeite;
– 1 cebola grande em fatias;
– 1 batata doce grande picada;
– 2 batatas pequenas picadas;
– 1/2 colher (chá) de curry;
– 100ml de creme de leite;
– água fervente o suficiente para cobrir os ingredientes;
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha e parmesão a gosto.

Refogue a cebola no azeite em fogo bem baixo. Vai levar bastante tempo, mas a cebola vai ficando cada vez mais dourada e docinha (não pode deixar queimar, por isso mexa sem parar). Nesse momento adicione as batatas, o curry, um pouco de sal (deixe para acertar no final) e cubra com água quente. Não precisa muita água, só o suficiente para cobrir. Deixe ferver e cozinhar bem as batatas.

sopa-batata-doce

Você pode bater tudo no liquidificador, usar um mixer ou um amassador de batatas manual que é o que eu usei porque gosto de sentir uns pedacinhos. Acrescente o creme de leite, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino. Aqueça novamente o creme só para incorporar todos os ingredientes, não precisa ferver.
Na hora de servir acrescente salsinha e queijo parmesão. Fica leve, adocicada e muito saborosa!

creme-batata-doce

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes