Pãozinho de Cenoura

Esse pãozinho ficou tão delicioso que já fiz umas três vezes. Reduzi a receita para não render tanto. São 13 pãezinhos que depois de assados ficam mais ou menos do tamanho de uma palma de mão. Fica muito macio e o sabor da cenoura não sobressai, mas a cor fica linda! Confiram:

pao-cenoura

Ingredientes:
1/3 xícara (chá) de leite morno (80ml);
2 gemas;
40g de manteiga derretida;
1 cenoura grande cozida e amassada (90g de purê);
1 colher (sopa) açúcar;
1/2 colher (sopa) sal;
aproximadamente 350g de farinha de trigo;
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco.

pao-cenoura-receita

Comece cozinhando a cenoura em água fervente e amassando como se fosse fazer um purê, deixe esfriar.

Em um recipiente adicione os ingredientes na ordem acima, deixando o fermento e a farinha por último. A farinha deve ser adicionada aos poucos, até desgrudar das mãos. Eu usei aproximadamente 350g, mas essa quantidade varia conforme a umidade da cenoura, o tamanho das gemas, etc.
Sove por 5 a 10 minuto, cubra com um pano e deixe crescer por 1h e 30m.

Após esse tempo sove mais um pouquinho para tirar as bolhas de ar, faça bolinhas, coloque em uma assadeira (não precisa untar), cubra com um pano e deixe crescer novamente por 1 hora.

Pincele gema e asse em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 15 a 20 minutos.

paozinho-caseiro-cenoura

Se quiser ver essa receita em detalhes, se vc estiver lendo essa postagem por e-mail, acesse o vídeo: https://youtu.be/XDt9-DO8PQE

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

43 Comentários

  1. Henriqie disse:

    Quero receber sua newa letter

  2. Fabiana disse:

    Fiz hoje com beterraba… ficaram mto bons!!! A única coisa é que eu colocaria um pouco mais de purê de beterraba para dar mais cor e sabor… de resto ficou ótimo mesmo!!!

  3. Willian disse:

    Fiz ficou show! Substitui as cenouras por 2 batas médias.

  4. Soraya disse:

    Fiz ontem a receita do paozinho de cenoura na minha máquina de pão e depois da massa pronta só fiz as bolinhas e assei no forno, ficou maravilhoso, deu super certo, todos adoraram. Muito obrigada por compartilhar essas receitas.

  5. Élida disse:

    Eu adoro as suas receitas, mas esse pão de cenoura não deu certo.

  6. soraya disse:

    Tati, adoro seu blog e já fiz diversas receitas.
    Minha dúvida é, posso usar a máquina de pães para fazer essa receita?
    Muito obrigada

  7. Oi Tatiana, obrigada pela receita, muito boa e fácil. Você acha que eu posso substituir a cenoura por batata cozida e fazer tipo um pão de batata? Seria ótimo usar a sua receita como base substituindo a cenoura pra variar 🙂
    Parabéns pelo blog e pelos vídeos. Você usa uma linguagem direta, simples e ao mesmo tempo bem explicadinho. Não dá pra errar!
    Um abraço diretamente da Tasmânia

  8. olga disse:

    tem como tirar o acúcar da receita, ou substitui lo por algo?

  9. Iara Cristina Figueira disse:

    Bom dia, Tati!
    Posso substituir a cenoura por inhame?
    Desde já agradeço a atenção!
    Fica com Deus!

  10. Loanne Lima disse:

    Fiz essa receita e ficou maravilhosa.. Parabens Tati e muito obrigado por compartilhar conosco essas receitas.. sucesso para você.

  11. SANTA MASSACO ODA disse:

    MENINA, TU ÉS MUITO BOA,ADOREI O PÃOZINHO FOFO DE LIQUIDIFICADOR,E EU SOU AMANTISSIMA DE PÃES. OBRIGADA. GOSTEI TB VC NÃO FICA ENROLANDO É OBJETIVA,PARABENS,PARABENS

  12. Neuber Lopes disse:

    Receita perfeita. Já fiz várias vezes e agorasubstitui 30% de farinha branca por integral, ficou perfeito. Postei fotos no meu instagram @cozinhar_pra_que

  13. Telma disse:

    Amei!
    Fiz. Deu super certo.
    Todos em casa gostaram!!!

  14. Tamires Ferreira Lopes disse:

    Fiz estes pãezinhos e ficaram lindos. Amei!

  15. Juliana disse:

    Tati, eu quero fazer e congelar pro meu bebê. Vi nas perguntas frequentes, que vc sugere congelar depois de assado, então posso depois de tirar do freezer colocar direto no forninho? Seria mais prático por aqui.

    • Deixa esfriar completamente, embrulha no plástico filme e congela. Para descongelar eu deixo em temperatura ambiente mesmo, descongela rapidinho, em meia hora.Coloque só 10 segundo no micro-ondas antes de consumir que volta a ficar bem molinho.

  16. Maysa Dias disse:

    Oi Tati!
    Adoro o panelaterapia e tenho todos os livros. Adorei essa receita mas não sou fâ de solvar, será que no processador com aquele item de misturar funciona?
    Bjs

  17. Elizabeth disse:

    Pode usar fermento normal que vende nas latinhas?

  18. Luiza Aretuza Barbosa disse:

    Fiz os pãezinhos e ficaram perfeitos. Amei a receita! Quando amassei a cenoura, não ficou um purê como do vídeo. Resolvi batê-la no liquidicaddor junto com o leite, gema e manteiga, e deu super certo. Acho que o ideal é usar o mixer para fazer o purê, nas como não tenho, usei o liquidicador.

  19. Fernanda disse:

    Amei a receita, fácil de fazer. Posso trocar a cenoura por mandioca? Ou vc tem uma receita bem legal de pão de mandioca? Se tiver, por favor, poste pra nós! Obrigado!!

  20. Janine Araujo disse:

    Amei!! Fiz hoje, ficou delicioso, levinho! Aliás Taty, já fiz várias receitas de pães que você postou, sucesso garantido!

  21. Milton Pitzer disse:

    Oi. Mais prático é, como primeira operação, colocar a(s) cenoura (s) com um fio d’água, por três minutos de “chiado” em fogo baixo, numa panelinha de pressão. (Enquanto isso, junta e trabalha os outros ingredientes). Pode por “in natura” mesmo pois a pele sai muito fácil, depois de cozida, espetando um garfo, no sentido longitudinal. Melhor que “escaldar” a cenoura. A massa apresenta resultado muito mais rápido quando se misturam todos os sólidos, num vasilhame e se juntam todos os líquidos, já homogeneizados, em outro. Pode conferir que é na metade do tempo… Sucesso!

  22. Walter disse:

    Gostei eu vou fazer.

  23. Gabriela disse:

    posso fazer na batedeira ao inves de sovar com a mão?

  24. Adriana lopes disse:

    Hmmm deu agua na boca

  25. Aurea disse:

    MA RA VI LHO SO!! Faço vários pães, este é o campeão! Obrigada por compartilhar

  26. mai disse:

    Que lindos Tati vou fazer essa semana,adoro seus pães faço todos,toda semana tem um pão seu aqui em casa bjs..Adoro suas receitas.

  27. Graça disse:

    Amei!! Vou fazer hoje.

  28. Tânia disse:

    Que óptimo aspecto!! O blog é excelente, parabéns! Eu também pratico “panelaterapia”…estou triste, cozinho, estou contente, cozinho, não tenho que fazer, cozinho… 😉
    Beijinhos e parabéns!

  29. giovana vox disse:

    Olá, Tati!! Eu de novo aqui…kkkkkk perguntei em outra receita onde vc encontra aqui em Sorocaba (moro aqui tbm) a barriga de porco que vc fez em 2011? Qual açougue? Eu procuro e nunca acho uma de qualidade como a sua….=-(
    Se puder me responder fico grata! Obrigada desde já!
    Um bjooo

  30. MORRI AQUI COM ESSA DELÍCIA… ÁGUA NA BOCA…

  31. Sheilla disse:

    Que delícia de pãezinhos!!
    Tenho uma receita que se parece com a sua,mas ao invés da cenouras leva abóbora cabotiã..
    Ficam pães tão lindos quanto os seus…

Deixe uma resposta