Creme de Batata-doce

Receitinha delícia essa viu! Até meu marido que abomina batata-doce adorou. O segredo desse creme é a cebola caramelizada. Faz toda diferença no sabor e eu uso essa técnica em várias receitas de sopas e cremes. Não fica com gosto de cebola e ela some, quase derrete mesmo, além de dar essa cor dourada linda aos pratos.

Para fazer duas porções generosas eu usei:
– 2 colheres (sopa) de azeite;
– 1 cebola grande em fatias;
– 1 batata doce grande picada;
– 2 batatas pequenas picadas;
– 1/2 colher (chá) de curry;
– 100ml de creme de leite;
– água fervente o suficiente para cobrir os ingredientes;
– Sal, pimenta-do-reino, salsinha e parmesão a gosto.

Refogue a cebola no azeite em fogo bem baixo. Vai levar bastante tempo, mas a cebola vai ficando cada vez mais dourada e docinha (não pode deixar queimar, por isso mexa sem parar). Nesse momento adicione as batatas, o curry, um pouco de sal (deixe para acertar no final) e cubra com água quente. Não precisa muita água, só o suficiente para cobrir. Deixe ferver e cozinhar bem as batatas.

sopa-batata-doce

Você pode bater tudo no liquidificador, usar um mixer ou um amassador de batatas manual que é o que eu usei porque gosto de sentir uns pedacinhos. Acrescente o creme de leite, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino. Aqueça novamente o creme só para incorporar todos os ingredientes, não precisa ferver.
Na hora de servir acrescente salsinha e queijo parmesão. Fica leve, adocicada e muito saborosa!

creme-batata-doce

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

9 Comentários

  1. Gisele Lima disse:

    Amei a receita!! Acho que avisei no curry,estava bem apimentada!!!

  2. Daniele disse:

    Tati, te acompanho muito! Adoro o seu site é sempre o indico! A minha mãe faz esse refogado de cebola, quando ela quer cozinhar o frango e não quer molho de tomate! Fica divino! Ela sempre fazia para mim, porque eu não gostava de frango em molho de tomate! Uma delicia! Ele fica bem marromzinho!

  3. PROF a MÁRCIA FUGITA disse:

    OI TATI

    ASSIM COMO VOCÊ, SOU PROFESSORA (UNIVERSITÁRIA), DEIXEI DE MINISTRAR AS AULAS POR UM TEMPO, POIS TIVE UM AVC-H(ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL-HEMORRÁGICO), OPERARAM A MINHA CAIXOLÁ,GRAÇAS À DEUS , ESTOU BEM, BRINCO SEMPRE DIZENDO QUE TIVE QUE APERTAR UNS PARAFUSOS SOLTOS E GANHEI ATÉ UM CLIPE DE TITÂNIO, ME SINTINDO A MUIÉÉÉ BIÔNICA, HEHEHE. PILOTO BEM O FOGÃO, ADORO COZINHAR E VER NO ROSTO DAS PESSOAS QUERIDAS O “HUUUMMM QUE GOTOOOSO”. TIVE UMA CLÍNICA DE ESTÉTICA E ATÉ ENSINAVA RECEITAS DE COMIDAS PARA AS(OS) CLIENTES PARA MELHORAR A PELE E O CABELO. ADORO SUAS RECEITAS, POIS VOCÊ “FAZ TUDO COM AMOR E CARINHO”. MEUS PARABÉNS: PELO BLOG, PELA SUA LINDA PRINCESA LIS, PELOS LIVROS (JÁ PEDI PRO MARIDÃO) E POR COMPARTILHAR MAIS ESTA RECEITA MARAVILHOSA, IREI COMPRAR BATATA DOCE AINDA HOJE, PARA FAZÊ-LA PARA MINHA SOGRA, POIS ADORAMOS BATATA DOCE E SOPA. SOU SUA FÃ, JÁ FIZ MUITAS DE SUAS RECEITAS, SÃO PERFEITAS. MUITO OBRIGADA POR TUDO. BJS.

  4. marilena disse:

    Creme de batata doce eu fiz e é uma delicia.

  5. Isolde Carla Wordell Santiago disse:

    MUITO BOM

  6. Amanda disse:

    Que delícia! Serve como papinha, será? Abraços!

  7. ainda não fiz, esta receita de creme de batata doce, mais adoro comidas agridoces.
    um abraço a todos

  8. Mara disse:

    Obrigada por mais essa dica e receita, seu blog é demais, você está de parabéns!

  9. Geeeeeeeente! Juro que vi o título e cismei que era uma receita doce…. Até fiquei meio desconfiada qdo li cebola (ahn????) mas ainda assim pensei que era doce….
    Ah! É que to com desejo de comer bolo de morango….

Deixe uma resposta