Pão Assado na Panela

Eu acho que vocês que curtem cozinhar vão entender essa “coisa” que eu tenho que quando vejo uma receita que dá aquela vontade de fazer eu fico doente se não fizer na hora. E foi assim que ontem 1:48h da madrugada eu lembrei do pão assado na panela de ferro e parti de pijama pra cozinha (quem segue @panelaterapia no insta viu)! Só que não tinha fermento (fuem fuem fuem…).

A receita que eu queria mesmo fazer era um pão de fermentação lenta, que leva de 8 a 24h descansando por isso ia fazer de madrugada e deixar ele descansando para assar hoje.

Eu queria ver se era notória essa diferença que dizem que dá a fermentação lenta. Segundo os adeptos desta técnica, o pão fica mais leve, a digestão fica melhor e o índice glicêmico desse pão se torna mais baixo. Maaaaas, como eu só consegui comprar fermento hoje na hora do almoço, não aguentei esperar todo esse tempo então fiz um pão normal mesmo, aliás, usei a máquina de pão para bater, mas não precisa tá? Pode fazer no método tradicional que eu garanto que dá certo.

Esse pão é praticamente os que são vendidos por aí como pão italiano ou pão rústico. Na verdade qualquer receita de pão que você asse na panela de ferro vai ficar com esse aspecto de casca dura por fora e macio por dentro. Isso porque a panela é pesada e fica bem vedada formando vapor dentro e atingindo uma temperatura que se assemelha aos fornos profissionais. Mas é necessário uma panela de preferência de ferro, que tenha tampa que também possa ir ao forno.

Chega de blá, blá, blá, vamos para os ingredientes:
1 e 1/2 xíc. (chá) de água;
1 e 1/2 col. (chá) de sal;
3 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo;
1 col. (chá) de fermento biológico seco.

Se você tiver máquina de pão é só colocar os ingredientes na ordem acima e escolher aquele ciclo que bate e deixa a massa crescer. No caso da minha, que é da britânia é ciclo 8 e leva 1h e 30 minutos.

Caso vc não tenha a máquina, misture tudo em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar em local abafado até dobrar de tamanho, isso pode levar até 2 horas. Essa massa é grudenta mesmo, ela não fica no ponto de desgrudar das mãos, então você pode usar uma colher grande ou espátula para o processo de misturar os ingredientes. É só misturar mesmo. Não precisa ficar manipulando a massa, aí ela entrou certinha na panela.

Aqueça o forno com a panela e a tampa dentro por 20 minutos em temperatura máxima (no meu é 250ºC).

Polvilhe fubá e farinha em uma tábua ou bandeja, vire a massa que estava crescida por cima, jogue mais fubá e farinha por cima da massa e manipule com cuidado, bem delicadamente formando uma bola. Cuidado aqui para não tirar o ar da massa.

Salpique bastante fubá e farinha de trigo no fundo da panela que estará super quente. Vire a massa dentro dela, se cair torta, não mexa, deixe assim. Eu fui inclinando a tábua e empurrando a massa.

Eu fiz um corte em forma de cruz na superfície da massa, mas se não fizer, tudo bem, ela vai abrir naturalmente quando o ar se expandir. Tampe a panela e leve ao forno por 30 minutos ainda em temperatura máxima. Depois desse tempo retire a tampa abaixe o forno para 200ºC e deixe a casca do pão dourar. No meu forno foram mais 10 minutinhos. Gente… gente… gente… que pão!!!!!!

Arruma uma panela de ferro aí, nem precisa ser dessas caras, pode ser aquelas pretas comuns e faça esse pão maravilhoso! Só tome muuuuito cuidado ao manipular a panela que fica MEGA quente ok?

* Se vc quiser saber mais sobre panelas de ferro eu fiz um post sobre as minhas. É só acessar:
http://panelaterapia.com/2013/03/panelas-de-ferro.html

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

63 Comentários

  1. Karen Werneck disse:

    Boa tarde ! Adoro suas receitas já fiz várias e são maravilhosas. No caso deste pão estava pensando em fazer numa panela Visionário (panela de vidro) será q da certo ? Ela tem tampa de vidro.

  2. Carolina disse:

    Sempre faço em panela inox com fundo triplo e fica excelente. A panela fica um pouco manchada, mas depois passo limpa-forno e fica novinha.

  3. luciana costa disse:

    oi Tati nao tenho panela de ferro,posso utilizar uma panela de teflon? ou um refratario de barro?

  4. Cidinha Gaglioti disse:

    Oi Tatiana, e se não tiver uma panela de ferro, posso fazer numa panela de inox? Alias, eu ate tenho uma panela de ferro mas ela tem cabo d madeira, se eu colocar no forno o cabo vai quaimar. Posso usar a panela de inox?

    • Cidinha eu acho que não vale a pena fazer na inox. Ela pode manchar com uma temperatura dessa e acho que não vai atingir o mesmo resultado porque a espessura é mais fina e a distribuição de calor tb. O cabo da sua panela de ferro nao dá para desparafusar? Vi alguns sites que as pessoas fizeram isso.

    • Cidinha Gaglioti disse:

      Valeu pela dica Tati. Vou tentar, depois te falo o resultado.

  5. Waldete disse:

    Oi Tati, boa tarde. Por favor me indique qual a panela certa pra fazer esse pão? Pode ser em panela de barro? Sabe, daquelas que pretas? Brigada

    • Tem que ser uma panela que possa ir ao forno e bem pesada para nao escapar o vapor. Eu nao sei se o barro ter porosidade e deixa o vapor sair, tem que testar mesmo. A que eu sei que dá certo é de ferro.

    • Greice disse:

      Oie, eu faço a mesma técnica na de barro e funciona, mas assim eu forro ela com papel manteiga, pra não grudar embaixo. Aqueço o forno na temperatura máxima com ela dentro. Qdo coloc o pão dou uma borrifada de água no pão e fecho. O pão fica bem crocante. Não tenho panela de ferro pra comparar ;/

  6. Flavia Soares disse:

    Tati, meu corretor me mata!!
    Não aceita meu comentário,please

    • rs…rs… nao se preocupe. Sobre sua pergunta, nao sei dizer se dá certo, o que acontece é que a panela de ferro além do peso, que nao deixa o vapor sair esquenta e mantém o calor numa temperatura difícil de atingir nas outras panelas, então tem que testar mesmo, eu nao saberia dizer.

  7. Débora disse:

    Tati e os pães que vc fez
    há alguns dias e ficou de postar a receita? To esperando kkkk

  8. Já fiz várias receitas suas e elas sempre dão certo!
    A de hj não foi diferente 😉 Só vou precisar afinar o tempo, pois ficou mais pálido que o seu.
    Fiz numa panela de ferro sem esmaltação por dentro e desempenhou muito bem.
    Obrigada!

  9. Luciana disse:

    Ai Tati!!! Agora vou ter que arrumar uma panela de ferro para fazer esse pão!!

  10. ELTON CECCONI CARDOSO disse:

    Vou comprar a panela. Para essa receita, qual tamanho (diâmetro, profundidade) você recomenda? Grato.

  11. Giovana disse:

    Tatiana, será que dá certo em panela de barro? Pois elas também podem ir ao forno, não é?

  12. Agna Barrios disse:

    Oi Tatiane amei sua receita! Sera que posso fazer na panela de barro?

  13. Pão maravilhoso, faz um vídeo pra ficar mais fácil pra gente. Valeu!!!

  14. Cláudia Daniele disse:

    Gostei muito da receita. A ideia de assar o pão na panela de ferro é bem interessante.

  15. Graziela florencio disse:

    Oii Tati Vc é amo suas receitasAprendi muito com vc Uma vez qdo vc veio para SC fui te ver em Blumenau

  16. Margareth disse:

    Tati, acabei de tirar meu pão do forno e ficou com a casca muuuiiiiito dura !! O que vc. acha que fiz de errado?

    • Será que ficou demais no forno? Tente assar um pouco menos com a panela aberta

    • Daniela disse:

      Olá Margareth o meu também! Mas ficou gostoso, na próxima vou fazer uma dica que minha mãe deu, ela molha a mão e passa levemente em cima do pão ainda quente, rapidinho para não se queimar, diz que fica menos duro… Não testei vamos ver

  17. Glaucia disse:

    Olá Tati….

    Será dá pra fazer o pão na máquina??
    Deixar o ciclo todo??

  18. lexa disse:

    Não dá pra ser panela de inox? 🙁

  19. Pri disse:

    Ola Tati…

    Qual o tempo máximo que pode ficar fermentando?

  20. Day disse:

    Tati, é quem não tem panela de ferro
    ? Pode ser assadeira mesmo? Obrigada!!

  21. Elisabete eloy disse:

    Estranhei não ter OVOS na sua receita???? Aguardo retorno.

  22. Kelly Oliveira disse:

    Oi Tati. Te acompanho também no Instagram. Já fiz este pão em uma panela de barro e adorei o resultado da massa. Fermentou por 9hs. Beijos!

  23. Fabriana disse:

    Olá… será que dá certo fazer na panela de pedra???
    Encantada com seu pão….

  24. andrea disse:

    Tati tem como você consegui uma receita de macarrão alfredo! Muito obrigada!

  25. Valmira Goncalves Fernandes disse:

    Amo fazer pão em casa. Gostaria de fazê- lo na minha panela de ferro que tem mais de 100 anos. Das antigas

  26. Simone disse:

    Hum! Esse outro pão de fermentação lenta que vc comenta é de fermentação natural? Tenho interesse nessa receita!

    • Pode ser natural ou não. Essa mesma receita que eu postei pode ficar 12 horas fermentando pra depois ser assada. Ou no lugar do fermento comprado você fazer seu próprio fermento, mas aí é tempo de espera demais para uma pessoa ansiosa como eu rs…rs…

  27. Mari Correia disse:

    Oi Tati, também sou assim quando quero experimentar uma receita, fico agoniada rsrsrsrsr.
    Obrigada pelo esforço, não farei com panela de ferro, mas farei sim.
    Beijocas.

  28. Fatima disse:

    Pão com fermento natural e fermentação maus lenta é melhor pra digestão, eu so faço assim ha 2 meses e senti a diferença.

    • Ainda vou ter coragem de iniciar um fermento… 🙂

    • Greice disse:

      Tati, a Neide Rigo do blog come-se no Instagram explicou de forma bem didática a fazer o levain de glúten do zero. Nesse calor q começou a fazer é uma época ótima pra iniciar. Pra começar do zero, leva 9 dias. Mas no meu caso ele demorou 15 dias. Mas a cada vez q usa ele vai ficando mais forte e necessita de menos tempo pra fermentar o pão. Um verdadeiro exercício de paciência, mas no fim achei tão gostoso iniciar do zero, claro q nas 3 primeiras receitas não ficou bommm..Mas depois ficou lindao..Uma vez E q vc tiver a isca nunca ficará sem fermento. O gosto do pão é bem diferente, mas a diferença maior q eu vejo é na massa de pizza..

    • Um dia terei esse empenho! 🙂

  29. Simone disse:

    Acompanhei a saga do pão kkk,o importante é que vc não desiste e deve estar muito bom.

  30. Cris disse:

    Tati, qual o diâmetro da sua panela?

  31. Fernanda disse:

    Oi! Parabéns pelo site, sempre acompanho vc! Deixa te perguntar, para fazer a fermentação lenta, posso seguir sua receita é simplesmente deixar mais tempo descansando a massa? Adoro pães, e tbm ando querendo testar ☺️☺️ Obrigada!!!

  32. Tatiana disse:

    Tati do céu que pão lindo! Não estou dando conta, agora preciso de uma panela de ferro para fazer esse pão hahahaha. Nossa Senhora das Falidas Financeiramente me ajude! kkkkkkk

  33. Lúcia disse:

    Que lindeza! E sem precisar esperar 12h!! Adorei!!!

Deixe uma resposta