Risoto de Abóbora com Carne Seca

Eu amo demais essa combinação de abóbora com carne seca! O adocicado com o salgado da carne fica sensacional! Hoje temos a facilidade de comprar a carne já cozida e desfiada (procure nos supermercados da sua cidade, conheço das marcas Vapza e Friboi). A carne seca preparada em casa fica mais úmida e mais saborosa. Essa pronta é um pouco mais cara, mas no meu caso, com bebê novinho em casa, tenho buscado praticidade, então para mim é a melhor opção.

Essa receita é para duas pessoas, mas você pode dobrar ou triplicar a quantidade conforme sua necessidade.

Ingredientes:
3 col. (sopa) de azeite;
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
2/3 xíc. (chá) de carne seca cozida e desfiada;
1 xíc. (chá) de abóbora japonesa crua picada em quadradinhos pequenos;
1 xíc. (chá) de arroz para risoto;
3 col. (sopa) de salsinha picada;
1 col. (sopa) de folhas de tomilho (opcional);
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado;
Aproximadamente 3 xic. (chá) de caldo de legumes caseiro (veja aqui a receita) ou você ferve essa quantidade de água e adiciona 1 tablete de caldo de legumes.

risoto-carne-seca-abobora

Comece refogando a cebola no azeite e quando murchar adicione o alho. Antes que ele fique dourado junte a abóbora e misture, em seguida a carne seca e o arroz.

Pegue uma concha do caldo de legumes e junte ao arroz. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique macio ou no ponto que vc gostar.

Ao final, junte a salsinha, o tomilho e o parmesão. Antes de servir eu gosto de regar com um fio de azeite. Nessa receita eu não uso vinho, nem manteiga, porque acho que fica melhor sem eles.

risoto-abobora

Fica muito gostoso! E se vc não tiver o arroz de risoto pode fazer com arroz comum que também fica bom!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes