Pavê de Abacaxi com Coco

Essa receita pode ser feita em formato de torta também, usando a mesma massa. Que é uma receita básica de pão-de-ló. Eu faço em forma de pavê porque sou mais preguiçosa e menos habilidosa (#BlogueiraVerdadeira). Acho que essa é minha receita preferida de pavê! Meio trabalhosinha para os meus padrões, mas ainda assim bem fácil! E essa combinação de abacaxi com coco é perfeita né? Bora?

Ingredientes do Pão-de-ló:
4 claras em neve;
4 gemas;
1 colher (chá) de baunilha;
4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
4 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher (chá) de fermento;

* Bata as claras em neve, e ainda na batedeira (usei o acessório do mixer) junte as gemas e a baunilha e bata mais um pouco. Agora fora da batedeira peneire a farinha e o açúcar sobre essa mistura de ovos e vá mexendo aos pouco com uma espátula ou colher grande. Junte o fermento e misture mais um pouco. Coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em 180ºC (em forno já preaquecido).

Eu coloquei propositalmente em uma assadeira grande (32 X 21cm) para a massa ficar baixinha, pois para o pavê é melhor e eu não preciso abrir a massa ao meio. Se quiser fazer torta, use uma assadeira menor para a massa ficar mais alta. (veja o vídeo que eu explico). Na minha assadeira ele assa muito rápido, aproximadamente 7 minutos. Depois de assado desenforme e reserve.

Abacaxi e calda:
Leve ao fogo 1 abacaxi pérola picado sem o miolo e 1 xícara (chá) de açúcar. Depois de ferver deixe aproximadamente 8 minutos cozinhando em fogo baixo. Veja se o abacaxi está macio, desligue o fogo. O tempo de cozimento depende do quão doce e macio estava seu abacaxi, por isso, vá provando. Retire o abacaxi, separe e reserve a calda.

Ingredientes do Creme:
1 gema;
2 colheres (sopa) de amido;
150 ml de leite;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite gelado e sem soro.

Dissolva a gema e o amido aos poucos no leite para não empelotar. Junte o leite condensado e leve ao fogo médio mexendo até engrossar. Por fim adicione o creme de leite (pode ser 1 caixinha também). O creme engrossa bem depois de frio.

Agora a Montagem:
Corte o pão-de-ló na medida da sua travessa e coloque no fundo dela. Faça furinhos com um garfo e molhe com um pouco da calda. Espalhe uma parte do creme e uma camada de cubos de abacaxi. Repita todas das camadas e finalize com coco de preferência fresco ralado. Leve para gelar por no mínimo 3 horas, mas ele fica melhor no dia seguinte. Aliás, fica MARAVILHOSO!
Dica: assista aí o vídeo para não errar nos detalhes:

 

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

12 Comentários

  1. Luzia disse:

    Adorei a receita. Nunca fiz pavê com pão de ló, deve ficar delicioso. Já ansiosa para tentar fazer.

  2. Marcia Pereira disse:

    Pode fazer com abacaxi em calda?

  3. Tereza disse:

    Maravilhoso o seu pavê ,saborosíssimo e como vc disse no,dia seguinte está melhor ainda.

  4. Rita disse:

    Vou fazer, já!
    Depois conto como ficou.
    Amo abacaxi!

  5. Silvia Spínola de Carvalho disse:

    Nossa achei maravilhosa, vou fazer noDia das Mãe

  6. Suzana disse:

    Não coloca água junto com o abacaxi e o açucar pra ferver?

  7. Nossa achei maravilhosa, vou fazer logo.

  8. elisa disse:

    amei o blog mais que perfeito

  9. Maria Cícera da R.de Castro disse:

    QUE DELÍCIA!

  10. mai disse:

    Que delícia também adoro sobremesa de abacaxi,anotadíssima.