Lasanha de Abobrinha

Essa receita é tão gostosa que eu garanto que o fato de não ter massa nem vai fazer diferença. Caso você prefira, pode colocar camadas de abobrinha e massa que também fica uma delícia! Berinjela no lugar da abobrinha também fica bom e pode ser preparada da mesma maneira, eu só corto as fatias um pouco mais grossas para conseguir grelhar com facilidade.

Ingredientes:
1 abobrinha fatiada;
250g de presunto;
250g de queijo mozzarella;
3 xícaras de molho à bolonhesa ou o que você preferir;
1/2 xícara de queijo parmesão.

lasanha-abobrinha-receita

Essa receita serve bem 4 pessoas.
Para começar eu fatio uma abobrinha usando o mandolin, que é esse fatiador da foto, mas você pode fatiar com uma faca mesmo, o mais fino que puder. Tempero só com sal e coloco na grelha untada com um pouquinho de azeite. Você pode usar uma frigideira comum para isso.

Depois é só montar.

Abaixo a receita de 3 molhos que você pode usar nessa receita:
Molho Branco:
http://panelaterapia.com/2012/11/como-fazer-molho-branco.html
Bolonhesa:
http://panelaterapia.com/2014/11/molho-de-carne-moida-para-massas.html
Molho de Tomates:
http://panelaterapia.com/2010/05/molho-ao-sugo.html

Espalho uma camada de molho no fundo do refratário. Coloco fatias de abobrinha grelhada, mais molho, queijo e presunto. Aí é só repetir as camadas até acabar os ingredientes. No final coloco o parmesão por cima e levo ao forno preaquecido em 200ºC até gratinar.

lasanha-receita

Como a abobrinha já está grelhada, não precisa muito tempo no forno, o tempo do parmesão gratinar já está ok. Dependendo de cada forno pode levar de 15 a 35 minutos.

Um pouquinho de líquido, mesmo a abobrinha já estando grelhada ela solta mesmo, não tem jeito, mas mesmo assim fica uma delícia!!!

lasanha-abobrinha-fit

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes