Como Fazer Pimenta Síria

Eu comentei no post do quibe de abóbora que usei a Pimenta Síria. Para quem não conhece, a Pimenta Síria na verdade é uma mistura de alguns ingredientes que a gente encontra com relativa facilidade. É bastante usado em pratos como quibe, kafta, recheios de esfihas, mas claro, vc pode usar como quiser. Não existe uma proporção correta, pois essas “misturinhas” libanesas são receitas familiares e variam muito, mas vou deixar uma sugestão para vocês:

2 colheres (sopa) de Pimenta-do-Reino Preta;
1 colher (sopa) de Canela em Pó;
1/2 colher (sopa) de Cravo-da-Índia;
1 colher (chá) de noz-moscada em pó ou ralada;
1 colher (sopa) de Pimenta-da-Jamaica.

Basta misturar tudo e guardar em saquinho ou potinho fechado.

pimentasiria

*Dessa lista a pimenta da jamaica é o ingrediente mais difícil de achar, então pode fazer sem ela, porque na verdade o sabor dela é como uma soma dos outros ingredientes da lista.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

13 Comentários

  1. Mylene Guedes Ricci disse:

    Olá Tati, tudo bem? Gostaria de saber qual a diferença da pimenta branca e preta e qial delas é melhor para a saude. Aproveito p lhe perguntar se a pimenta biquinho é tão boa quanto a vermelha ou caiena. Obrigadaaaaa. Bjjjs

    • Pimenta branca ou preta é a mesma pimenta, o que difere é o tempo de colheita. Acredito que nao tenha diferença em termos nutricionais. Biquinho é pimenta de cheiro, nao arde nada é bem diferente das que vc citou.

  2. Juliana Alves Mota disse:

    Tati, Obrigada pela resposta!

    Foi um alívio ler o que você escreveu haha por que eu tava achando que eu que não sabia usar. Eu também já joguei uns 2 fora ! =/
    Um dia acho um que preste! =/

    Abraços

    PS: Adoro seu blog e suas dicas desde sempre.

  3. Juliana Alves Mota disse:

    Tati,

    Por falar em pimenta, gostaria de sugerir um vídeo de como usar o moedor de pimenta. Eu venho apanhando do meu faz tempo. Não sei se é para dar uma virada para cada sentido, ou se é sempre para o mesmo sentido, entende?
    E cheguei a comprar pimenta da Jamaica mas ele não moeu ela de jeito nenhum (mesmo mexendo na regulagem).

    Obrigada 🙂

    • Ju eu já joguei uns 3 moedores fora. A verdade é que muitos são ruins mesmo, eu diria que a maioria. Até o da Le Creuset quando comprei era ótimo e agora já está ficando ruim, mas até agora foi o melhor que usei. Quando vc nao acerta é porque a engrenagem é ruim mesmo.

    • Laurent disse:

      Tati e Ju, sobre moedores, ou é loteria ou são os moedores da Peugeot. Na Suíça só via desses em restaurantes e funcionavam muito bem. Comprei um no freeshop na Argentina e funciona bem, confesso que uso ele bem pouco, pois veio com uma pimenta chilli seca e é muito forte, então 1 giro é suficiente pra deixar um caldo inteiro apimentado.
      É caro, foi uns 60 dólares, mas é o que funciona.

  4. Souza disse:

    Vou tentar. Mas entendi que o cravo-da- Índia é moído. Correto?

  5. MARIA DE LOURDES disse:

    DÁ PARA SUBSTITUIR A PIMENTA DA JAMAICA POR COMINHO

  6. Facil, todos os ingredientes que tenho em casa! Acho que a pimenta da Jamaica e o que nos USA chamamos de “all spice” eu compro em grao (como este da foto e trituro) e tem o mesmo sabor dos outrso todos juntos. Obrigada pela dica! Bjs.

  7. Isabela camargo disse:

    Obrigada,Tati,pela pela sugestão. Queria muito essa receita.

  8. Rosana disse:

    Otima dica, parabéns.

  9. Talita Batista disse:

    Adorei essa dica e essa aprendizagem!!… Vou fazer!