Como Fazer Pimenta Síria

Eu comentei no post do quibe de abóbora que usei a Pimenta Síria. Para quem não conhece, a Pimenta Síria na verdade é uma mistura de alguns ingredientes que a gente encontra com relativa facilidade. É bastante usado em pratos como quibe, kafta, recheios de esfihas, mas claro, vc pode usar como quiser. Não existe uma proporção correta, pois essas “misturinhas” libanesas são receitas familiares e variam muito, mas vou deixar uma sugestão para vocês:

2 colheres (sopa) de Pimenta-do-Reino Preta;
1 colher (sopa) de Canela em Pó;
1/2 colher (sopa) de Cravo-da-Índia;
1 colher (chá) de noz-moscada em pó ou ralada;
1 colher (sopa) de Pimenta-da-Jamaica.

Basta misturar tudo e guardar em saquinho ou potinho fechado.

pimentasiria

*Dessa lista a pimenta da jamaica é o ingrediente mais difícil de achar, então pode fazer sem ela, porque na verdade o sabor dela é como uma soma dos outros ingredientes da lista.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comentários

  1. Mylene Guedes Ricci disse:

    Olá Tati, tudo bem? Gostaria de saber qual a diferença da pimenta branca e preta e qial delas é melhor para a saude. Aproveito p lhe perguntar se a pimenta biquinho é tão boa quanto a vermelha ou caiena. Obrigadaaaaa. Bjjjs

    • Pimenta branca ou preta é a mesma pimenta, o que difere é o tempo de colheita. Acredito que nao tenha diferença em termos nutricionais. Biquinho é pimenta de cheiro, nao arde nada é bem diferente das que vc citou.

  2. Juliana Alves Mota disse:

    Tati, Obrigada pela resposta!

    Foi um alívio ler o que você escreveu haha por que eu tava achando que eu que não sabia usar. Eu também já joguei uns 2 fora ! =/
    Um dia acho um que preste! =/

    Abraços

    PS: Adoro seu blog e suas dicas desde sempre.

  3. Juliana Alves Mota disse:

    Tati,

    Por falar em pimenta, gostaria de sugerir um vídeo de como usar o moedor de pimenta. Eu venho apanhando do meu faz tempo. Não sei se é para dar uma virada para cada sentido, ou se é sempre para o mesmo sentido, entende?
    E cheguei a comprar pimenta da Jamaica mas ele não moeu ela de jeito nenhum (mesmo mexendo na regulagem).

    Obrigada 🙂

    • Ju eu já joguei uns 3 moedores fora. A verdade é que muitos são ruins mesmo, eu diria que a maioria. Até o da Le Creuset quando comprei era ótimo e agora já está ficando ruim, mas até agora foi o melhor que usei. Quando vc nao acerta é porque a engrenagem é ruim mesmo.

  4. Souza disse:

    Vou tentar. Mas entendi que o cravo-da- Índia é moído. Correto?

  5. MARIA DE LOURDES disse:

    DÁ PARA SUBSTITUIR A PIMENTA DA JAMAICA POR COMINHO

  6. Facil, todos os ingredientes que tenho em casa! Acho que a pimenta da Jamaica e o que nos USA chamamos de “all spice” eu compro em grao (como este da foto e trituro) e tem o mesmo sabor dos outrso todos juntos. Obrigada pela dica! Bjs.

  7. Isabela camargo disse:

    Obrigada,Tati,pela pela sugestão. Queria muito essa receita.

  8. Rosana disse:

    Otima dica, parabéns.

  9. Talita Batista disse:

    Adorei essa dica e essa aprendizagem!!… Vou fazer!

Deixe uma resposta