Risoto de Abóbora com Carne Seca

Eu amo demais essa combinação de abóbora com carne seca! O adocicado com o salgado da carne fica sensacional! Hoje temos a facilidade de comprar a carne já cozida e desfiada (procure nos supermercados da sua cidade, conheço das marcas Vapza e Friboi). A carne seca preparada em casa fica mais úmida e mais saborosa. Essa pronta é um pouco mais cara, mas no meu caso, com bebê novinho em casa, tenho buscado praticidade, então para mim é a melhor opção.

Essa receita é para duas pessoas, mas você pode dobrar ou triplicar a quantidade conforme sua necessidade.

Ingredientes:
3 col. (sopa) de azeite;
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
2/3 xíc. (chá) de carne seca cozida e desfiada;
1 xíc. (chá) de abóbora japonesa crua picada em quadradinhos pequenos;
1 xíc. (chá) de arroz para risoto;
3 col. (sopa) de salsinha picada;
1 col. (sopa) de folhas de tomilho (opcional);
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado;
Aproximadamente 3 xic. (chá) de caldo de legumes caseiro (veja aqui a receita) ou você ferve essa quantidade de água e adiciona 1 tablete de caldo de legumes.

risoto-carne-seca-abobora

Comece refogando a cebola no azeite e quando murchar adicione o alho. Antes que ele fique dourado junte a abóbora e misture, em seguida a carne seca e o arroz.

Pegue uma concha do caldo de legumes e junte ao arroz. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique macio ou no ponto que vc gostar.

Ao final, junte a salsinha, o tomilho e o parmesão. Antes de servir eu gosto de regar com um fio de azeite. Nessa receita eu não uso vinho, nem manteiga, porque acho que fica melhor sem eles.

risoto-abobora

Fica muito gostoso! E se vc não tiver o arroz de risoto pode fazer com arroz comum que também fica bom!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

5 Comentários

  1. Huuuuuuuum,fiquei com vontade de fazer.

  2. George disse:

    Tati, fiquei com água na boca e já quero experimentar! Onde encontro essa abóbora japonesa? Posso substituir por outro ingrediente? Qual a melhor substituição?

  3. Priscila Williams disse:

    Tati, vou fazer uma pergunta estranha, mas preciso fazer! Se eu quiser substituir o arroz no risoto, faço essa substituição pelo quê? Eu adoro fazer risoto por causa da praticidade e da combinação de sabores, mas tem gente aqui que não come arroz de jeito nenhum! Mas adora a combinação de abóbora com lombo de porco e eu queria aproveitar isso pra variar o escondidinho de abóbora com lombo….. Me ajuda?!! Brigada! Bjão!

    • tem um macarrão que tem formato de arroz, ou se nao achar pode usar qualquer macarrão miudinho tipo de sopa sabe? Também acho que fica bom com grão de bico cozido ou feijão branco. Espero ter ajudado.
      Bjs