in , , ,

Pão de Queijo com 3 Ingredientes

pão de Queijo

Essa receita deliciosa de Pão de Queijo é muito fácil. Então segue lendo que você vai aprender a fazer o pão de queijo mais rápido e prático de todos!

A História do Pão de Queijo

Os primeiros registros da história do Pão de Queijo remontam do século XVIII, em Minas Gerais. Sabemos que ela foi criada a partir de costumes dos escravos africanos de transformação da mandioca em polvilho, uma farinha barata e que eles tinham acesso.

Com o tempo, essa farinha chamou a atenção das “Grandes Casas” e aquele ingrediente que ficava restrito às senzalas ultrapassou as barreiras. Foi sendo aprimorada, enriquecida e ganhou novos ingredientes.

Porém apenas nas décadas de 1950 e 1960 o pão de queijo ficou pop e a indústria alimentícia começou a produzir as misturas prontas para a preparação do quitute.

coisa linda

A cara do Brasil

Atualmente, o pão de queijo é o carro-chefe da culinária brasileira fora do país. Conquistando admiradores em todo o mundo, talvez por sua receita básica composta por poucos ingredientes. Ou talvez seja por conta do fato de que essas bolinhas assadas, crocantes e dourada por fora porém macias por dentro conquista na hora quem se habilitar a experimentar.

O pão de queijo é consumido em toda ocasião. Do café da manhã até lanches da tarde, e é servido em eventos sociais e festas. Sua popularidade ultrapassou as fronteiras do Brasil, tornando-se uma delícia reconhecida internacionalmente como a cara da culinária brasileira.

A Minha Receita de Pão de Queijo

Apenas 3 ingredientes (e sal, mas só se você achar que precisa)! Eu uso um pouquinho de sal, mas se você usar um queijo muito salgado talvez não precise.

Essa receita é bem antiga aqui do blog (postei em 2009), mas fiz tantas vezes que acabei mudando muita coisa. E claro, para fazer fotos melhores, enfim, aqui está o post com esta receita MARA refeita!

Ingredientes:
– 1 xic. (chá) de queijo ralado (parmesão, muçarela, minas… qual preferir, pode até misturar vários);
– 1 xíc. (chá) de polvilho azedo;
– Creme de leite até dar ponto (vai usar menos de 1 caixinha de 200g).

Modo de Fazer

Misture o queijo e o polvilho e vá acrescentando creme de leite aos poucos, mas atenção pois a massa precisa ficar úmida, bem macia, senão ele fica todo rachado no forno e fica duro depois de frio.

Para ver todos os detalhes da receita a consistência certa da massa assista este video que detalhei o passo-a-passo para você não errar:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

43 Comments

Receitas de Carnaval

Comidas no Carnaval

Bolo de Fubá Cremoso